domingo, 18 de julho de 2021

A música ‘Maxwell’s Silver Hammer’ que todos os Beatles desprezavam

 Photo Linda McCartney

A música ‘Maxwell’s Silver Hammer’,com o seu compositor Paul McCartney que exigiu e testou muito da paciência dos outros 3 membros da banda.Demorou horas e horas de sessões com o baixista, mesmo contratando um engenheiro de estúdio para sair e buscar uma bigorna de ferreiro como parte do processo de produção. Mesmo depois disso, o cantor ainda não estava feliz, “A pior sessão de todos os tempos foi‘ Maxwell’s Silver Hammer ’,” o geralmente afável Ringo Starr disse à Rolling Stone. “Foi a pior faixa que já tivemos de gravar. Isso durou semanas.

John Lennon havia retornado cautelosamente ao estúdio após um acidente de carro quase fatal ao lado de sua parceira Yoko Ono. Isso significava que o cantor tinha um pouco mais de liberdade para deixar o estúdio quando necessário e muitas vezes aproveitava a chance. Ele não precisou de nenhum convite extra durante esta sessão meticulosa e foi rápido em deixar as gravações estranhas o mais rápido possível.

“Eu odiava”, disse John Lennon a David Sheff para a Playboy em 1980. “Tudo que lembro é da faixa - ele nos obrigou a tocá-la cem milhões de vezes”. Ele foi rápido em mirar na qualidade da faixa também: “Ele fez de tudo para torná-la um single e nunca foi e nunca poderia ter sido. Mas [Paul] colocou licks de guitarra nela e ele teve alguém batendo em peças de ferro e nós gastamos mais dinheiro naquela música do que qualquer uma delas em todo o álbum. ”

George Harrison ficou igualmente impressionado com a faixa e já havia lutado com McCartney sobre muitas composições de músicas diferentes - na verdade, era parte da razão pela qual Harrison havia deixado a banda de vez em quando. “Às vezes, Paul nos fazia tocar essas músicas realmente escabrosas”, disse ele a Crawdaddy de acordo com The Beatles Bible na década de 1970. “Quer dizer, meu Deus,‘ Maxwell’s Silver Hammer ’era tão escabrosa”

Apesar da crescente frustração com a faixa, McCartney permaneceu positivo na época de sua gravação. “Foi a melhor peça de rádio que já ouvi na minha vida, e a melhor produção, e Ubu foi tocado de forma tão brilhante”, disse ele no livro de Barry Miles, Many Years From Now. “Foi apenas uma sensação. Essa foi uma das grandes coisas do período para mim ”, proclamou Paul.

No mesmo livro, que foi escrito pelo amigo íntimo de McCartney, o Beatle tentou apoiar o material e ofereceu um olhar mais aprofundado sobre a formação da faixa: “Miles e eu costumávamos falar muito sobre a sociedade patafísica e alcoolismo. Então, coloquei isso em uma das canções dos Beatles, ‘Maxwell’s Silver Hammer’ ”, disse ele, antes de explicar o conteúdo lírico de ‘Joan was quizzical, studied pataphysical science in the home… ’-“ Ninguém sabe o que significa; Eu só expliquei para Linda outro dia. Essa é a coisa linda sobre isso. Eu sou a única pessoa que já colocou o nome da patafísica nas paradas de sucesso, vamos lá! Foi ótimo. Eu amo esses pequenos toques surreais. ”

No entanto, com o passar dos anos, Paul confessou que a faixa errou o alvo: “'Maxwell's Silver Hammer' foi minha analogia para quando algo dá errado do nada, como tantas vezes acontece, como eu estava começando a descobrir naquela época da minha vida ”, comentou mais tarde. “Eu queria algo simbólico disso, então, para mim, era algum personagem fictício chamado Maxwell com um martelo de prata. Eu não sei por que era prata, apenas soava melhor do que o martelo de Maxwell. Era necessário para a digitalização. Ainda usamos essa expressão mesmo agora, quando algo inesperado acontece. ”

source: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário