segunda-feira, 7 de novembro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 4º lugar Yesterday

Escritor principal: McCartney
Gravada: 14 e 17 de junho de 1965
Lançado em: 13 setembro de 1965
11 semanas, nº. 1 como single
A música que viria a se tornar a música mais regravada da história começou como uma coisa chamada "Scrambled Eggs". Ele também começou em um sonho.
"Cai da cama", Paul McCartney disse uma vez sobre as origens do "Yesterday". "Eu tinha um piano ao lado da minha cama, e eu devo ter sonhado, porque eu cai da cama e coloquei minhas mãos sobre as teclas do piano e eu tinha uma melodia na minha cabeça. Era apenas tudo lá, uma coisa completa. Eu não podia acreditar. Veio muito fácil. "
Na verdade, era tão completamente formado que ele tinha certeza que ele devia ter plagiado uma melodia inconscientemente e ele tinha ouvido falar em outro lugar. Assim, durante meses, ele permitiu que a música não polida deixa-se na prateleira, ocasionalmente dedilhando algumas notas para George Martin ou Ringo Starr e perguntando: "Isto é algo?"
Martin lembrou McCartney tocando-lhe a canção já em Janeiro de 1964, antes dos Beatles, mesmo desembarcando na América.O próprio McCartney recolheu para escrever a melodia mais tarde, mas independentemente disso, John Lennon confirmou que a canção "foi em torno de meses e meses antes de finalmente completada."
Por um longo tempo, McCartney não poderia passar as palavras em espaço reservado "Scrambled eggs/Oh, my baby, how I love your legs". Ele terminou a letra real em férias com sua namorada, a atriz Jane Asher quando estiveram em Portugal, criando um poema sincero de arrependimento que ele chamou de "a canção mais completa que eu já escrevi."
Gravação da faixa estava mais desafiador. Como Martin explicou, "Não era um tipo de música para três guitarras e tambores. Eu disse, 'Largue a guitarra e a voz apenas para começar, Paul, e depois vamos ver o que podemos fazer com ela. "Depois de tentar várias abordagens diferentes, incluindo um com Lennon sobre o órgão, Martin fez uma sugestão pouco ortodoxa. "Eu disse, 'Que tal ter um acompanhamento de cordas, você sabe,feito com gosto?" Paul disse: "Yuk! Eu não quero nada disso lixo de Mantovani. Eu não quero nada disso xaroposo. Então eu pensei voltar para o meu dia clássico, e eu disse: 'Bem, e sobre um quarteto de cordas, então? "
McCartney ainda não estava convencido. "Eu disse, 'Você está brincando?'", Lembrou. "Este é um grupo de rock!" Eu odiava a idéia. [Martin] disse, 'Bem, vamos apenas tentar, e se você odiá-lo, nós podemos apenas limpá-lo e voltar a você e ao violão. " Então eu sentei ao piano e trabalhei as modalidades com ele, e nós fizemo-lo, e, claro, nós gostamos dele. "
A gravação com a captura dos Beatles em espírito inventivo, abrindo a porta a uma vontade de experimentar novos sons. "Yesterday" sinalizou ao mundo que os Beatles - e rock & roll - tinha feito um súbito salto da adolescência para a maturidade alfabetizada.
Após a sessão, Martin levou a Brian Epstein e silenciosamente sugeriu que já que nenhum dos outros Beatles contribuíram para a faixa, talvez a música devesse ser divulgada como um disco solo de Paul McCartney.A resposta de Epstein, de acordo com Martin, foi: "Este é o Beatles - não diferencie." Enquanto isso, o grupo ainda estava inseguro sobre "Yesterday" e não lançá-la como um single no Reino Unido "Estávamos um pouco embaraçado por ela", disse McCartney. "Nós éramos uma banda de rock & roll".
"Yesterday" rapidamente foi número um nos EUA (Foi uma das faixas da Capitol deixadas de fora da versão americana da trilha sonora para Help! E foi lançada como single em seu lugar.) É a canção mais popular do Beatles em catálogo, gravada mais de 2.500 vezes - por todos, de Ray Charles e Elvis Presley a Frank Sinatra e Daffy Duck (conhecido aqui no Brasil como Patolino) - um fato que não necessariamente se coaduna com Lennon, que não tinha nada a ver com isso. Lennon uma vez brincou: "Eu vou a restaurantes e os grupos sempre tocam 'Yesterday'. Eu até assinei um violino para um cara na Espanha, depois dele tocar "Yesterday". Ele não conseguia entender por que eu não escrevi a música. Mas eu acho que ele não poderia ter ido de mesa em mesa tocando "I Am the Walrus".

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/yesterday-19691231

Nenhum comentário:

Postar um comentário