quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Como John Lennon escapou de ser um Beatle

Pode ser fácil apontar para a música e a arte como uma fuga para John Lennon, afinal de contas, crescendo como um garoto espirituoso, mas no final das contas travesso em uma área da classe trabalhadora de Liverpool, a música e os Beatles foram a escada de corda de sua vida que ele precisou. Mas em 1980, quando Lennon estava falando com David Sheff da Playboy, Lennon foi um Beatle durante a maior parte de sua vida adulta.

O cantor estava se preparando para lançar um novo projeto Double Fantasy com sua esposa Yoko Ono quando ele se abriu sobre a única coisa que o salvou da prisão contínua de ser um Beatle - ser um “dono de casa”. Sheff pergunta a Lennon o que ele tem feito recentemente, "Tenho feito pão e cuidado do bebê".

Aparentemente incapaz de conciliar a imagem de Lennon em um papel mais maternal, John foi questionado se ele tem algum projeto secreto acontecendo ao lado. “Isso é o que dizem todos os que me fizeram essa pergunta nos últimos anos. ‘Mas o que mais você tem feito?’ Ao que eu digo, ‘Você está brincando?’ Pão e bebê, como toda dona de casa sabe, é um trabalho de tempo integral. ”

A simplicidade de fazer pão e cuidar dos filhos nunca pode ser subestimada, embora Lennon admitisse algumas diferenças entre sua carreira e a nova vida. “Depois que fiz os pães, senti que havia conquistado algo. Mas enquanto eu observava o pão sendo comido, pensei: Bem, Jesus, não recebo um disco de ouro ou um (título de) cavaleiro ou nada? "

Para Sheff, claramente apaixonado por seu entrevistado, a ideia é risível. Ele questiona ainda por que uma das maiores estrelas do rock do mundo iria querer voltar para uma vida de domesticidade. Qual foi o raciocínio de Lennon? “Houve muitos motivos”, respondeu ele. “Eu estava sob obrigações ou contratos desde os 22 anos até bem perto dos 30 anos. Depois de todos esses anos, era tudo que eu sabia. Eu não estava livre. Eu estava preso. Meu contrato foi a manifestação física de estar na prisão. ”

Não podemos imaginar como deve ser a sensação de ter vivido sua vida ao lado de uma narrativa perpetuada pela mídia. Reconciliar o próprio rosto com a imagem que você vê constantemente nas revistas deve ter sido uma coisa difícil de negociar. Para Lennon, era uma necessidade: “Era mais importante enfrentar a mim mesmo e enfrentar essa realidade do que continuar uma vida de rock 'n' roll ... e subir e descer com os caprichos de sua própria apresentação ou da opinião do público. O rock ‘n’ roll não era mais divertido. ”

“Optei por não escolher as opções padrão no meu negócio ... ir para Las Vegas e cantar seus grandes sucessos, se você tiver sorte, ou ir para o inferno, que é onde Elvis foi.”

Para Lennon, parecia que o ato de “produzir discos” estava se tornando não apenas doloroso e entediante, mas também sem sentido. Se, como artista, você não investe em sua própria arte, como ela pode ser tão vital para sua vida? Ou, como diz Lennon: “Eu havia perdido a liberdade inicial do artista ao me tornar escravo da imagem do que o artista deveria fazer. Muitos artistas se matam por causa disso, seja pela bebida, como Dylan Thomas, ou pela loucura, como Van Gogh, ou por V.D., como Gauguin. ”

Em 1980, as coisas estavam melhorando e Lennon tinha uma nova paixão pela vida. Sheff pergunta: “A maioria das pessoas teria continuado a produzir o produto. Como você conseguiu ver uma saída? ”

A resposta de Lennon é simples e comovente: “A maioria das pessoas não mora com Yoko Ono”.

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário