quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

George Harrison compondo com Bob Dylan

 

Quando os Beatles se encaminhavam para a separação em 1970, George Harrison estava preparado. Nos últimos anos dos Beatles, ele ficava sentado enquanto seus colegas de banda ignoravam uma música sua após a outra. Em Let It Be, em que George tinha duas canções bem curtas, ele parecia ter parado de tentar.

Durante as sessões Get Back / Let It Be de 1969, George apresentou "Isn’t It a Pity", "All Things Must Pass" e "Hear Me Lord" para seus colegas Beatles. Mas eles não estavam interessados o suficiente nessas faixas para colocá-los em um álbum. 

Assim George tinha muito material para seu disco solo. Na verdade, foi um grande salto ir de 4 minutos de material em Let It Be para seu álbum triplo de estréia , All Things Must Pass. 

“É por isso que All Things Must Pass tinha tantas músicas, porque era como se eu tivesse tido prisão de ventre”, disse George em uma entrevista de 1977 a Crawdaddy. E o álbum começou com uma música co-escrita por Bob Dylan.

Depois do trabalho árduo que foi a gravação do Álbum Branco (1968), George passou algum tempo nos EUA. Ele disse que se divertiu muito tocando com outros músicos (incluindo Dylan) por volta do Dia de Ação de Graças de 68. Esse foi o fim de um período difícil para Dylan. 

“Eu estava com Bob e ele passou por um período de pescoço quebrado e estava muito quieto”, disse George a Crawdaddy. "Ele mal disse uma palavra por alguns dias." Eventualmente, as guitarras saíram e Dylan se soltou um pouco. Foi quando ele interpretou para George "I Threw It All Away".

George não conseguia acreditar que Dylan estava escrevendo letras tão simples e diretas depois de deslumbrar os ouvintes com sua poesia por tantos anos. “'Merda, o que Dylan está fazendo?'” George se lembra de ter pensado. “Mas, para mim, foi ótimo para ele perceber sua própria paz, e isso significou algo.” 

Quando George pediu que ele escrevesse algumas letras para ele, Dylan o manteve simples. "All I have is yours/ All you see is mine/ And I’m glad to hold you in my arms/ I’d have you anytime /Tudo que eu tenho é seu / Tudo que você vê é meu / E estou feliz em ter você em meus braços / Eu te teria a qualquer hora." George usou isso como o refrão de "I'd Have You Anytime", a abertura de All Things Must Pass.

“My Sweet Lord”, o single principal de All Things Must Pass, se tornou um hit número 1 da Billboard para George. Mas quando ele olhou para trás em sua estréia solo, ele não considerou aquela sua música favorita. Falando a revista Crawdaddy, ele apontou “I'd Have You Anytime” como um destaque. 

Além do envolvimento de Dylan, George tinha boas lembranças do processo de gravação, que envolveu seu amigo Eric Clapton. “Eu gostei de‘ I’d Have You Anytime ’e, particularmente, da gravação dele, porque Derek and the Dominoes tocaram na maioria das faixas e foi uma experiência muito boa fazer aquele álbum.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário