terça-feira, 19 de maio de 2015

O álbum Let It Be completa 45 anos - One After 909

"One After 909" (por vezes intitulada The One After 909 nas primeiras gravações) é uma canção dos Beatles, escrita principalmente por John Lennon (creditada a Lennon / McCartney) e lançada no álbum Let It Be. A versão do álbum é a performance ao vivo do show no telhado, que teve lugar em 30 de janeiro de 1969. Este desempenho também está incluída no filme Let It Be. A canção foi escrita logo em 1957, e é uma das primeiras composições de Lennon-McCartney.
Origem
Em sua entrevista para a Playboy de 1980, Lennon explicou: "Isso foi algo que eu escrevi quando eu tinha dezessete anos. Morei na 9 Newcastle Road. Nasci no dia nove de outubro, o nono mês. É apenas um número que se segue em torno de mim, mas, numerologicamente, aparentemente, eu sou um número seis ou três ou algo parecido, mas tudo faz parte do nove. "
McCartney disse: "Não é uma grande canção, mas é a minha favorita, porque ele tem ótimas lembranças para mim, de John e eu, tentando escrever uma canção de rhythm blues. Havia um monte dessas músicas na época, como ' 'Midnight Special' Freight Train "," Rock Island Line ", de modo que este foi o" One After 909 ", Ela não chegou a 909, ela tem o depois!"
Diferentes versões
Os Beatles gravaram uma versão da canção em 05 março de 1963 durante a mesma sessão, que produziu seu terceiro single, "From Me to You", e seu lado B "Thank You Girl". Eles estavam insatisfeitos com o resultado e essa versão não foi lançada na época.Tem vários da sessão de 05 de março, e editaram um deles,que foi lançada em 1995 no projeto Anthology.No documentário no Episode 1 do Beatles Anthology possui uma gravação da música feita em 1960 quando eram  The Quarrymen.

Nos dias 28 e 29 de janeiro, os Beatles ouviram esta primeira gravação e a tocaram no estúdio, mas valeu a do terraço. A guitarra solo de Lennon está no canal direito, o piano de Preston idem.Ao final, John cantarola a canção tradicional irlandesa Danny Boy, mas com outra letra.

Continua amanhã....

fontes: O Globo/Jam Sessions e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário