terça-feira, 30 de junho de 2020

A música que John Lennon escreveu quando estava sem inspiração

foto Bettmann
A faixa "Nowhere Man", que chegou ao Rubber Soul, o disco de 1965 onde George Harrison chamou o "primeiro álbum de maconha da banda". Nesta faixa, John cantou sobre um personagem que é "o mais cego possível" e nem consegue ter um ponto de vista.
Na verdade, ele não poderia ter ido além do trabalho como "A Hard Day's Night" e "If I Fell", que John havia escrito no ano anterior. E, quando John falou sobre compor "Nowhere Man", ele enfatizou o quão diferente a experiência de composição era para ele.
Quando os Beatles gravaram "Nowhere Man" em outubro de 65, eles haviam completado várias faixas importantes para Rubber Soul. "Drive My Car", a abertura de Paul McCartney e "If I Needed Someone", o aceno de George ao som da Califórnia, já estavam gravados.
O mesmo vale para "In My Life" e "Norwegian Wood", dois estonteantes que John havia trazido ao estúdio no início das sessões do Rubber Soul. Mas John ainda lançaria "Nowhere Man", uma música que surgiu após uma longa noite de tentativas frustrantes de escrever.
Na biografia dos Beatles dos anos 60, Hunter Davies citou John explicando como cessaram suas frustrações. "Na verdade, parei de tentar pensar em alguma coisa", disse John. “Nada vinha. Eu [...] fui me deitar, desistindo. Então pensei em mim como o Nowhere Man, sentado nesta terra do nada.
Olhando para trás ao escrever "Nowhere Man" em 1980, John continuou a história. “[Chegou], palavras e música, a coisa toda, enquanto eu me deitava”, ele disse a David Sheff no All We Are Saying. "Então deixar para lá é o que todo o jogo é."

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário