domingo, 4 de junho de 2023

George Harrison cuidou de Tom Petty doente enquanto eles gravavam "I Won't Back Down"

Foi amor à primeira vista quando George Harrison e Tom Petty se conheceram. Eles sentiram como se tivessem se conhecido há anos e imediatamente se uniram. Eles tocaram juntos no The Traveling Wilburys, e George ajudou Petty com seu trabalho solo.

O ex-Beatle até atuou como enfermeiro de Petty, cuidando dele enquanto ele estava doente durante a gravação de “I Won’t Back Down”.

George e Tom Petty se conheceram em 1974, quando Petty trabalhava com Leon Russell.

“Houve algumas noites com sessões com George e Ringo”, disse Petty em uma edição especial da Rolling Stone chamada “Remembering George”.

Petty continuou: “É assustador conhecer os Beatles, mas George foi tão legal comigo e me incluiu em tudo. Então nossos caminhos não se cruzaram novamente até anos depois. Isso foi provavelmente em 85 ou 86, quando os Heartbreakers estavam em turnê pela Inglaterra com Bob Dylan. George veio uma noite nos ver em Birmingham. Bob estava ocupado com alguma coisa, então acabamos apenas conversando.

“Lembrei a ele que nos conhecemos e houve algum tipo de clique estranho. Parecia que nos conhecíamos desde sempre, e de uma forma muito pessoal. Acabamos ficando muito tempo. Eu tenho uma ótima foto em algum lugar - era meu aniversário e George trouxe um pequeno bolo para o meu camarim.

“Na foto, estou com George e Jeff Lynne, Roger McGuinn, Bob Dylan e Mike Campbell - todas as minhas pessoas favoritas ali, e foi tudo muito fofo. Acho que Ringo também estava lá. Naquela noite houve um furacão surpresa em Londres, e minha vida nunca mais foi a mesma depois daquele furacão.”

Petty começou a sentir que ele e George eram melhores amigos há anos. Após o estranho furacão, eles se encontraram novamente por coincidência. Eles estavam no mesmo restaurante. George chamou Petty para sua mesa e disse que acabara de pedir a Lynne o número de Petty.

Na época em que George e Petty gravaram os dois álbuns do The Traveling Wilburys com seus colegas Wilburys, Bob Dylan, Jeff Lynne e Roy Orbison, eles trabalharam no hit de 1989 de Tom Petty, "I Won't Back Down".

No entanto, durante a gravação da música, Petty passou mal. Então, sendo o bom amigo que era, George conseguiu alguns remédios caseiros para Petty para que eles pudessem continuar.

Em 2010, Petty disse à revista Mojo (por Song Facts): “Na sessão, George Harrison cantou e tocou violão. Eu estava com um resfriado terrível naquele dia, e George foi até a loja e comprou uma raiz de gengibre, ferveu e me fez enfiar a cabeça na panela para fazer o vapor de gengibre abrir minha via nasal, e então eu corri e fiz o take.”

George salvou o dia e ajudou a gravar "I Won't Back Down". Essa não foi a única vez que George fez isso por Petty.

Petty explicou que George ajudou a gravar sua música “Free Fallin'” durante seu discurso no MusiCares Person of the Year Gala em 2017.

Ele olhou para a multidão e gritou para o executivo Mo Ostin e a viúva de George, Olivia Harrison. Vê-los lembrou Petty do momento em que George o ajudou.

“E tanta coisa aconteceu comigo que você não acreditaria”, disse Petty (de acordo com o Recording Academy’s Medium). “Não vou tentar contar tudo para você, mas estou pensando agora em uma coisa em particular. Eu estava olhando lá fora - conheço tantas pessoas aqui. Mo, e Olivia estão lá fora. Eu amo Mo e amo Liv.

“Eu, George Harrison e Jeff Lynne uma noite estávamos na casa de Mo Ostin - isso foi antes, estávamos apenas trabalhando na ideia dos Traveling Wilburys - e eu escrevi essa música 'Free Fallin' e fiz o álbum e levei para minha gravadora, MCA. E eles rejeitaram o disco. E isso nunca tinha acontecido comigo antes. Eu estava tipo, uau, o que eu faço?

“Então, nós esquecemos disso. E nós estávamos na casa de Mo e o jantar acabou e George disse: 'Vamos pegar as guitarras e cantar um pouco. Toque isso.'

“Então tivemos uma espécie de arranjo de Wilbury com harmonia. E nós fizemos isso. E Lenny Waronker está sentado lá, ele disse: 'Isso é um sucesso.' Com dois violões, sabe? Eu disse: 'Bem, minha gravadora não vai lançar. ' E Mo disse: 'Eu vou lançar'.

Tom Petty disse que aprendeu muito com George e adorava fazer música com ele. 

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário