quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Paul McCartney revelará letra inédita dos Beatles em novo livro

Paul McCartney incluirá a letra nunca vista antes de uma música dos Beatles não gravada em seu próximo livro, The Lyrics.

Na segunda-feira, o ex-Beatle revelou as 154 músicas que farão parte do livro, que será baseado em conversas de McCartney com o poeta Paul Muldoon. Descrita como um "autorretrato em 154 canções", as Letras apresentarão canções de toda a carreira de McCartney, incluindo Blackbird, Live and Let Die, Hey Jude, Band on the Run e Yesterday.

A editora Allen Lane disse que o livro também incluiria a letra da música não gravada Tell Me Who He Is. As letras manuscritas e nunca antes vistas foram encontradas em um dos cadernos de McCartney - que se acredita remontar ao início dos anos 1960 - durante a preparação do livro.

O livro será lançado em 2 de novembro e também incluirá "muitos outros tesouros" dos arquivos de McCartney, disse Allen Lane, de folhas de letras manuscritas a fotografias pessoais, rascunhos e desenhos nunca antes vistos. Cada música - de All My Loving a Yellow Submarine - virá com comentários de McCartney sobre sua criação.

“Mais frequentemente do que posso contar, me perguntam se eu escreveria uma autobiografia, mas o momento nunca foi certo”, escreve McCartney em um prefácio do livro. “A única coisa que sempre consegui fazer, seja em casa ou na estrada, é escrever novas músicas. Sei que algumas pessoas, quando atingem uma certa idade, gostam de ir a um diário para relembrar acontecimentos do dia-a-dia do passado, mas eu não tenho esses cadernos. O que eu tenho são minhas canções, centenas delas, que aprendi que servem praticamente ao mesmo propósito. E essas músicas abrangem minha vida inteira. ”

Muldoon, o poeta da Irlanda do Norte vencedor do prêmio Pulitzer, disse anteriormente ao Guardian que o livro foi baseado em uma série de encontros que ele teve com McCartney ao longo de cinco anos, durante os quais eles discutiram o contexto de suas canções "de uma forma muito intensiva" .

“De uma forma estranha, nosso processo imitou as sessões da tarde que ele teve com John Lennon quando eles escreveram para os Beatles. Estávamos determinados a nunca sair da sala sem algo interessante ”, disse Muldoon. “Ele examina com atenção cada aspecto da vida e acredito que os leitores, antigos e novos, ficarão impressionados com um livro que mostrará esse lado dele. Ele vai sair deste livro como uma importante figura literária. ”

O biógrafo dos Beatles, Bob Spitz, disse que estava “mais do que ansioso” para ver a letra de Tell Me Who He Is. “Descobrir uma nova música dos Beatles seria como desenterrar o sarcófago de Cleópatra em uma escavação arqueológica”, disse Spitz. “Os cadernos de John e Paul estavam cheios de letras meio iniciadas, até mesmo músicas concluídas que eles descartaram. Durante os primeiros anos, as canções vinham tão rápida e furiosamente que várias foram esquecidas ou guardadas no fundo de uma gaveta. Só podemos imaginar quantas letras dignas dos Beatles foram descartadas.

“Nenhuma das letras descartadas foi publicada anteriormente. Os Beatles e seus herdeiros são fortes protetores de sua marca e duvido que veremos outras letras além das sancionadas pelos membros sobreviventes da banda. Mas os fãs dos Beatles vão dissecar Tell Me Who He Is palavra por palavra em busca de qualquer pista sobre o passado dessa banda incrível. ”

O escritor musical do Guardian, Richard Williams, disse: “Tell Me Who He Is  parece um título enigmático - 'ele' é um rival amoroso ou talvez o messias? - mas até que a tenhamos visto, não saberemos se esta letra foi escrita por Paul de Ob-La-Di, Ob-La-Da e Silly Love Songs ou pelo McCartney de Eleanor Rigby e Penny Lane. ”

O lançamento do livro também será acompanhado por uma nova exibição da Biblioteca Britânica, apresentando uma variedade de material do livro, incluindo as letras inéditas de Tell Me Who He Is. A exposição, no hall de entrada da Biblioteca Britânica, acontecerá de 5 de novembro a 13 de março de 2022.

A edição numerada em português será lançada pela Belas Artes em novembro e serão 1000 unidades.

source: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário