segunda-feira, 7 de junho de 2021

Há 50 anos,John Lennon,Yoko e Frank Zappa fizeram a única apresentação juntos

Em uma noite em 06 de junho de 1971, no Fillmore East de Nova York, Yoko Ono e John Lennon foram acompanhados por outro músico peculiar que exigia os mesmos valores de inovação criativa; Frank Zappa. Um dos loucos do rock and roll, Zappa fez seu nome vivendo na vanguarda do rock experimental.

Tudo aconteceu em circunstâncias muito estranhas. “Um jornalista da cidade de Nova York me acordou - batendo na porta e estava lá com um gravador e disse: 'Frank, gostaria de apresentá-lo a John Lennon', você sabe, esperando que eu suspirasse e caisse no chão ”, Zappa relembrou em seu disco Interview Picture Disc de 1984. “E eu disse: 'Bem, tudo bem. Entre. '”

Photo by Joe Sia

Acrescentando: “E nós sentamos e conversamos, e acho que a primeira coisa que ele me disse foi: 'Você não é tão feio quanto pensei que seria'. De qualquer forma, achei que ele tinha um ótimo senso de humor , então eu o convidei para vir e tocar conosco no Fillmore East. Já tínhamos reservado um caminhão de gravação porque estávamos fazendo o álbum Live at the Fillmore na época. ” Acabaria sendo um dos momentos mais marcantes da história do rock, com o Beatle e a fera duelando no palco.

A filmagem abaixo mostra Zappa e The Mothers of Invention dando as boas-vindas à realeza do rock and roll Yoko Ono e John Lennon no palco em Fillmore East, Nova York, para um público de boca aberta. Um bando de músicos dignos de atenção. O grupo pulsante não iria desapontar.

Photo by Joe Sia

“Para aqueles de vocês na banda que não têm ideia do que está para acontecer, isso é em Lá menor, e não são as mudanças padrão do blues”, Zappa diz ao apresentar “Well (Baby Please Don't Go)”. "Mas está perto." "Essa é uma música que eu costumava cantar quando estava no Cavern em Liverpool", acrescenta Lennon. "Eu não fiz isso desde então."

As jams subsequentes de ‘Jamrag’, ‘King Kong’ e ‘Scumbag’ permitem que o lado experimental de Yoko Ono venha à tona com segurança.

Lennon disse mais tarde à BBC sobre a apresentação: “Era uma coisa do tipo 12 compassos que eu costumava fazer no Cavern. Foi muito bom com Zappa porque ele está muito longe, como se costuma dizer - então nos combinamos muito bem. ”

Três semanas depois, o Fillmore East fechou. Quando Some Time in New York City foi lançado no ano seguinte, Zappa ficou surpreso que "King Kong" agora se chamava "Jamrag" - gíria britânica para um absorvente higiênico - e foi creditado a Lennon e Ono.

Photo Amalie R. Rothschild, 1971

"Depois que eles sentaram conosco, um acordo foi feito para que ambos tivéssemos acesso às fitas", disse Zappa. “Ele queria lançá-lo com sua mixagem, e eu tinha o direito de lançá-lo com minha mixagem - então foi assim que aquela seção surgiu.

"A parte ruim é que há uma música que escrevi chamada 'King Kong' que tocamos naquela noite, e não sei se foi ideia de Yoko ou de John, mas eles mudaram o nome da música para 'Jamrag, "deram a si próprios o crédito de escrever e publicar, colaram em um álbum e nunca me pagaram", acrescentou Zappa. "Obviamente não era uma música de jam session: tem uma melodia, tem uma linha de baixo; é obviamente uma música organizada. Um pouco decepcionante."

source: Far Out Magazine e Ultimate Classic Rock

10 comentários:

  1. Sabia desse super encontro e houve admiração de ambas as partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal ,duro é a yoki estragando a música

      Excluir
    2. Real ela acabou com tudo ,o Jhon deixava ela fazer essas merdas

      Excluir
  2. Isso é meio século protoconizado por este Mito do rock que é John Lennon . parabéns por esta relíquia.

    ResponderExcluir
  3. Este encontro está registrado no álbum de John Lennon, "Sometime em NYC" de 1972. Eu tenho em vinil desde a adolescência (que já faz séculos kkk...)

    ResponderExcluir
  4. Existe no Youtube o show gravado, as duas versões?!!! Alguem sabe?!!!!

    ResponderExcluir
  5. Só não entendí o que a Yoku estava fazendo no palco e ainda resolveu estragar a apresentação.

    ResponderExcluir