domingo, 11 de junho de 2023

George Harrison conversou com seu filho Dhani sobre o rock 'n' roll

Apesar de não empurrar a música para o filho ou mostrar a ele como eram seus dias como Beatle, Dhani encontrou seu próprio caminho para a música. No entanto, às vezes, George teve que ensinar seu filho a certos artistas.

Quando Dhani estava crescendo, ele formou seu próprio gosto musical sem a ajuda de seu pai ou de qualquer um de seus amigos famosos. Acontece que ele gostou dos artistas que inspiraram George. De acordo com a Rolling Stone, Dhani se apaixonou por "Surfin' U.S.A." dos Beach Boys. depois de ouvi-lo no filme de Michael J. Fox de 1985, Teen Wolf.

A mãe de Dhani, Olivia, pegou uma cópia para ele. Embora, George teve uma reação diferente. Ele teve que educar seu filho sobre onde os Beach Boys conseguiram "Surfin 'U.S.A.", Chuck Berry.

George disse à Rolling Stone: "Eu disse: 'Isso é muito bom, mas você quer ouvir de onde veio isso', e toquei para ele 'Sweet Little Sixteen'". Dhani amou Chuck Berry a partir daquele momento. “Fiz para ele uma fita de Chuck Berry e ele a leva para a escola com seu Walkman.”

George aprovou o interesse de seu filho por artistas mais velhos depois disso. “Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis – não houve rock & roll melhor do que isso”, disse George. Embora ele reconhecesse que o interesse de Dhani fazia parte de um fenômeno cultural mais amplo da época. 

“Acho que é principalmente nostalgia”, disse George. “Todos podem se lembrar de onde estavam quando os Beatles cantaram ‘I Want to Hold Your Hand’ no The Ed Sullivan Show, ou eu me lembro de onde eu estava quando o presidente Kennedy foi assassinado. Tudo faz parte da nossa história ou da nossa saudade.

“Quanto ao que isso significa agora, acho que para muitos dos jovens, é útil que esse ressurgimento aconteça. Há muitos jovens que estão começando a voltar no tempo e ouvir e dizer: 'Ei!' Onde talvez dez anos atrás, os Beatles não eram nada para essas crianças, agora a nova geração se agarra a eles.

Depois de falar sobre as gerações mais jovens ouvindo rock mais antigo, George tocou no amor de Dhani por Chuck Berry, que começou depois que George o ensinou sobre "Surfin 'U.S.A."

“Como meu filho tem nove anos, e ele simplesmente ama Chuck Berry”, disse George. Ele acrescentou que Dhani estava chateado por George não ter tocado nenhuma das canções de Chuck Berry durante sua apresentação no Prince's Trust Concert em 1987.

“Quando eu fiz aquele show do Prince's Trust em junho passado - foi a primeira vez que ele me viu segurando uma guitarra no palco na frente das pessoas. Ele sabe um pouco sobre os Beatles, mas nunca o forcei a isso ou tentei dizer: 'Olha quem eu costumava ser.'

"Eu fiz minhas duas músicas fofas: 'Here Comes the Sun' e 'While My Guitar Gently Weeps'. Ele voltou depois do show e eu disse: 'O que você achou?' Ele disse: 'Você foi bom, pai , você foi bom [pequena pausa]. Por que você não fez 'Roll Over Beethoven', 'Johnny B. Goode' e 'Rock & Roll Music'?

Enquanto George apresentava a Dhani muitas músicas antigas, Dhani tentava mostrar a seu pai um pouco do rock moderno que ele ouvia na época. Era difícil impressionar George com música contemporânea. Em 1992, o Guitar World perguntou a George se alguma banda contemporânea o impressionou "como tendo um pouco da mesma centelha" de seus primeiros heróis. George disse que não.

“Não posso dizer que realmente ouvi algo que me dê um burburinho como algumas das coisas que fizemos nos anos 1950 e 1960”, disse George. “A última banda que eu realmente gostei foi Dire Straits no álbum Brothers in Arms. Para mim, isso era boa música tocada bem, sem nenhuma besteira.

“Agora estou começando a ser influenciado pelo meu filho adolescente, que gosta de tudo e tem atitude. Ele adora algumas coisas antigas, como Hendrix, e tem uma jaqueta de couro com o álbum Disraeli Gears do Cream pintado nas costas. Quanto aos grupos recentes, ele tocou para mim os Black Crowes, e eles realmente soaram bem.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário