sábado, 24 de julho de 2021

Richard Lester fala sobre os Beatles como atores em A Hard Day’s Night

Paul McCartney estrelou ao lado de seus companheiros de banda o primeiro longa-metragem dos Beatles, A Hard Day's Night. O diretor do filme, Richard Lester, confessou que ele "se esforçou demais" ao atuar no set. Por outro lado, Lester elogiou George Harrison por suas performances quase sem esforço.

O filme dos Beatles, A Hard Day’s Night, foi um grande sucesso para a banda e até recebeu indicações para prêmios. O filme foi lançado em 1964 e contou a história fictícia da banda lutando para organizar suas vidas em torno de uma performance ao vivo na TV. A banda também foi atingida por obstáculos como hordas de fãs apaixonados perseguindo-os e o avô trapalhão de Paul McCartney. Anos depois, o diretor do filme, Lester, revelou o que pensava de cada um dos membros da banda e como era filmar com Paul.

Sobre a projeção dos produtores para o futuro da banda, Lester disse: “A ideia do filme veio do departamento de cinema da United Artists no início de 1964, e eles disseram que só fariam se fosse barato e em preto e branco e se pudéssemos terminar em julho. Eles pensavam que os Beatles seriam uma força esgotada no final do verão. ”

Ele acrescentou: “Antes de começarmos a filmar os Beatles, fizemos The Ed Sullivan Show nos Estados Unidos e o mundo mudou, então, quando se tratou de fazer o filme, já estávamos lucrando com as encomendas da trilha sonora do álbum. Ninguém nunca tinha ouvido falar de tal coisa. ”

Ele continuou dizendo que suspeitava que uma toupeira na equipe de produção do filme estava vazando informações para os fãs. “Sempre que tínhamos permissão da polícia para filmar em uma rua, milhares e milhares de fãs apareciam. A polícia, então, rasgaria a permissão e teríamos que encontrar outro lugar para fazer os dois. Mesmo antes das mídias sociais, as pessoas sabiam de tudo e podiam rastrear suas bandas favoritas. Nunca estávamos filmando em um local favorito, apenas tínhamos que filmar o máximo que pudéssemos antes de sermos vistos. ”

O diretor disse ao BFI em 2012: “Acho que o problema de Paul, ele era tão entusiasta do cinema, do cinema, da arte, do zeitgeist - o que estava acontecendo - que às vezes atrapalhava.

“Acho que Paul se esforçou mais do que deveria.”

Enquanto Paul precisava de melhorias, Lester elogiou George Harrison e suas habilidades de atuação surpreendentemente boas.

Ele disse: “George, eu acho, foi o ator mais eficaz do começo ao fim.

“Ele tentou menos, mas sempre acertou bem no meio, e eu sempre soube o que conseguiria com George.”

O diretor também falou abertamente sobre como trabalhar com John Lennon.

Embora ele tenha um bom desempenho no set, Lester confessou que recebeu algumas palavras ásperas durante as filmagens.

John Lennon, entretanto, "tinha algumas palavras cortantes para mim às vezes" e disse que havia preocupações de antemão sobre a cena solo de Ringo Starr, filmada ao longo do Tamisa perto de Kew Gardens, mas Lester não duvidou por um momento que o baterista poderia fazer o que foi perguntado a ele.

Ele disse: “John não era conhecido por aturar tolos, e provavelmente eu caí na categoria de tolos."

“Ele estava sempre disposto a espetar a pompa em torno dele, e acho que não pode haver pessoa mais pomposa no set do que o diretor.

“Então, eu tenho feridas. Mas tenho uma admiração muito, muito grande por John. ”

Apesar de suas palavras cruzadas, Lester acrescentou que eles mantiveram um forte relacionamento bem depois que as filmagens terminaram.

Ele disse: “Acho que posso aceitar todas as suas críticas [porque] foram feitas com o melhor gosto possível.

“Espero ter estabelecido um relacionamento com todos eles. Passei muito tempo com John, nunca fiquei menos do que impressionado.

“Ele é uma das três ou quatro pessoas na minha vida que me moldaram.”

Depois que A Hard Day’s Night foi lançado, Lester trabalhou com os Fab Four uma segunda vez para produzir Help! em 1965 e em 1967,com John Lennon o filme How I Won The War "Como Ganhei a Guerra". Help ! foi o primeiro filme da banda em cores.

A Hard Day’s Night foi um grande sucesso para os Beatles e Richard Lester.

Após seu lançamento, o filme foi indicado a dois Oscars - um de Melhor Roteiro e outro de Melhor Trilha Sonora.

Em 1971, ela havia acumulado espantosos US $ 11 milhões em todo o mundo, o que hoje é de aproximadamente US $ 70 milhões.

Em 1999, o BFI classificou-o como o 88º maior filme britânico do século XX.

source: Express UK e NME

Nenhum comentário:

Postar um comentário