segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

John Lennon não tinha medo de falar o que pensava

Se você queria saber o que John Lennon estava pensando sobre algo, tudo que um entrevistador precisava fazer era perguntar. Embora ele possa se contradizer ou esclarecer uma afirmação na mesma entrevista, John não tinha medo de falar sobre praticamente qualquer assunto.
Então, se John queria chamar o álbum de estréia de Paul McCartney de "lixo" ou comparar George Harrison a um de seus fãs que ficavam do lado de fora do Dakota, ele simplesmente faria isso. E se ele quisesse se referir a algumas músicas dos Beatles como "pedaços de lixo", ele também faria isso.
Essa nudez e falta de filtro são parte do que fez de John um compositor único - e tão amado por seus fãs. Mas também teve consequências. Ao longo dos anos, a maneira livre de falar de John o colocou em alguns problemas (principalmente com os comentários "maiores que Jesus").
Isso também afetou o relacionamento de John com velhos amigos e colegas de banda dos Beatles, Paul e George. Mas John nunca se arrependeu do que disse.
John disse que seus colegas de banda "sabiam muito bem" como ele era.
Quando as pessoas se referem ao período amargo entre John e Paul (e também Paul e os outros três Beatles), estão falando principalmente sobre o período de 1970-73. Foi quando a banda se separou e teve algumas críticas muito públicas na imprensa e em seus discos solo.
Durante esse período, você teve Paul cutucando o urso que era John com “Too Many People” (no álbum Ram) e John respondendo, brutalmente, com “How Do You Sleep?” No final de 1970, John também fez sua famosa entrevista com Jann Wenner na Rolling Stone.
Como muitos fãs dos Beatles sabem, John descarregou vários tópicos para Wenner, enviando ceifeiras na direção de Paul e outros. Em 1975, Pete Hamill entrevistou John (também para a Rolling Stone) e deu a ele a oportunidade de recuperar as coisas agora que se reconciliou com Paul.
Embora ele tenha se acalmado consideravelmente, John não entendeu o motivo."Eles não se importam, estão comigo há 15 ou 20 anos", disse ele sobre seus antigos colegas de banda. "Eles sabem muito bem como eu sou. Acontece que estava na imprensa. Eu não tenho vergonha disso."
John fez isso de novo em sua entrevista da Playboy em 1980.
Falando com Hamill, John notou que a entrevista de Wenner veio logo após a terapia com Primal Scream. "Eu realmente não gosto de machucar as pessoas, mas Wenner me questionou quando eu ainda estava quase em terapia e você não pode jogar. Você está aberto. Foi como se ele tivesse me levado em uma viagem ácida.
Cinco anos depois, Lennon se abriria novamente em uma entrevista prolongada com David Sheff, da Playboy (coletado em All We Are Saying, de Sheff). Naquela ocasião, John ficou bastante chateado por ter sido deixado de fora do livro recente de George (I Me Mine).
Com isso em mente, John deu alguns tiros em George. ("George ainda sente ressentimento por mim por ser um pai que saiu de casa.") E ele também não deixou Paul livre . ("Eu acho que ele morreu de forma criativa, de certa forma", John disse a Sheff, referenciando suas letras mordazes de uma década antes.)
Mas John mais uma vez deixou claro que não era a palavra final. "Quero dizer, só porque estou chateado com o livro de George não significa tudo o que sinto", disse ele a Sheff. "Eu gosto deles e acabou. Ok? [Rindo] Amanhã vou me sentir absolutamente diferente. ”
Mas os comentários de John que encerram o capítulo mostram quanto ele cresceu antes de morrer. "Não me sinto assim apenas com [George] ou qualquer um deles", disse ele. "É estúpido, uma vez que as repercussões não valem algum tipo de comentários imediatos um sobre o outro".

source: Cheat Sheet

2 comentários:

  1. Não sou psicólogo, mas acho que esta "espontaneidade" de Lennon, era apenas fruto de uma grande insegurança pessoal, acumulada por anos de perdas de entes queridos e decepções com relacionamento humano. Apesar de não concordar com a maioria das declarações dele, entendo, de maneira empática, muito de suas ações.

    ResponderExcluir