quarta-feira, 7 de julho de 2021

O cuidado que John Lennon teve até o final com a música ‘Norwegian Wood’

Photograph by Michael Peto

A música ‘Norwegian Wood’ sempre foi criticada, mas não porque foi escrita sobre uma amante de John Lennon, o que era, mas porque foi acusada de outro tipo de trapaça. Bob Dylan afirmou que "Norwegian Wood" era tão parecido com seu estilo que ele até fez uma paródia da música chamada "4th Time Around", que parecia zombar deliberadamente de John Lennon.

Ouvindo Rubber Soul, Dylan respondeu: “O que é isso? Sou eu, Bob. [John] está me matando! Até mesmo Sonny e Cher estão me fazendo, mas, porra, eu inventei isso. ” Foi um ponto de frustração para Dylan, mas o processo viu Lennon finalmente atingir seu potencial.

Lennon ficou em cima do muro quando foi questionado sobre sua opinião sobre a faixa, '4th Time Around', uma música que muitos sugerem ser Dylan mirando em Lennon, da Rolling Stone em 1968. Ele evitou novos confrontos, afirmando: “Eu não fiz gosto disso ... eu estava muito paranóico. Eu só não gostei do que senti que estava sentindo - pensei que era uma encenação completa, você sabe, mas não era. Foi ótimo."

Na verdade, porém, a música foi deliberadamente enrolada em metáfora e mística, bem como Bob Dylan fez, porque Lennon estava intensamente paranóico que ele revelaria o sentimento oculto da música e seu segredo exposto - o caso extraconjugal que ele tinha gostado. “‘ Norwegian Wood ’é minha música completamente. Era sobre um caso que eu estava tendo ”, respondeu Lennon ao falar com David Sheff em 1980.

“Fui muito cuidadoso e paranóico porque não queria que minha esposa, Cynthia, soubesse que realmente havia algo acontecendo fora de casa. Eu sempre tive algum tipo de caso acontecendo, então eu estava tentando ser sofisticado ao escrever sobre um caso ... mas de uma forma como uma cortina de fumaça que você não poderia dizer. Mas não consigo me lembrar de nenhuma mulher específica com a qual isso tenha a ver. "

Uma maneira pela qual Lennon conseguiu manter o caso em segredo, mesmo depois de colocá-la no disco, foi o uso de um instrumento; a cítara. Isso distraiu os fãs casuais do conteúdo em questão. “Eu tinha comprado, antes, uma cítara miserável em Londres ... e toquei a parte‘ Norwegian Wood ’”, lembra George Harrison em 1980, que tocava o instrumento.

Em uma entrevista à Rolling Stone em 1971, John Lennon explicou por que foi decidido usar a cítara nessa música. Ele lembrou: “Acho que foi no estúdio. George tinha acabado de pegar a cítara e eu disse: 'Você poderia tocar este pedaço ?' Passamos por muitos tipos diferentes de versões da música, nunca estava certa e eu estava ficando muito bravo com isso, não estava saindo como eu disse. Eles disseram: 'Bem, apenas faça como quiser' e eu disse: 'Bem, eu só quero fazer assim'. ”

Adicionando: “Eles me soltaram e eu toquei o violão bem alto no microfone e cantei ao mesmo tempo e então George pegou a cítara e eu perguntei a ele se ele poderia tocar a parte que eu havia escrito, você sabe, dee diddley dee diddley dee, aquele bit, e ele não tinha certeza se poderia tocá-la porque não tinha feito muito na cítara, mas estava disposto a tentar, como é seu costume, e ele aprendeu um pouco e depois fez o overdub. Acho que fizemos em seções. ”

source: Far Out Magazine

Um comentário:

  1. Norwegian Wood é uma das minhas favoritas porque eu tento tocar imitando John Lennon . Mesmo que fique uma porcaria,ele acharia engraçado

    ResponderExcluir