sábado, 9 de janeiro de 2021

Paul McCartney revela os segredos por trás de escrever "A Day In The Life" e "Jet" com Nile Rodgers

 

Hoje dia 08 de janeiro,Nile Rodgers o grande produtor e líder da banda Chic conversou com Paul McCartney em seu programa Deep Hidden Meaning Radio pela Apple Music.

Paul McCartney falou como surgiu a música "Jet":

McCartney: “Eu estava na Escócia e foi um bom dia, e eu estava em uma pequena fazenda lá. Então, um dia, levei meu violão para o campo e subi essa grande montanha. E eu encontrei este lindo lugarzinho e estou apenas inventando uma música. E o que me veio à mente é que tínhamos um pequeno pônei para as crianças, que se chamava Jet. Um pequeno pônei preto. Então pensei: “OK, [cantando] Jet!” e apenas gritei isso e toquei um acorde A. "Jet!" Então eu consegui um pouco de ritmo. ”

“Então eu comecei a pensar sobre essa coisa de quando Linda e eu nos casamos, você sabe, eu tinha que lidar com o pai dela. Ele era um grande homem, um homem adorável, mas definitivamente era uma figura paterna. Ele poderia ser um pouco sério, um pouco restritivo, então toda essa ideia veio à minha mente: "Jet, your father was a Sergeant Major/Jet, seu pai era um sargento-mor." Comecei a seguir aquela faixa de [cantando] ‘Jet, I can almost remember the funny faces. That time you told him that you were going to be marrying soon/Jet, quase consigo me lembrar das caras engraçadas. Naquela vez, você disse a ele que ia se casar em breve. 'E eu simplesmente inventei. "

“É amplamente fictício. Então chega ao refrão, eu vou por algum motivo - e eu realmente não tenho ideia de onde isso surgiu - eu fiz isso 'Ah, mater.' E 'mater' é latim para 'mãe'. Não sei por que Enfiei isso. Talvez seja apenas uma palavra de que goste. Acabou de se desenvolver e quando desci daquela montanha com meu violão, eu tinha a música terminada. ”

“Então é essa musiquinha maluca. Realmente, se você analisar, é sobre um pequeno pônei preto e alguns problemas conjugais e uma mãe latina [risos] misturados em um só. Agora há um caso em que as pessoas podem decidir o que pensam que isso significa. ”

Nile Rodgers: “Suas músicas podem significar 80 milhões de coisas para 80 milhões de pessoas diferentes. E todos argumentariam com você que isso é o que você quis dizer. ”

Paul McCartney: “Isso não importa. Depois de terminar minha música e lançá-la, não me importo com quem faz qual interpretação dela. Pelo menos, para mim, eles estão pensando nisso. Eles são livres para pensar que significa isso, aquilo ou aquilo. Se eles me perguntarem o que significa, direi: "OK, bem, é isso que acho que significa, mas você está livre, sinta-se à vontade para pensar nisso como quiser."

Nile Rodgers: “Qual é o profundo significado oculto de“ A Day In the Life ”, do que se trata essa música? É tão frontal como ‘um dia na vida’? ”

McCartney: “John veio como sempre fazia e disse,‘ Olha, tive essa ideia ’. Então, ele começou a tocar a primeira estrofe. Então nós pegamos um jornal e começamos a ler as histórias no jornal e começamos a tentar escrever um verso sobre isso. E uma das histórias era: descobriram que havia muitos buracos em Blackburn, em Lancashire, que ficava ao norte, onde morávamos. Tinha havido, tipo, mil buracos (que) foram descobertos. Então pegamos isso e meio que corremos, tipo, ‘Now you know how many holes it takes to fill the Albert Hall/Agora você sabe quantos buracos são necessários para preencher o Albert Hall’. Estávamos pegando uma frase ou um nome e massageando. E então havia uma história sobre um cara que conhecíamos que era da família Guinness, um cara chamado Tara, que era um bom amigo. Um menino, um cara adorável, muito doce, muito gentil, e ele teve um acidente de carro, acho que foi em Chelsea, e isso o matou. Então, de repente, esse nosso amigo estava morto e, você sabe, nos anos 60, costumávamos ficar chapados com ele e outras coisas. Então isso se transformou na história de 'Ele explodiu em um carro'. Pegamos aquele pequeno incidente e apenas o massageamos e colocamos aquele pequeno pensamento poético na música. ”

“Então, estamos eu e John sentados na minha salinha de música com as duas guitarras e estávamos tocando, estávamos escrevendo, estávamos rabiscando as letras. E então chegamos ao meio e eu começei a ficar um pouco autobiográfico. Eu tenho uma história na minha cabeça que é sobre quando eu costumava ir para a escola em Liverpool. Eu costumava ter que acordar cedo, tinha que fazer uma viagem de ônibus de meia hora para a cidade onde ficava a escola. E esta também era a escola que George Harrison frequentava. ”

“Então aquilo se tornou [cantando] 'Woke up, fell out of bed, dragged a comb across my head/Acordei, caí da cama, passei um pente na minha cabeça'. Eu entro no ônibus mesmo assim, [cantando] 'Found my way upstairs and had a smoke/Encontrei o caminho para cima e fumei'. Agora vamos fora do material autobiográfico porque é licença poética. Como você disse, você começa com algo que pode ser real, mas depois não precisa ficar aí. Você está escrevendo poesia, você está escrevendo uma música. Então, uma vez que cheguei lá em cima e disse: 'Fumei um cigarro'. Naquela época, eu pensava: 'Bem, o inferno vai explodir'. E então a música foi autorizada a ir para algum lugar grande, então tivemos uma grande orquestra na sessão. Então, entra em acordes grandes para simbolizar que eu fumei e estou alto. Então foi uma mistura de todas essas coisas, mas foi lindo, foi apenas começado, o primeiro verso e a melodia trazidos por John. Isso acontecia com tanta frequência conosco, um de nós tinha algo, trazia, e nós apenas nos sentávamos e trabalharíamos pelas próximas horas e terminaríamos. Essa foi uma bela ação e um dos momentos engraçados foi - estávamos sentados lá, como eu disse, apenas nós dois com guitarras, e então chegamos a essa parte e a linha saiu naturalmente e foi como 'I’d love to turn you on/Adoraria excitar você' [canta] ”.

“Então você pode acreditar no visual que demos um ao outro nessas duas guitarras. _ Uh oh! Aqui vamos nós. Isso vai excitar as pessoas. '[Canta]' Eu adoraria te deixar excitado '. E você meio que sabe quando está fazendo algo assim, que está sendo um pouco atrevido, está sendo um pouco rebelde por lançar uma linha como essa, mas, ei, é poesia, é uma música. ”

McCartney revela como dirigiu a orquestra em "A Day In the Life"

McCartney: “Tive a ideia de que seria ótimo para esta orquestra, e uma viagem para nós vê-los lidar com isso. Mas nós pegamos essa orquestra e dizemos: 'Ok, pessoal, nesta seção tudo o que você precisa fazer é ir da nota mais baixa em seu instrumento, seja ela qual for, e você precisa alcançar a nota mais alta em seu instrumento , seja lá o que for, neste ponto. ”Acho que foram cerca de 23 compassos ou algo assim. Então, nós contamos. E dissemos: ‘Mas entre os dois, você pode ir a qualquer velocidade. Você pode ir tão devagar quanto quiser para alcançá-lo ou pode apenas ir [fazendo barulho] tanto faz, você está livre. "E todos estão olhando para mim como se eu estivesse louco porque esses são músicos orquestrais regulares. E, naquela época, eles não eram tão abertos a ideias como agora. Enfim, eu vi um olhar perplexo. ”

“George Martin, o produtor dos Beatles, apareceu e George era um músico muito qualificado e disse:‘ Bem, deixe-me explicar um pouco ’. Então, George meio que segmentou um pouco. Ele disse: ‘OK, esses primeiros 10 compassos, por que você não chega lá no seu instrumento? Então, os próximos 10 compassos chegam lá. 'Mas foi interessante porque os violinos - todas as cordas, os violinos particularmente - se seguiram. Eles não estavam dispostos a arriscar e enlouquecer. Então, eles vão [imitando notas que se movem lentamente para cima], todos olhando uns para os outros, ‘Em que nota você está? É melhor eu chegar lá! 'No entanto, os metais e as trombetas e todos aqueles caras, eles não davam a mínima. Então eles são como [imitando um trompete selvagem]. Você sabe, eles são mais influenciados pelo jazz. Mas foi ótimo, foi uma ótima sessão de se fazer. ”

McCartney continua e discute o acorde final de "A Day In the Life"

McCartney: "O acorde final, que eu acho que é o acorde E - e uma das melhores coisas sobre trabalhar na EMI em Abbey Road é que havia muitos instrumentos sempre lá para outras sessões. Então Daniel Barenboim tinhs um Steinway especial - Steinway de 3 metros, qualquer que fosse o grande Steinway clássico - e estaria sempre lá no estúdio. Tínhamos que pedir a chave, dizíamos: ‘Podemos abrir isso?’ Eles diziam: ‘Sim, claro, Daniel não se importará. Ele nunca saberá! 'E havia muitos instrumentos assim, que é uma das razões pelas quais éramos tão multi-instrumentacionais com os Beatles, porque tínhamos opções de todos esses instrumentos. E eu percebi que se você segurasse o pedal alto de um piano, apenas tocasse um acorde [imitando o acorde de piano] e, em seguida, simplesmente parasse, ficaria surpreso com quanto tempo isso duraria. Você pensaria que simplesmente iria [imitando um acorde curto e sustentado] e sumiu. Mas isso dura para sempre! E então eu estava dizendo aos caras: 'Escutem, isso é ótimo, adoro isso'. Então, o último acorde de 'A Day In the Life' foi [imitando um longo acorde de piano] e depois a habilidade de George Martin e os engenheiros, o que George fez isso foi, conforme o som estava diminuindo, ele estava levantando os faders. Então ele estava compensando. Então foi muito legal. Foi muito experimental, a coisa toda."

source: American Songwriter

Nenhum comentário:

Postar um comentário