quinta-feira, 12 de abril de 2018

O single From Me To You completa 55 anos - parte 2

Gravação e lançamento do Reino Unido 
"Eu perguntei a eles por outra música tão boq quanto 'Please Please Me'",disse George Martin "e eles me trouxeram uma - '. From Me to You" ... parecia ser um poço sem fundo de canções."
A gravação em 5 de Março de 1963, em Abbey Road Studios correu sem problemas e em 11 de abril a Parlophone lançou "From Me to You" no Reino Unido como um single, com "Thank You Girl" no lado B, número de catálogo R5015.Nove dias depois, ele deu início há 21 semanas nas paradas britânicas, alcançando o número 1 em 4 de Maio, uma posição que manteria durante sete semanas.
"From Me to You" teve Lennon tocando gaita em um estilo de blues Jimmy Reed de inspiração que ele tinha aprendido com Delbert McClinton, outro americano que estava na mesma conta com os Beatles no início da década. "É esculpida em pedra, agora que eu ensinei como Lennon a tocar gaita," McClinton disse. "John disse: 'Mostre-me alguma coisa." Eu estava em uma posição bastante singular, porque não havia muita gente tocando gaita na música pop "
EMI Studios 05 de março de 1963
"From Me to You" foi a primeira canção dos Beatles a atingir o número um no Reino Unido e é amplamente considerada como a sua música no topo das paradas em primeiro lugar, pois, apesar de "Please Please Me" que alcançou o topo em quase todas as paradas, era apenas o número dois no Record Retailer, geralmente considerado como sendo a mais autorizada para o tempo. "From Me to You" seria o primeiro de 11 singles nº 1 no Reino Unido dos Beatles.
"From Me to You" substituiu a música " How Do You Do It " do Gerry and The Pacemakers , uma música que tinha sido oferecido aos Beatles (e até mesmo gravada por eles, ainda que permaneceu oficialmente inédita até 1995), mas acabou rejeitada por eles em favor de "Love Me Do".Gerry & The Pacemakers, que também vieram de Liverpool, eram rivais dos Beatles no início,atingido o primeiro número um ("How Do You Do It ") antes dos Beatles, e também conquistava segundo e terceiro lugares antes dos Beatles fizeram, lentamente foi perdendo força depois da Beatlemania tomar conta e da música em todo o mundo em 1964.
Primeiro lançamento nos EUA 
Quando lançou o "Please Please Me" nos Estados Unidos,a Vee-Jay Records assinou um acordo de licenciamento dando-lhe o direito de preferência em discos dos Beatles por cinco anos.Apesar do fracasso de "Please Please Me",Vee-Jay escolheu para lançar "From Me to You", como resultado, nunca foi rejeitado pela Capitol, porque ele nunca foi oferecido a eles."From Me to You" foi lançado pela Vee-Jay 522. , com "Thank You Girl" no lado B, em 27 de Maio de 1963.Mesmo que a revista Cash Box chamou de "Pick of the Week", quando foi lançado, inicialmente falhou miseravelmente ainda mais que seu antecessor.; até o final de junho, "From Me to You" vendeu menos de 4.000 cópias.
Quando Del Shannon lançou uma versão cover de "From Me to You" pela Bigtop Records em junho, Vee-Jay tentou estimular mais interesse no original, tanto pela colocação de anúncios em revistas e enviando cópias adicionais de promoção do 45 estampadas com a palavras "The Hit Original".Mas o maior impulso para a versão dos Beatles veio de Dick Biondi, que havia tocado "Please Please Me", na WLS de Chicago. Biondi foi demitido pela WLS em maio e se mudou para KRLA 1110 em Los Angeles, em junho. Ele foi capaz de convencer o empregador de novo a acrescentar "From Me to You" para a sua lista de reprodução, e entrou na KRLA de "Tune-Dex" em 14 de julho,de passar seis semanas na parada e atingindo um máximo de 32 em 11 de Agosto.
Display de loja
Por causa do airplay e vendas resultantes, em Los Angeles, "From Me To You" fez o "Bubbling Under" na parte da Billboard Hot 100 por três semanas, atingindo um máximo de número 116 em 10 de agosto, ao mesmo tempo, o single atingiu o pico em Los Angeles.Foi a primeira vez que os Beatles apareceram em um gráfico nacional nos Estados Unidos.A atrasada atenção em Los Angeles impulsionou as vendas do 45;.. no final, a edição original de "From Me to You "vendeu cerca de 22.000 cópias, cerca de três vezes mais do que" Please Please Me "teve.Mesmo assim, ele ainda é considerado ser um disco  raro e procurados por colecionadores dos Beatles.
O segundo lançamento nos EUA
A Vee-Jay escolheu a "From Me to You", com "Please Please Me", quando se re-lançou o single em 30 de janeiro de 1964,logo após o filme dos Beatles aparecerem no programa Jack Paar, um nobre programa de televisão do tempo.Se a Vee-Jay tivesse conhecido como abrangente a Beatlemania seria, provavelmente teria salvo "From Me to You" para uso como lado A, a forma como o fez com "Twist and Shout" e "Do You Want to Know a Secret". Mas o mesmo como um lado B, "From Me to You" entrou na parada da Billboard em 7 de março e chegou ao número 41.O sucesso da dupla face vendeu cerca de 1,1 milhões de cópias em 1964 
Mixes alternativos 
A versão estéreo (gravada em dois canais) não tem a introdução da gaita que foi inserido na versão mono, que foi lançado como um single.A versão estéreo foi incluída nos álbuns A Collection of Beatles Oldies, The Beatles 1962-1966 e da reedição de 2009 do Past Masters

source: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário