sábado, 16 de janeiro de 2021

O primeiro single dos Beatles na América vendeu cerca de 7.000 cópias

Os primeiros singles dos Beatles foram um fracasso nos Estados Unidos, começando com o lançamento do futuro hit "Please Please Me" pela gravadora Vee Jay em fevereiro de 63. O single mal foi registrado entre os ouvintes de rádio e o público comprador de música.

A história começa com algumas ligações ruins feitas por uma grande gravadora dos EUA (Capitol) e continua com uma ligação ruim da EMI, a empresa que controlava a gravadora Parlophone dos Beatles. Para começar, a Capitol recusou a opção de lançar o hit "Please Please Me" no Reino Unido na América.

A partir daí, a EMI foi à caça de uma gravadora que lançaria o disco. Ela encontrou um comprador na Vee Jay, uma pequena gravadora com sede em Chicago que acabara de lançar "Sherry" do Four Seasons. Acabou sendo um ajuste terrível para os Beatles.

Primeiro, o single apresentava um erro descuidado da gravadora: os compradores do disco 7 ″ se viram de posse de um novo lançamento dos “The Beattles”. Pior, Vee Jay investiu muito pouco no marketing de seu novo grupo.

De acordo com o dermon.com, o disco só atraiu atenção no mercado de Chicago, onde chegou ao top 40 de uma grande estação de rádio. Nacionalmente, “Please Please Me” não entrou no Billboard Hot 100 ou quebrou as outras duas paradas principais. As vendas refletiram isso.

Se você pegar uma pequena gravadora, adicionar airplay limitado e terminar sem aviso prévio fora do Meio-Oeste, você tem a fórmula para um fracasso da indústria fonográfica. Essa é a única maneira de descrever o desempenho de “Please Please Me” no mercado americano.

De acordo com os números citados pelos Beatles Bizhat, o lançamento de "Please Please Me" em fevereiro de 63 gerou 7.310 vendas. Mas não terminou aí com Vee Jay. Após a decisão da Capitol de repassar a distribuição dos Fab Four nos EUA, Vee Jay teve a primeira chance no segundo hit dos Beatles no exterior.

O álbum foi "From Me to You", que representou um no. 1 do Reino Unido para os Beatles em abril de 63. Vee Jay basicamente seguiu o modelo “Please Please Me” (ou seja, uma pequena promoção) pela segunda vez. No entanto, eles soletraram o nome da banda corretamente, então foi uma pequena melhoria.

Tecnicamente, "From Me to You" vendeu três vezes, bem como "Please Please Me". Infelizmente, isso somou apenas 21.126 unidades (via Beatle Bizhat). No ano seguinte, Vee Jay eventualmente vendeu milhões de singles dos Beatles por meio de novos lançamentos. Só levou uma segunda tentativa para acertar.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário