segunda-feira, 12 de julho de 2021

Norman Smith,de engenheiro a cantor e quase compositor dos Beatles

 Norman Smith com os Beatles na mesa

O engenheiro de som Norman Smith estava certamente na vanguarda do sucesso da banda e fez parte do processo de gravação de mais de 100 músicas dos Fab Four. Trabalhando como engenheiro para a EMI, o último trabalho de Norman Smith com a banda veio no Rubber Soul em 1965.

Mas não começou tão fácil: “Tive que começar bem do fundo, como serviçal, mas mantive meus olhos e ouvidos abertos, aprendi muito rápido e não demorou muito para chegar à mesa de mixagem . Naquela época, todo artista em potencial que chegava precisava fazer um teste de gravação, e foi isso que começamos a fazer como engenheiros, porque não podíamos realmente estragar nada. Normalmente, cada um dos produtores da EMI tinha seus próprios assistentes e eles eram os únicos a ficar de olho no talento em potencial, e isso é o que eu estava fazendo quando um dia apareceu esse grupo com cortes de cabelo engraçados. ”

Smith permaneceu com a banda desde seu primeiro teste de artista em 1962 até as sessões finais do Rubber Soul antes de partir para se tornar um produtor sênior, lançando o segundo e quarto álbuns do Pink Floyd. Smith até mesmo teve uma carreira paralela como artista, lançando várias canções sob o pseudônimo de "Hurricane Smith",sucessos como "Don't Let It Die". No entanto, foi durante seu tempo com os Beatles que ele ganhou seu apelido mais universal - “Normal”.

Norman Smith com George Martin

Concedido a ele por John Lennon, Norman Smith recebeu o apelido de "Normal" por Lennon e pelo grupo por seu comportamento imperturbável e direto. É o tipo de apelido que só se dá a um amigo e a aceitação da banda certamente o colocou no caminho de seu próprio sucesso. “Todos nós nos demos muito bem. Eles costumavam me chamar de 'Normal' e, ocasionalmente, '2dBs Smith' porque em algumas ocasiões eu pedia a um deles para diminuir seu amplificador de guitarra alguns decibéis ”, lembrou Smith a Mark Lewisohn para The Complete Beatles Recording Sessions .

Smith se tornou uma parte próxima da máquina dos Beatles e quase contribuiu com uma música para o álbum Help !. “Escrevo canções desde pequeno e, em 1965, escrevi uma com John Lennon em mente”, lembrou Smith a Lewisohn. “Eles estavam chegando ao fim do Help! e precisavam de mais uma música. George Martin e eu estávamos na sala de controle esperando que eles se decidissem e eu disse: 'Eu sei que eles já ouviram tudo isso antes, mas por acaso tenho uma música no bolso'. e diga a eles. 'Mas eu estava muito nervoso, então George gritou:' Paul, você pode subir? Norman tem uma música para você. _ Paul parecia chocado. 'Sério, Normal?' - esse era um dos apelidos deles para mim - 'Sim, sério.'

“Então nós fomos para o estúdio três e eu sentei ao piano e toquei a música”, continuou Smith. “Ele disse 'Isso é muito bom, posso ouvir John cantando isso!' Então, levantamos John, ele ouviu e disse: 'Isso é ótimo. Vamos fazer isso. "Paul me pediu para fazer uma versão demo, para todos aprenderem. Dick James, o editor musical, estava lá enquanto tudo isso acontecia e antes de irmos para casa naquela noite, ele me ofereceu £ 15.000 para comprar a música imediatamente. Eu não conseguia falar, mas olhei para George e seus olhos estavam se voltando para o teto, significando 'peça mais'. Então eu disse ‘Olha, Dick, falarei com você amanhã sobre isso’.

George Martin,Paul McCartney e Norman Smith na mesa

“Eu fiz a demo, mas no dia seguinte os Beatles chegaram parecendo um pouco envergonhados, rostos compridos. _Olá, Norm. _ Eu pensei, hmm, eles não estão tão animados quanto eu, o que há de errado? Com certeza, Paul e John me chamaram ao estúdio e disseram ‘Olha, definitivamente gostamos da sua música, mas percebemos que Ringo não tem um vocal no LP, e ele precisa ter um. Faremos o seu outra hora, ok? "Então lá se foi £ 15.000 em um piscar de olhos. No LP seguinte, eles progrediram tanto que minha música nunca mais foi considerada. ”

Norman Smith

Isso não seria o fim de Norman “Normal” Smith, no entanto. O engenheiro tinha uma carreira florescente pela frente, tanto como produtor quanto como artista. Quando teve a oportunidade de escrever suas memórias, o livro John Lennon Called Me Normal. Ele fez parte do processo de gravação dos Beatles, foi piloto de planador da RAF, produziu o trabalho do Pink Floyd,além de vários sucessos como cantor.

Norman Smith morreu em 2008.

source: Far Out Magazine

2 comentários:

  1. COMO MEU CASAMENTO FOI RESGATADO PELO TRABALHO PODEROSO DE UM GRANDE ESPIRITUALISTA * ESTOU TÃO GRATUITO A ELE POR ME AJUDAR !!!.

    Estou casado há 10 anos e tenho 2 filhos. Conheci meu marido quando tinha apenas 14 anos no colégio. Já passamos por bons e maus momentos, bem como por muitos dos principais marcos da vida, ao longo dos anos em que estivemos juntos. Ainda vejo aquele gostoso de 17 anos quando olho para ele todos esses anos. Tivemos altos e baixos, brigas de gritos, sexo inventado e desentendimentos. Mas à medida que nos aproximamos da meia-idade, algo mudou nele. Depois de estar em relacionamento com ele por anos, ele terminou comigo, fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria de volta por causa de o amor que tenho por ele, implorei a ele, fiz promessas, mas ele recusou.
    Expliquei meu problema para alguém que conheci na internet e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um espiritualista, Dr.Wealthy o grande espiritualista e que ele poderia me ajudar a lançar um feitiço que trará meu marido de volta, mas eu sou do tipo que nunca acreditei em feitiço, não tive escolha a não ser contatá-lo, mandei um e-mail para o lançador de feitiço, e ele me disse que não havia problema que tudo ficaria bem antes de sete dias, que meu Ex voltará para mim depois de sete dias, ele fez sacrifícios e lançou um feitiço e surpreendentemente no sétimo dia, era por volta das 17 horas, meu ex me ligou, fiquei tão surpreso, atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava tão arrependido de tudo o que aconteceu, e que ele queria que eu voltasse para ele, que ele me ama tanto. Fiquei tão feliz e fui até ele, foi assim que começamos a viver juntos felizes novamente com nossos 2 filhos que ele abandonou comigo. Desde então, prometi que qualquer pessoa que conheço que tenha um problema de relacionamento, eu ajudaria essa pessoa, referindo-a ao único genial e poderoso lançador de feitiços que me ajudou com meu próprio problema.
    Aconselho veementemente que qualquer pessoa com problemas semelhantes em seu relacionamento ou algo diferente deve, sem hesitação, entrar em contato com o genial e poderoso espiritualista através de seu e-mail: wealthylovespell@gmail.com

    Número do Whatsapp: +2348105150446


    * DEUS É VERDADEIRAMENTE FIEL *

    ResponderExcluir
  2. Beatles x feitiço espiritualista...kkk...surreal!

    ResponderExcluir