quinta-feira, 14 de maio de 2015

O álbum Let It Be completa 45 anos - I Me Mine

"I Me Mine" é uma canção dos Beatles, escrita e cantada por George Harrison.I Me Mine é também o título da autobiografia de Harrison.A origem da canção vem até janeiro de 1969 das sessões do Get Back / Let It Be,quando foi ensaiada pela banda no Twickenham Film Studios.
Origem
"I Me Mine é o problema de ego. Existem dois "eus": o pequeno "i" quando as pessoas dizem 'eu sou isso ", e dualidade grandes' I '- ou seja, do ego. Não há nada que não faz parte do conjunto completo. Quando o pequeno "i" se funde com o grande 'eu', então você está realmente sorrindo!"disse George Harrison no Anthology.
O conjunto de pronomes que constitui o título da canção é uma forma convencional de se referir ao ego em um contexto hindu.Por exemplo, o Bhagavad Gita 2:71-72 pode ser traduzido como "Eles estão sempre livres para renunciar a todos os desejos egoístas e romper com o ego de" eu "me" e "meu" para ser unida com o Senhor. Este é o estado supremo.Para isso, e passar da morte para a imortalidade. " Talvez inconscientemente, a canção também reflete a reação de Harrison para os confrontos de egos em dia de fecho doloroso dos Beatles como um grupo.
Depois de receber o seu problema "eterno" de inspiração, Harrison tocou alguns acordes no tempo 08/06, e acrescentou uma ponte bluesy.A canção foi inspirada na música incidental para um programa de televisão da BBC,"Europa—The Titled and the Untitled", que foi ao ar em 7 de Janeiro de 1969, Harrison escreveu a canção a noite e cantou a música para os Beatles na manhã seguinte.
Gravação e lançamento
O filme Let It Be apresenta um segmento em que Harrison toca a música para Ringo Starr, descrevendo-o como "uma valsa pesada", a banda é então vista executando a música enquanto John Lennon dança com Yoko Ono.
A canção foi lançada no álbum Let It Be, no entanto, os Beatles não gravaram corretamente a canção durante as sessões em janeiro de 1969.Quando o diretor Michael Lindsay-Hogg optou por incluir  a "I Me Mine" no filme Let It Be,os Beatles decidiram fazer uma gravação da música adequada para a inclusão no álbum de acompanhamento. Paul McCartney, Harrison e Starr se reuniram em um estúdio em 03 de janeiro de 1970 para gravar uma nova versão da canção.John Lennon não estava disponível, ele estava de férias na Dinamarca. Lennon tinha deixado o grupo em setembro de 1969 por isso não está claro se ele teria participação de qualquer maneira.Foi a última vez que os Beatles entraram em estúdio como banda para gravar uma nova música.
O grupo gravou 16 takes da canção numa sessão de 10 horas, a partir de duas e meia da tarde,o último dos quais foi escolhido para o álbum.Antes do take 15, Harrison fez uma declaração à imprensa mock em uma brincadeira com a ausência de John Lennon e o grupo britânico de pop Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick & Tich: "Vocês vão ler que Dave Dee não está mais conosco.Mas Mickey e Tich e eu gostaríamos apenas de continuar o bom trabalho que sempre foi no número dois [EMI Studio 2]. "A declaração seguido do take 16 foi incluído no Anthology 3. Embora a entrega final durou apenas 1:34, Phil Spector estendeu o comprimento, copiando e repetindo uma seção. Spector também fez um overdub de uma seqüência e acompanhamento de cordas.A versão final, como "re-produzidos" por Spector, foi destaque no re-intitulado álbum Get Back,Let It Be.A edição similar, sem overdubs do Spector, está disponível no Let It Be ... Naked.

Embora as sessões de "I Want You (She's So Heavy)" e "The End" em agosto de 1969 foram os últimos em que todos os quatro Beatles estiveram presentes, "I Me Mine" foi a última canção gravada pelos Beatles sem Lennon (até as sessoões de reunião de Free as a Bird e Real Love). No entanto, não foi a sua última sessão de gravação. Os três retornaram no dia seguinte para gravar overdubs em "Let It Be", Harrison retornou no dia 08 de janeiro para gravar overdubs vocais em "For You Blue" e Ringo retornou no dia 01 de abril para gravar overdubs de "Across the Universe", "The Long e Winding Road "e bateria adicional para o" I Me Mine ".
A canção está no jogo de vídeo game The Beatles: Rock Band e a versão do Phil Spector foi removidoa da versão do jogo.
O Livro I Me Mine
A autobiografia do George Harrison I Me Mine, foi publicada em 1980,em edição limitada pela Genesis Publications.Limitada a 2000 cópias assinadas, com prefácio de Derek Taylor.A edição limitada da Genesis foi toda esgotada logo após a publicação, e foi posteriormente publicado em capa dura com tinta preta por WH Allen em Londres e por Simon and Schuster, em Nova York. I Me Mine foi re-publicado, com um novo prefácio de Olivia Harrison, em 2002.

Continua amanhã....

fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário