quinta-feira, 17 de junho de 2021

A discussão na Apple pela música "The Long And Winding Road"

A música "The Long And Winding Road", que faz parte do último álbum da banda, Let It Be, é amplamente considerada como uma das responsáveis da separação.Como a maioria dos fãs dirá, a maior parte de Let It Be foi gravada antes de seu penúltimo álbum Abbey Road, mas essa música foi concluída depois que o álbum foi lançado e em circunstâncias nada agradáveis. Como John Lennon disse em 1980, ao falar com David Sheff: “Ele teve um pequeno surto antes de nos separarmos. Acho que o choque de Yoko Ono e o que estava acontecendo lhe deram um impulso criativo, incluindo ‘Let It Be’ e ‘Long And Winding Road’, porque esse foi o último suspiro dele. ”

Paul McCartney compôs a música como uma balada de piano simples durante alguns dos momentos mais tumultuados dos Beatles. Uma demo foi gravada durante as sessões do The White Album, mas nunca viu a luz do dia. McCartney disse sobre a faixa em Many Years From Now: “Fiquei um pouco enlouquecido e desnorteado naquela época. É uma música triste porque é tudo sobre o inatingível; a porta que você nunca alcança. Esta é a estrada que você nunca chega ao fim. ”

O cantor disse a Barry Miles mais uma vez: “Não soa como ele, porque sou eu cantando e não pareço com o Ray Charles, mas às vezes você tem uma pessoa em sua mente, apenas para uma atitude, apenas para um lugar para estar, de modo que sua mente esteja em algum lugar e não em lugar nenhum, e você a localize pensando, Oh, eu amo aquele Ray Charles, e pense: Bem, o que ele pode fazer então? ”

Até agora tudo bem. É uma história semelhante para muitas músicas dos Beatles. Normalmente chegando como parte de uma sessão de gravação e sob o braço de um único membro da banda, o grupo todos se lançava para tentar e chegar a um ponto gravável, então com a ajuda de George Martin - o lendário produtor da banda - eles iriam juntá-la e colocá-la na fita. É um processo simples que funcionou para a maioria de sua produção. Mas para ‘The Long and Winding Road’ as coisas foram um pouco diferentes.

Inicialmente gravada nas sessões de Get Back em janeiro de 1969, a música foi tocada em algumas ocasiões. Mas foi a sessão deles de 26 de janeiro que foi escolhida por Glyn Johns para aparecer como parte do LP Get Back; o álbum que formaria a base de Let It Be, lançado em 1970. É aqui que as coisas ficaram complicadas.

Phil Spector, o infame produtor e assassino condenado, foi encarregado de lançar Let It Be, e isso significava dobrar muitas músicas para que ele pudesse realizar sua famosa produção "Wall of Sound". “Em‘ The Long And Winding Road ’ele queria fazer um overdub de orquestra e coro, mas não havia as faixas disponíveis na fita”, lembra o engenheiro Brian Gibson ao falar com Mark Lewisohn para seu livro sobre a banda. “Então, ele apagou uma das duas faixas vocais de Paul McCartney para colocar a orquestra.”

Quando a Apple Corps, no momento comandada por Allen Klein, enviou a McCartney o acetato de pré-lançamento da música, Macca explodiu. Ele ficou furioso com o que ouviu e viu como uma injustiça ao seu talento artístico. Ele disse ao Evening Standard em 1970: “O álbum foi concluído há um ano, mas há alguns meses o produtor musical americano Phil Spector foi chamado por John Lennon para arrumar algumas das faixas. Mas, algumas semanas atrás, recebi uma versão remixada da minha música ‘The Long And Winding Road’, com harpas, trompas, uma orquestra e um coro feminino adicionado.

“Ninguém me perguntou o que eu pensava. Eu não conseguia acreditar ”, continuou McCartney. “Nunca teria vozes femininas em um disco dos Beatles. O acetato veio com uma nota de Allen Klein dizendo que achava que as mudanças eram necessárias. Eu não culpo Phil Spector por fazer isso, mas isso só mostra que não é bom eu sentar aqui pensando que estou no controle porque, obviamente, não estou. De qualquer forma, enviei uma carta a Klein pedindo que algumas coisas sejam alteradas, mas ainda não recebi uma resposta. ”

A carta em questão mostra o geralmente moderado McCartney furioso ao testemunhar a manipulação de sua arte. Talvez como uma prova de sua criatividade, a carta de McCartney foi perfeitamente farpada, ele escreveu: 

Caro senhor,

No futuro, ninguém terá permissão para adicionar ou subtrair de uma gravação de uma de minhas canções sem minha permissão.

Eu tinha considerado orquestrar "The Long And Winding Road", mas decidi não fazer isso. Eu, portanto, quero que seja alterado para estas especificações: -

1. Cordas, metais, vozes e todos os ruídos adicionados devem ser reduzidos em volume.

2. A instrumentação vocal e Beatle deve aumentar em volume.

3. A harpa deve ser removida completamente no final da música e as notas originais do piano devem ser substituídas.

4. Nunca mais faça isso.

Assinado

Paul McCartney

c.c. Phil Spector

John Eastman

O álbum Let It Be foi lançado com o corte de Spector para 'The Long and Winding Road' ainda presente, algo com que George Martin se ressentiu: “Isso me deixou com raiva - e deixou Paul ainda mais irritado, porque nem ele nem eu sabíamos sobre isso até que tinha sido feito. Aconteceu nas nossas costas porque foi feito quando Allen Klein estava comandando John. Ele organizou Phil Spector e acho que George e Ringo concordaram com isso. Na verdade, eles fizeram um acordo com a EMI e disseram: ‘Este será o nosso álbum.’ ”

As coisas ficaram mais estranhas depois que eles confirmaram que o nome de George Martin não apareceria no álbum como tinha acontecido em todos os outros álbuns porque ele “'não produziu a coisa final' eu disse, 'Eu produzi o original e o que você deve fazer tem um ditado de crédito: “Produzido por George Martin, superproduzido por Phil Spector”. 'Eles não acharam que era uma boa ideia. ”

O single foi um sucesso chegando ao primeiro lugar da Billboard Hot 100.

source: Far Out Magazine 

14 comentários:

  1. O pai da criança,no caso paul Mac cartney, é que sabe como quer vê lá vestida

    ResponderExcluir
  2. Todos os lançamentos dos Beatles, sempre gostei, Inclusive assisti Sgt Pipper onde tocou essa música com o Peter Frampton Achei linda demais onde a tradução é linda. Nunca existirá uma Banda igual, Sou fã de Carteirinha Beatles maníaco.


    ResponderExcluir
  3. Engraçado que, com todas essas modificações ela se tornou o último single lançado em diversos países e alcançou o número 01 na América o que prova que, as alterações não foram tão ruins a ponto de prejudicar a obra e seu autor. Acredito que, naqueles tempos, a vaidade estava falando mais alto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foram as alterações do maníaco Phil Spector que fizeram a canção alcançar o topo da bilboard. A canção é incrível e teria chegado ao topo de qualquer maneira. Melhor que tivesse sido do jeito que Macca queria, por ser o autor. O que John, Allen, Phil e o resto da gangue fizeram naquele álbum foi puramente proposital para se vingar da mania do Paul de querer tudo a seu modo.

      Excluir
  4. É uma das belíssimas músicas que quando ouço fico emocionado pela obra de Paul McCartney que ele fez junto com os beatles !

    ResponderExcluir
  5. O importante foi o produto final.Excelente! Uma obra de arte musical!

    ResponderExcluir
  6. Macca um ponto fora da curva naquele quarteto.....Martin fundamental....McCartney sobrava...os demais se deram bem, isso sim!!!

    ResponderExcluir
  7. Realmente o tempo é o melhor juiz a música permanece até hoje e Sir Paul ainda é o melhor Beatle

    ResponderExcluir
  8. Para mim a orquestra e o coro sao lindos e sem nunca saber dessa história achava isso genial. Sempre pensei q era um toque do GM.

    ResponderExcluir
  9. Esse arranjo é perfeito, maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  10. É a tal fogueira da vaidade...
    Julgo o produto final poderoso, antológico; valorizado pelo coral e naipe de cordas.

    ResponderExcluir
  11. Eu amo essa música do jeito que ela é, me emociono toda vez que ouço. Inclusive é a música que quero que toque em meu funeral.

    ResponderExcluir