segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Giles Martin "Eu me tornei seus ouvidos quando era bem jovem"

Quando Giles Martin, chefe na Sonos Inc. e filho do falecido lendário produtor dos Beatles Sir George Martin, expressou interesse pela primeira vez em uma carreira musical, seu pai tentou mudá-lo, preocupado com as comparações que inevitavelmente aconteceriam. "Meu pai conversou comigo sobre isso quando eu tinha 14 anos, então eu já tinha tomado a decisão de desafiá-lo logo no início", diz Giles ao Yahoo Entertainment. “Ele me desencorajou!” Mas quando o mais velho Martin, um homem que baseara toda a sua carreira em suas “orelhas de ouro”, começou a ficar surdo depois de anos de longas sessões de gravação, ele procurou seu filho adolescente no estúdio. .
“E assim”, lembra Giles, “eu me tornei os 'ouvidos dele' quando era bem jovem”.
Giles diz: "Ele precisava esconder das pessoas, porque ele percebeu que as pessoas não gostariam de trabalhar com ele se ele fosse surdo". Giles lembra de um momento em que seu pai estava produzindo em 1982 a banda britânica Ultravox, quando a perda auditiva de George ainda era em grande parte um segredo da indústria. “Ele saiu do estúdio e eu perguntei: 'Como está indo lá?' Ele levantou um prato e respondeu: 'Dois ovos cozidos'. Ele pensou que eu tinha dito: 'O que você comeu no almoço?' "Se você perder sua audição, é muito difícil."
Uma vez que os dois Martins começaram a gravar juntos, eles formaram um relacionamento de estúdio simbiótico que Giles, que cresceu ignorando o legado dos Beatles, descreve como “difícil saber onde começa e onde termina. Ele dizia: "Os violinos estão afinados? Esses pratos estão muito altos? Coisas de alta qualidade. Gradualmente, aprendi que você realmente precisa se concentrar no que a outra pessoa está tentando ouvir. … É provavelmente por isso que posso ouvir em freqüências agora, por que posso dizer o que é 10 kilohertz ou 400 hertz, porque eu estava muito ciente disso. Nós nos sentávamos ao piano, e ele me dizia o que ele não podia ouvir. Eu tive que ouvir o que ele não podia ouvir. É assim que eu entrei nisso.
“Ele era uma pessoa incrível para aprender. Foi basicamente através de sua perda que ganhei, de uma maneira terrível, mas ele também ganhou - porque significava que ele poderia continuar trabalhando.”
George, que faleceu em 2016 aos 90 anos, notou pela primeira vez sua incapacidade de ouvir certos sons de alta frequência em meados dos anos 70, e ele estava quase completamente surdo quando se aposentou em 1998. Mas seu filho diz que George nunca perdeu seu senso de humor. “Uma vez, fui buscá-lo em seu apartamento. Ele costumava tomar café da manhã na cama. Nós estávamos gravando uma orquestra. Eu disse: 'Papai, vamos gravar em 45 minutos'. Ele estava deitado na cama e disse: 'Você sabe, às vezes, Giles, você chega à minha idade, e você diz para si mesmo, foda-se ! ”Giles ri. “Então fui a caminho do estúdio para montar e fui para os estúdios e gravei-os. A confiança cresceu [entre nós], se isso faz sentido. ”
Giles continuou a manter o legado do seu pai e dos Beatles se fortalecendo, trabalhando no show de Las Vegas com tema dos Beatles, do Cirque du Soleil,no documentário do George Harrison de Martin Scorsese, Living in the Material World, documentário dos Beatles de Eight Days a Week: The Touring Years, o videogame Rock Band dos Beatles, o novo álbum de Paul McCartney e a reedição do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band..
“Isso foi muito emocional”, Giles diz sobre o último projeto épico, “porque eu comecei a fazer isso e lembro que [meu pai] morreu. Voltei para o estúdio, comecei a olhar para os arquivos do Sgt. Pepper e a primeira voz que ouvi. Isso foi meio estranho. ”(Sobre planos para reemissões de luxo similares de dois outros LPs dos Beatles prestes a comemorar os 50º aniversários, The White Album e Abbey Road, Giles diz:“ Eu não posso realmente comentar sobre nenhuma dessas duas coisas. Eu certamente estou me mantendo no trabalho. ”)

Comentário:
Paul confirmou uma reedição de aniversário do Álbum Branco talvez teremos alguma noticia em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário