terça-feira, 30 de janeiro de 2024

George Harrison preferia Willie Weeks do que Paul McCartney no baixo

Billy Preston, Willie Weeks e George Harrison (Foto Jeffrey Mayer)

Durante uma coletiva de imprensa em 1974 (de acordo com o livro George Harrison on George Harrison: Interviews and Encounters), e que a Sounds publicou em 09 de novembro de 1974 , George falou sobre a volta dos Beatles. A única maneira de isso acontecer seria se a banda falisse.

A essa altura, George já tinha experimentado o gostinho de ser seu próprio patrão e já havia trabalhado com muitas pessoas excelentes. Ele não queria retroceder. Além disso, George preferia trabalhar com os músicos que encontrou ao longo dos anos.

“A questão é que a ideia de reunir os Beatles novamente é tudo uma fantasia”, disse George. “Se algum dia fizermos isso, a razão será que estamos todos falidos. Há mais chances de fazermos isso porque estamos falidos do que porque... e mesmo assim... para tocar com os Beatles... Quer dizer, prefiro ter Willie Weeks no baixo do que Paul McCartney. Essa é a verdade, com todo respeito a Paul.

“Os Beatles eram como estar em uma caixa – chegamos a esse ponto. Levei anos para poder tocar com outros músicos. Como estávamos tão isolados, ficou muito difícil tocar as mesmas músicas todos os dias. Desde que fiz ‘All Things Must Pass’, é muito bom poder tocar com outros músicos.

“Não acho que os Beatles fossem tão bons. Eu acho que eles foram bem, você sabe. Ringo tem a melhor batida que já ouvi… Paul é um ótimo baixista… mas às vezes é um pouco avassalador.”

Willie Weeks era um mestre, segundo George.

“Acho que o baixo é um bom instrumento porque, mesmo sem ser inteligente, a parte do baixo é muito importante na forma como segura tudo com o bumbo”, disse George à Creem Magazine. “Gosto de um baixo quando ele não atrapalha nada."

“Eu também gosto de um baixo realmente inteligente, como Willie Weeks, que é muito inteligente, descolado e versátil, mas ao mesmo tempo é muito melódico também. Então eu gosto desse tipo de tocar baixo, mas para o meu tipo de música, o baixo só precisa atingir as notas certas no momento certo.”

source: Cheat Sheet

2 comentários: