sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Paul McCartney diz que ainda consulta John Lennon ao escrever músicas

 

A novíssima edição da revista Uncut - que chega às lojas do Reino Unido hoje e também está disponível para compra online traz uma entrevista mundialmente exclusiva com o primeiro e único Paul McCartney. Aparentemente, ele fala sobre seu novo álbum solo McCartney III, amplamente gravado em casa durante o bloqueio este ano. Mas também ouvimos sobre suas habilidades de carpintaria, sua admiração por Bob Dylan ... e sua comunhão contínua com John Lennon e George Martin. Aqui está um trecho da entrevista:

Você disse que algumas das músicas de McCartney III já existiam há algum tempo. Você costuma olhar no arquivo?

O problema com os iPhones é que você pode ter uma ideia - “Doo do doo come on bam bam” - e você pensa, 'Que bom, vou terminar isso mais tarde'. Então você percebe que tem 2.000 dessas ideias no seu celular! 'Oh Deus! Será que algum dia vou chegar até eles ?! 'Então, o bloqueio me permitiu chegar até muitos deles. Mas eu tenho uma lista de músicas que comecei, mas na verdade não terminei ou lancei.

Qual é a extensão da lista? 

Bem longa! São músicas que escrevi nas férias, músicas de antes da Covid, onde eu estava no estúdio, logo depois do Egypt Station, mas não precisei inventar um álbum e também músicas de que gostei que foram deixadas de lado. Estou trabalhando em um no momento que estava indo para um lado, mas não gostei da letra. "Não, isso não está acontecendo, cara." Este teria sido o ponto em que John e eu teríamos dito: "Quer saber, vamos tomar uma xícara de chá e tentar repensar isso."

Você costuma consultar mentalmente John quando está escrevendo?
Sim, frequentemente. Colaboramos por tanto tempo, eu acho, ‘OK, o que ele acharia disso? O que diria agora? 'Ambos concordamos que esta nova música sobre a qual estou falando não vai a lugar nenhum. Então, em vez de ficar sentados, nós a destruiríamos e refazeríamos. Comecei esse processo ontem no estúdio. Tirei o vocal e decidi escrever um novo vocal. Acho que está indo em uma direção melhor agora. De qualquer forma, isso me mantém fora das ruas!

Você usou um equipamento bastante impressionante neste álbum, incluindo o contrabaixo de Bill Black que ele tocou em “Heartbreak Hotel”. Foi um presente de Linda, não foi?
Tínhamos alguns conhecidos em Nashville. Um dos caras que conhecíamos conhecia a família de Bill Black. Ele estava conversando com Linda e disse: “Aquele velho baixo está guardado no celeiro. Nada vai acontecer com isso. ” Acho que Linda pensou: ‘Deus, fale sobre um presente de aniversário!’ Ela organizou tudo e me deu. Tenho tocado desde então. Não consigo tocá-lo muito bem porque sou um cara do contrabaixo elétrico. Mas é um ótimo som e contanto que a parte que estou fazendo seja simples, posso controlá-lo.

Você também tem um Mellotron! Isso traz de volta alguma memória particular?
Oh sim! Costumávamos ir para Abbey Road todos os dias; era nosso local de trabalho. Um dia, no meio do estúdio, havia uma ... peça de mobiliário que nenhum de nós jamais tinha visto antes. Era uma espécie de cor cinza do tempo da guerra. Não era nada glamoroso. Dissemos: "O que é isso?" O engenheiro começou a nos explicar: “Vai sintetizar cordas. Você pode conseguir flautas, órgãos e todo tipo de coisa. ” Então, ficamos fascinados com ele. Nós o usamos em algumas coisas, como a introdução de “Strawberry Fields”. Há uma linha de guitarra espanhola em "Buffalo Bill" - na verdade é o Mellotron. Hoje em dia, se você enlouquecer e não permitir que faça sua amostra completa, você acaba com uma peça musical maluca.

“When Winter Comes” data de 1992. É uma produção de George Martin. É bom ter George presente, pelo menos em espírito. O que vem à mente quando você pensa nele?
Ele foi brilhante de se trabalhar. Ele era como um médico quando você está doente. Eles têm um jeito de não te deixar com raiva. "Claro, deixe-me apenas medir sua temperatura." George era assim. Eu discordaria de uma de suas ideias, e muitas vezes eram ideias muito boas e, em vez de ter uma discussão, ele dizia: "Talvez pudéssemos tentar e se você não gostar, perderemos isto." Então eu dizia, "Oh, ok." Ele era inteligente assim. Ele faria você tentar coisas. “Please, Please Me”, originalmente trazemos para ele como uma balada bem lenta no estilo Roy Orbison. “Last night I said these words… Come on – joojoo – come on – joojoo" - você pode imaginar Roy Orbison fazendo isso. George disse: “Pode ser um pouco mais rápido”. Vamos, “Não.” Ele usou essa habilidade de persuasão e nos pegou. "Oh, vá em frente, vamos tentar." Então nós dissemos: "Last night I said these words ..." Ele disse: "Aí está o seu primeiro nº 1."

source: UNCUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário