quinta-feira, 1 de julho de 2021

John Lennon o 'Homem de Lugar Nenhum'

 Photo by Robert Whitaker

Quando John buscava compor algo,ele se inspirava no dia a dia ou num momento,como foi a Nowhere Man.

“Eu passei cinco horas naquela manhã”, disse John Lennon à revista Playboy, “tentando escrever uma música que fosse significativa e boa, e finalmente desisti e me deitei. Então, ‘Nowhere Man’ veio, palavras e música, toda a maldita coisa enquanto eu estava deitado. ” No que diz respeito a deitar, isso não é ruim, fazer uma pausa e conseguir reunir um que foi mapeado em territórios de todo o mundo em vez de ficar deitado em um poço cada vez mais profundo de autoquestionamento é um triunfo que provavelmente apenas John Lennon é capaz.

Dado o quanto Lennon adorava se deitar, sua música 'I'm Only Sleeping' é uma prova disso, e da natureza da letra da música, então talvez não seja tão surpreendente que um pouco de ociosidade a tenha trazido à superfície . “Eu estava sentado, tentando pensar em uma música”, disse Lennon, “E pensei em mim mesmo sentado lá, sem fazer nada e indo a lugar nenhum. Depois que pensei nisso, foi fácil. Tudo saiu. Não, eu me lembro agora, eu realmente parei de tentar pensar em algo. Nada viria. Eu estava chateado e fui deitar, tendo desistido. Então eu pensei em mim mesmo como 'Homem de Lugar Nenhum' - sentado em sua terra de lugar nenhum. ”

Visitando seu parceiro no dia seguinte, McCartney relembrou os momentos pessoais dentro da música: “Quando eu saí para escrever com ele no dia seguinte, ele estava dormindo no sofá, com os olhos muito turvos. Era realmente uma música anti-John. Ele me disse mais tarde, ele não me disse então, ele disse que tinha escrito sobre si mesmo, sentindo que não estava indo a lugar nenhum. Acho que na verdade era sobre o estado de seu casamento.

“Foi em um período em que ele estava um pouco insatisfeito com o que estava acontecendo”, continuou Macca. “No entanto, levou a uma música muito boa. Ele a tratou como uma música de terceira pessoa, mas foi inteligente o suficiente para dizer: ‘Ele não é um pouco como você e eu?’ - ‘Eu’ sendo a palavra final. ”

“Pensei em mim mesmo sentado ali”, Lennon refletiu certa vez, “Não fazer nada e não chegar a lugar nenhum”, e esse é o mesmo dilema em que o protagonista da peça se encontra. Assim como a letra sugere: “Knows not where he’s going to / Isn’t he a bit like you and me?" - o protagonista está longe de estar sozinho.

Foi um período de ociosidade que se mostrou incrivelmente lucrativo para os Fab Four também. Além da receita gerada com o produto final, as próprias letras originais escritas à mão renderam um belo centavo, sendo vendidas por US $ 455.500 em um leilão em Nova York em 2003. Nada mal para algo arranhado no tapete após uma soneca.

source: Far Out Magazine

3 comentários:

  1. O RIO DE JANEIRO, CONTINUA LINDO...APESAR DE TUDO.

    ResponderExcluir
  2. John Lennon foi e sempre será o meu maior ídolo musical, foi quem formou a maior Banda de todos os tempos THE BEATLES....

    ResponderExcluir