quarta-feira, 1 de abril de 2020

Há 50 anos,Paul McCartney botava Ringo para fora de sua casa

Embora as histórias sobre a separação dos Beatles tenham sido relatadas quase desde que se tornaram famosas, no início de 1970 elas se tornaram difíceis de ignorar. Todos os membros estavam trabalhando em projetos solo e, embora continuassem à vista do público, raramente eram vistos como um grupo.
Nas entrevistas, todos os quatro membros falavam sobre se reunir novamente para as gravações, embora geralmente se reconhecesse que eles estavam dando um tempo temporário um ao outro. 
No dia 31 de março de 1970, Ringo Starr havia dado uma entrevista à BBC Radio 2, na qual insistia que o grupo provavelmente trabalharia novamente quando os projetos solo terminassem.
Um problema permaneceu com os planejamentos de lançamento. A Apple planejava lançar Let It Be em 24 de abril e adiar o álbum de estreia de Paul McCartney,o disco McCartney, de 10 de abril para 4 de junho. Let It Be fora apresentado por Allen Klein para coincidir com a estréia do filme, e eles sabiam que ter dois álbuns relacionados aos Beatles em rápida sucessão prejudicaria as vendas.
Como Let It Be era um projeto de grupo com vários elementos multimídia, e McCartney era um lançamento relativamente simples, o álbum dos Beatles teve precedência. John Lennon escreveu para a EMI, dizendo: "Chegamos à conclusão de que não seria do interesse da empresa que o disco fosse lançado nessa data".
Lennon e George Harrison, então, escreveram a McCartney informando-o de sua decisão.
"Caro Paul, Nós pensamos muito sobre o seu e o LP dos Beatles - e decidimos que é estúpido para a Apple lançar dois grandes álbuns dentro de 7 dias um do outro (também há Ringo e Hey Jude) - então enviamos uma carta para a EMI dizendo a eles para manter sua data de lançamento até 4 de junho (existe uma grande convenção Apple-Capitol no Havaí). Nós pensamos que você apareceria quando percebesse que o álbum dos Beatles seria lançado em 24 de abril. Lamentamos que tenha acontecido assim - não é nada pessoal. AMOR de John & George. Hare Krishna. Um mantra por dia mantém MAYA! Longe."
A carta foi selada em um envelope marcado "De nós, para você" e deixada na recepção da Apple para que um mensageiro entregasse na casa de McCartney na 7 Cavendish Avenue. No entanto, Ringo concordou em levá-la pessoalmente. "Eu não achava justo que algum funcionário do escritório devesse fazer algo assim", argumentou.
A essa altura, McCartney já estava cansado de discutir sobre o futuro da Apple, e as várias partes estavam mais propensas a se comunicar por carta ou por meio de seus empresários do que por entrevistas pessoais. McCartney gravou seu álbum em segredo, sob o pseudônimo Billy Martin, optando por manter as notícias da imprensa e de seus ex-colegas de banda o maior tempo possível.
McCartney pode ter concordado com a lógica por trás da decisão de adiar seu álbum, mas depois de meses de raiva, ele não estava com disposição para acordos conciliadores. O conteúdo da carta o deixou furioso, e Ringo recebeu todo o peso de sua raiva.
"Ringo veio me ver. Ele foi enviado, eu acho - sendo gentil, o cara legal - pelos outros, por causa da disputa. Então Ringo chegou em casa, e devo dizer que dei a ele um pouco de verbal. Eu disse: 'Vocês estão apenas brincando comigo'. Ele disse: 'Não, bem, em nome do conselho e em nome dos Beatles e assim por diante, achamos que você deveria fazer isso' etc. apenas fiquei farto disso. Foi a única vez que eu disse para alguém sair! Foi bastante hostil. Mas as coisas ficaram assim a essa altura. Na verdade, não havia chegado ao ponto certo, mas estava próximo o suficiente.
Infelizmente foi Ringo. Quero dizer, ele provavelmente foi o menos culpado de qualquer um deles, mas ele foi o cara que foi enviado para me pedir para mudar a data - e ele provavelmente pensou: 'Bem, Paul fará isso', mas ele conheceu um personagem diferente, porque agora eu definitivamente estava boicotando a Apple. Paul McCartney para o Anthology
Ringo descreveu a situação em um depoimento lido no tribunal durante as audiências de 1971 para encerrar a parceria dos Beatles.
"Eu fui ver Paul. Para minha consternação, ele ficou completamente fora de controle, gritando comigo, cutucando o dedo na minha cara, dizendo: 'Vou acabar com você agora' e 'Você vai pagar'. Ele me disse para colocar meu casaco e me vestir. Fora. Eu fiz." Ringo Starr
Ringo ficou imensamente chateado com a troca e informou a Apple. Lennon e George Harrison concordaram em deixar o álbum de McCartney sair como planejado em 17 de abril e atrasaram o lançamento de Let It Be para 08 de maio. Enquanto McCartney obteve uma vitória superficial, suas relações com o baterista levaram vários anos para se recuperar completamente.
"Eles enviaram Ringo para minha casa em Cavendish com uma mensagem: 'Queremos que você adie sua data de lançamento, é para o bem do grupo' e todo esse tipo de merda, e ele estava me dando a linha, eles apenas o fizeram aparecer, então eu fiz algo que nunca tinha feito antes, ou desde então: eu disse a ele para sair. Eu tive que fazer algo assim para me afirmar porque estava afundando. Linda foi muito prestativa, ela estava dizendo: 'Olha, você não tem que aceitar essa porcaria, você é um homem adulto, você tem toda a razão ...' Eu estava sendo espancado na cabeça, na minha cabeça de qualquer maneira . Paul McCartney para o livro Many Years From Now de Barry Miles

Um comentário:

  1. Pobre Ringo. Tomou sem merecer. Paul tbm poderia ter sido menos cri cri. Ele sofre de ego inflado.

    ResponderExcluir