domingo, 6 de junho de 2021

Os Beatles em fuga da Índia e a origem de Sexy Sadie

Quando a música Sexy Sadie saiu no Álbum Branco,que era sobre o Maharishi Mahesh Yogi,John estava disposto a aprender os seus ensinamentos,mas no final foi decepcionante e John desabafou ao fazer a música,chamando o "guru" de "babaca".

“É sobre o Maharishi, sim”, lembrou Lennon mais tarde em sua vida. “Eu me esquivei e não escrevi 'Maharishi, what have you done? You made a fool of everyone/Maharishi, o que você fez? Você fez de tolo todo mundo’. ” Foi uma época desastrosa para Lennon. O cantor ainda estava lutando para se encontrar dentro de seu novo paradigma e os ensinamentos de Maharishi ofereceram uma nova luz para ele seguir. Acompanhado por George Harrison, Lennon pensou que tinha encontrado sua cara no Guru.

Em vez disso, enquanto o grupo estava na Índia depois que Ringo Starr e Paul McCartney deixaram o ashram, o amigo de Lennon, Alexis Madras, chegou com más notícias. “Alexis e uma outra meditadora começaram a plantar as sementes da dúvida em mentes muito abertas”, lembrou Cynthia Lennon. "Declarações de Alexis sobre como o Maharishi tinha sido indiscreto com uma certa senhora, e que canalha ele estava ganhando impulso. Tudo, posso dizer, sem um único resquício de evidência ou justificativa. Era óbvio para mim que Alexis queria sair e mais do que tudo ele queria que os Beatles também. ”

Se Alexis Madras estava totalmente preocupado em tirar a banda dos ensinamentos da Maharishi ou não, Paul McCartney também se lembra de toda a aventura também. “Foi um grande escândalo”, lembra ele para o livro Many Years From Now de Barry Miles. “Maharishi tentou escapar com uma das garotas. Eu disse: ‘Diga-me o que aconteceu?’ John disse: ‘Lembra daquela garota americana loira de cabelo curto? Como uma sósia de Mia Farrow. Ela se chamava Pat ou algo assim '. Eu disse,' Sim '. Ele disse: ‘Bem, Maharishi tentou atacá-la’. Então eu disse: ‘Sim? O que há de errado com isso? '' Ele disse: 'Bem, você sabe, ele é apenas um maldito velho como todo mundo. Que porra, não podemos seguir isso! ’

Enquanto para Harrison e Lennon, o ato manchou todo o ensino do guru, para Macca foi um pouco diferente. “Eles ficaram escandalizados. E fiquei bastante chocado com eles; Eu disse: 'Mas ele nunca disse que era um Deus. Na verdade, muito pelo contrário. Ele disse: ‘Não me trate como um Deus, sou apenas um professor de meditação’. Não havia nada sobre você não tocar em mulheres, certo? Não houve voto de castidade envolvido. 'Então, eu não pensei que fosse motivo suficiente para deixar todo o centro de meditação. "

John Lennon e George Harrison fizeram, no entanto, e até começaram a compor a música ‘Sexy Sadie’ imediatamente com o título original de ‘Maharishi’. “Isso foi escrito quando estávamos saindo, esperando que nossas malas fossem feitas e colocadas no táxi que parecia nunca chegar”, lembrou Lennon em 1974. “Nós pensamos: 'Eles estão deliberadamente mantendo o táxi atrás para que possamos fugir do acampamento desse louco." E tínhamos o grego louco conosco, que era paranóico como o diabo. Ele continuava dizendo: "É magia negra, magia negra. Eles vão mantê-lo aqui para sempre. 'Devo ter fugido porque estou aqui. "

Harrison ajudou a temperar a língua ceifadora de Lennon, “John tinha uma música que ele começou a escrever e estava cantando: 'Maharishi, what have you done? /Maharishi, o que você fez?' E eu disse: 'Você não pode dizer isso, é ridículo'”, Harrison disse no Anthology. “Eu inventei o título de‘ Sexy Sadie ’e John mudou‘ Maharishi ’para‘ Sexy Sadie ’. John voou de volta para Yoko na Inglaterra e eu fui para Alexis Madras e ao sul da Índia e passei mais algumas semanas lá. ”

A Tia Mimi,em uma carta para uma fã,em 07 de setembro de 1967,dizia “Eu não entendo por que eles precisam de um indiano ou da Índia para meditar. Isso pode ser feito aqui sem qualquer problema. Os ensinamentos básicos da igreja lhes darão tudo o que parecem estar procurando."

source: Far Out Magazine e Diário dos Beatles e Daily Mail UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário