terça-feira, 29 de junho de 2021

John Lennon odiava ser um artista

John Lennon,quando era adolescente,assistiu um filme do Elvis no cinema em Liverpool,vendo a reação da platéia disse "esse é um bom trabalho" e desejou junto com os amigos,quando montou uma banda de rock,sempre querendo chegar no topo sem desistir de seus sonhos.Mas com tempo,John percebeu o preço que tinha pago por ser um grande artista,mostrando um pouco de arrependimento,depois da separação dos Beatles.

“Se eu pudesse ser um maldito pescador, eu seria”, disse Lennon descaradamente à Rolling Stone em 04 de fevereiro de 1971. “Se eu tivesse a capacidade de ser outra coisa que não sou, eu o faria. Não é divertido ser um artista. Você sabe como é escrever, é uma tortura. Eu li sobre Van Gogh, Beethoven, qualquer um dos filhos da puta. Se eles tivessem psiquiatras, não teríamos as ótimas fotos de Gauguin. Esses bastardos estão apenas nos sugando até a morte; é tudo o que podemos fazer, é como animais de circo ”, acrescentou.

O comentário de Lennon sobre ser sugado até a morte devido às exigências para que ele continuasse a apaziguar as massas é comovente. A declaração reflete onde ele estava em seu estado de espírito após a separação dos Beatles e como ele lutou mesmo com imensas riquezas. Lennon andou no carrossel da fama por quase uma década e se viu não mais tratado como um humano, mas sim como uma mercadoria.

Lennon continuou: “Eu me ressinto de ser um artista, nesse aspecto, eu me ressinto de atuar para idiotas que não sabem de nada. Eles não podem sentir. Eu sou aquele que está sentindo porque eu sou aquele que está expressando. Eles vivem indiretamente através de mim e de outros artistas, e somos nós que estamos até com os boxeadores - quando Oscar entra no ringue, eles estão vaiando pra caralho, ele só bate em Clay uma vez e todos estão torcendo por ele. Eu preferiria estar na plateia, na verdade, mas não sou capaz disso.

“Uma das minhas grandes coisas é querer ser pescador. Eu sei que parece bobo - e eu preferiria ser rico do que pobre, e todo o resto dessa merda - mas eu gostaria que a dor fosse ignorância ou felicidade ou algo assim. Se você não sabe, cara, então não há dor; é assim que eu expresso ”, acrescentou o ex-Beatle.

Esses comentários explicam a década que se seguiria para Lennon e seu crescente desconforto em relação à indústria da música. Ele sabia que não tinha escolha a não ser continuar este transportador mortal. No entanto, em alguns anos, quando ele finalmente deu um passo para trás pela primeira vez em sua vida adulta e se tornou um homem de família que não sentia mais a pressão de apaziguar os fãs constantemente, foi quando ele estava mais feliz.

As preocupações constantes de estar no centro das atenções finalmente se dissiparam de Lennon, e ele estava finalmente satisfeito. Não se tratava de fama ou riqueza para Lennon, embora ajudasse, era sobre se sentir em paz com a vida.

source: Far Out Magazine

Um comentário: