terça-feira, 15 de junho de 2021

John Lennon explica o verso de ‘Eu não acredito nos Beatles’ em "God"

Durante uma entrevista, John revelou exatamente o que quis dizer quando cantou a letra "I Don’t Believe in Beatles’' na música God do álbum Plastic Ono Band de 1970.

Em primeiro lugar, um pequeno histórico. O livro Lennon Remembers é uma longa entrevista com John. Durante a entrevista, John falou com Jann S. Wenner da Rolling Stone sobre tudo, de Orson Welles a Sgt. Lonely Hearts Club Band de Pepper para a carreira solo de George Harrison.

Wenner perguntou a John sobre "God", uma das faixas mais famosas do álbum mais recente do álbum Plastic Ono Band. “God” é uma faixa onde John lista uma série de coisas em que não acredita, de Deus a Elvis Presley e Buda. No final de “God”, John revela que só acredita em si mesmo e em Yoko Ono. Wenner queria que John contasse a ele sobre a frase “Eu não acredito nos Beatles”.

“Não sei quando percebi que estava desprezando todas essas coisas em que não acredito”, disse John. “Eu poderia ter continuado. Era como uma lista de cartões de Natal - onde eu termino? [Winston] Churchill, e quem eu perdi? Ficou assim e eu tive que parar…. Eu ia deixar uma lacuna e dizer, apenas preencha a sua, para quem você não acredita. Simplesmente saiu do controle. Mas os Beatles foram a última coisa, porque é como se eu não acreditasse mais em mitos, e os Beatles são outro mito. Eu não acredito nisso. O sonho acabou. Não estou apenas falando sobre o fim dos Beatles, estou falando sobre a coisa da geração. O sonho acabou, e eu pessoalmente tenho que voltar à chamada realidade. ” Além disso, John revelou que combinou várias canções para criar a letra de "God".

Depois, Wenner disse que “God” foi o maior sucesso de rádio de John Lennon / Plastic Ono Band. Ele perguntou a John se ele previu se o rádio aceitaria a faixa. John disse que “Look at Me” foi inicialmente a música mais popular do álbum. Ele achava que era porque a música era "fácil" e lembrava o trabalho dos Beatles. No entanto, ele disse que “God” e “Working Class Hero” eram “provavelmente os melhores tipos de ideias” em John Lennon / Plastic Ono Band.

A afirmação de Wenner em Lennon Remembers estava realmente errada. “God” não era a música mais popular de John Lennon / Plastic Ono Band. “Mother” alcançou a posição 43 na Billboard Hot 100. Enquanto isso, “God” não apareceu em nenhum gráfico.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário