quinta-feira, 30 de setembro de 2021

O outro lado das sessões Let it Be : Com uma ajuda de meus amigos

No dia anterior, Harrison havia chegado à Apple vestido com um terno branco e camisa roxo deslumbrante, sentou-se ao piano e estreou outra música. Se você quer um antídoto instantâneo para a ideia de que as sessões de Let It Be foram completamente miseráveis ​​e rancorosas, o que se seguiu é perfeito:

McCartney: “Como vai você?”

Harrison: “Oh, fui para a cama muito tarde. Eu escrevi uma ótima música na verdade ... [entusiasticamente] feliz e um rock. ”

Lennon: "Tão chapado quando você chega em casa ... Eu fico tão chapado quando chego à noite."

Harrison: "Sim, é ótimo, não é?"

Lennon: “Eu estava sentado lá ouvindo os últimos takes:‘ O que teve? O que teve hoje? 'Você sabe, eu pergunto a ela [Yoko],' Nós tivemos alguma coisa? '”

Yoko Ono: “Você fica simplesmente chapado no geral.”

Lennon: “Só quero… Wooooaah! Eu simplesmente não consigo dormir ... ”

Harrison: “Eu fico pensando, 'Oh, eu vou para a cama agora', e então eu continuo ouvindo sua voz de cerca de 10 anos atrás, dizendo, 'Termine [a música] imediatamente: assim que você começar esta , você acaba esta . Você uma vez me disse ... "

Lennon: “Oh, a música ... Mas eu nunca faço isso, no entanto. Eu não consigo fazer isso. Mas eu sei que é melhor.”

McCartney [para Harrison]: “Bem, como se chama?”

George: “Não tenho título. Talvez você possa ver um título em algum lugar. ”

Ele então tocou Old Brown Shoe, que apareceria no lado B de The Ballad of John and Yoko. McCartney corajosamente entrou na bateria e depois na guitarra que tocou de cabeça para baixo; Billy Preston tocava baixo. Mais tarde, no mesmo dia, os cinco gravaram uma versão soberba de Get Back - a montanha-russa de rock'n'roll que foi indiscutivelmente a música que definiu esse período.

“Isso é tão bom - isso é ótimo”, entusiasmou-se Glyn Johns, o engenheiro de gravação e produtor encarregado de colocar tudo na fita. Quando George Martin, seu produtor habitual, deu às sessões uma de muitas visitas, ele ficou ainda mais feliz: “Vocês estão trabalhando tão bem juntos: vocês estão olhando um para o outro, estão se vendo, está apenas acontecendo . ” A música estava saindo deles: não apenas as melhores canções que seriam interpretadas no filme Let It Be (a faixa-título, Get Back, The Long and Winding Road, Two of Us, Don't Let Me Down), mas um grande pedaço de Abbey Road, e outras criações destinadas aos seus álbuns solo.

Entre a música, vinham conversas intermináveis ​​- sobre sua história distante em Liverpool e Hamburgo, o que comeriam no almoço (um dos favoritos de George Harrison era "cogumelos grandes, frescos, não cortados") e suas ressacas (Ringo: "Não vou mentir - Não sou muito bom ”). Eles costumavam discutir o que tinha passado na TV na noite anterior, desde Peter Cook lutando com Zsa Zsa Gabor até a ficção científica da BBC Two, e falavam sobre política, como evidenciado por uma mensagem do político Enoch Powell e uma conversa sincera sobre Martin Luther King . Houve também centenas de menções de outros músicos: Fleetwood Mac, Frank Sinatra, Bob Dylan e The Band, Wilson Pickett, Aretha Franklin.

Amanhã a última parte...

source: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário