terça-feira, 14 de setembro de 2021

A música "From Me To You" que avisou que os Beatles haviam "chegado"

Com o lançamento do terceiro single, ‘From Me To You’,os Beatles mostraram que não seria uma moda passageira,como o jornalista Nelson Motta achava na época.

“Isso poderia ser feito como uma velha melodia ragtime”, afirmou Lennon ao falar sobre a música em 1964, “Especialmente no meio-oito. E assim, não estamos escrevendo as músicas em nenhum idioma em particular. Em cinco anos, podemos organizar as músicas de forma diferente. Mas provavelmente vamos escrever o mesmo lixo de sempre. " A banda estava prestes a anunciar a Beatlemania a sério. Os singles anteriores ‘Please, Please Me’ e ‘Love Me Do’ viram a banda ganhar uma força séria, mas foi ‘From Me To You’ que confirmou o seu status como a nova mania. E pensar que a música poderia facilmente ter acabado como de outra pessoa.

A faixa foi escrita originalmente para Helen Shapiro. Inspirados pela seção de cartas do dia "New Musical Express", "From You to Us", os principais compositores da banda, Lennon e McCartney, escreveram a melodia na parte de trás de um ônibus de turnê. “Na noite em que Paul e eu escrevemos‘ From Me To You ’, estávamos na turnê de Helen Shapiro, no ônibus, viajando de York para Shrewsbury”, lembrou Lennon no Anthology dos Beatles.

“Não estávamos nos levando a sério - apenas brincando na guitarra - quando começamos a obter uma boa linha melódica e realmente começamos a trabalhar nisso. Antes que a jornada acabasse, tínhamos completado a letra, tudo ”, continuou Lennon. “Acho que a primeira linha era minha e partimos daí. O que nos intrigou foi por que pensamos em um nome como ‘From Me To You’. Isso me fez pensar quando comprei a NME para ver como estávamos indo nas paradas. Então eu percebi - nós nos inspiramos lendo uma cópia. Paul e eu conversamos sobre uma das cartas da coluna From You To Us. ”

Talvez devido à turnê que o grupo fazia na época, a música foi inicialmente programada para Shapiro. “Lembro-me de John e Paul vindo até mim para perguntar se eu gostaria de ouvir algumas músicas que eles tinham acabado de escrever,” lembrou Shapiro. “Eles estavam em busca de opiniões porque estavam indecisos sobre qual seria o próximo single. Nós nos amontoamos ao redor de um piano, e Paul tocou enquanto os dois cantavam sua última composição. Uma era ‘Thank You Girl’, e a outra era ‘From Me To You’, que eu mais gostei. ” Lennon chegou ao fim: “Já havíamos escrito‘ Thank You Girl ’como continuação de‘ Please Please Me ’. Esse novo número seria o lado b. Ficamos muito satisfeitos com isso; sabíamos que apenas tínhamos que deixar o lado positivo, ‘Thank You Girl’, o B. ”

caso o video não abra,CLIQUE AQUI! HERE!

Os Beatles viram claramente o valor da música, e com a palavra de George Martin soando em seus ouvidos, eles decidiram manter a melodia. O produtor da banda estava no comando de seus dois primeiros singles e estava ansioso para continuar produzindo os sucessos e encorajou os compositores a empregar uma espécie de fórmula. “Houve um pequeno truque que desenvolvemos no início e com o qual nos cansamos mais tarde”, lembrou McCartney em Many Years From Now, de Barry Miles, “que era colocar eu, eu ou você nele, então foi muito direto e pessoal: ' Love Me Do '; ‘Please Please Me’; ‘From Me To You’ - temos dois deles lá. ”

“Essa foi uma música fundamental. Nossas composições melhoraram um pouco com essa música.Estávamos começando a conhecer outros músicos então, e começamos a ver outras pessoas escrevendo. Depois disso, em outro ônibus de turnê com Roy Orbison, vimos Roy sentado na parte de trás do ônibus, escrevendo 'Pretty Woman'. Foi lindo. Nós poderíamos trocar um com o outro. Este foi o nosso verdadeiro começo. ” disse Paul

“Eu tinha voltado de um clube e estava indo para a cama e ouvi o leiteiro assobiar 'From Me To You'. Eu pensei 'É isso, eu cheguei - o leiteiro está assobiando minha música'. ” Foi esse momento que confirmou a Paul McCartney que os Beatles finalmente chegaram e estavam aqui para serem contados.

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário