domingo, 21 de março de 2021

John Lennon relutou em aparecer em um filme com Bob Dylan

John Lennon e Bob Dylan não são considerados estrelas de cinema, mas ambos deixaram sua marca no cinema. John e Dylan até apareceram em um filme juntos uma vez. É por isso que John estava "com medo" de aparecer no filme.

No livro Lennon Remembers de Jann S. Wenner de 1971, John abre um pouco sobre seu relacionamento com Dylan. Ele discute brevemente sua aparição em Eat the Document, um filme de 1966 sobre Dylan dirigido por Dylan. De acordo com a Rolling Stone, Eat the Document contém as únicas imagens de John e Dylan juntos. Considerando como John e Dylan eram membros populares da mesma geração musical, é bastante surpreendente que eles só tenham aparecido juntos no filme uma vez.

O filme mostra John e Dylan juntos em uma limusine. Lá, eles discutem de tudo, desde a Segunda Guerra Mundial até os Beatles e The Mamas and the Papas. John teve muitas emoções negativas aparecendo no filme, dizendo que estava “com medo” de estar nele.

“Eu nunca vi isso”, revelou John. Ele acrescentou que “estava com tanto medo, sabe. Eu sempre fui tão paranóico e Bob disse ‘Eu quero que você participe deste filme’…. [E] eu pensei por quê? O que? Ele vai me colocar no chão; Passei por toda essa coisa terrível. ” John discutiu como ele descobriu em Eat the Document.

“Portanto, no filme, estou apenas tagarelando e comentando o tempo todo, como você faz quando está muito chapado [e] doido ”, disse John. “Estávamos sendo "espertos"…. Mas era a cena dele. Esse foi o problema para mim. Era o filme dele e eu estava em seu território. É por isso que eu estava tão nervoso. " É certamente uma prova da importância de Dylan que mesmo uma celebridade tão icônica como John se sentisse intimidada por ele.

Por que ‘Eat the Document’ não foi lançado até a década de 1990

No início dos anos 1970, John ainda não tinha visto Eat the Document. A maioria do público também demoraria muito para ver. De acordo com o livro The Monk’s Record Player: Thomas Merton, Bob Dylan e o Perilous Summer of 1966, Dylan pretendia que o filme fosse transmitido pela ABC-TV.

No entanto, a rede rejeitou o filme por causa de seu estilo de edição estranho. Por anos, Eat the Document circulou apenas por meio de cópias piratas. 

A Rolling Stone relata que não foi até 1998 que o filme obteve um lançamento limitado nos cinemas. Até hoje, a cena em que John interage com Dylan é o momento mais famoso de Eat the Document. Talvez John hesitou em aparecer no filme, mas sua interação na tela com Dylan sempre será uma nota de rodapé interessante na história do rock ‘n’ roll.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário