domingo, 21 de novembro de 2021

Fotógrafo David M. Spindel fala do encontro com John Lennon e Yoko no estúdio em 1980

O fotógrafo David M. Spindel teve uma grande chance profissional na vida,quando foi indicado por uma amiga para fotografar um artista que não gravava nenhum disco há 5 anos,é o que somente falaram para ele,pois bem,chegando lá,como conta:

"Mesmo assim, sem saber quem eram os músicos, lá fui eu para o The Hit Factory, em Nova York. Quando cheguei, lembro-me de ter tido a premonição de que as pessoas que estavam prestes a serem fotografadas eram muito especiais. Momentos depois, Yoko saiu da sala de gravação. Ela parecia familiar, mas eu não tinha certeza. Não tinha visto tantas fotos recentes dela e mesmo assim, as pessoas ficam diferentes quando você as vê pessoalmente. Silenciosamente, Yoko me levou a uma pequena sala e me deixou lá para preparar meu equipamento.

A primeira foto que ela queria era de um grupo de cerca de dez músicos. Eu disse a ela que não haveria espaço suficiente na sala que ela escolheu, então selecionamos outra área. Quando voltei para pegar meu equipamento, um homem estava deitado em um tapete recebendo uma massagem. Pensei comigo mesmo: "Uau, esses músicos fazem isso!" Quando comecei a mover meu equipamento, o homem no chão se virou para mim. Era John Lennon. Agora ele, eu sabia! Comecei a suar frio! Eu ia fotografar John Lennon! Ele se virou para mim e disse , “Normalmente, eu cobro uma taxa das pessoas para me assistir fazendo uma massagem.” Eu tinha certeza de que ele estava brincando, então pensei por um segundo e disse: "Eu geralmente cobro às pessoas que me vejam mover meu equipamento - vamos ficar quites." Ele respondeu: “Vou gostar de trabalhar com você”.

Depois que terminei de arrumar a sala grande, John entrou. Havia algo inegavelmente extraordinário sobre ele que é difícil de expressar em palavras. Posso dizer que ele tinha uma sabedoria interior, um carisma e um senso de humanidade incomum, mas perfeito, que poucas pessoas possuem. Passar um tempo com ele me fez sentir absolutamente incrível, positivo e vivo. Seu amor pela vida e pela família parecia ser o que mais o inspirava e ele era um homem que realmente amava seu trabalho - sua música.

No dia seguinte, trouxe todas as fotos da sessão de fotos de volta para o Dakota para mostrar a John e Yoko. A maioria dos comentários que John fez sobre as fotos fez todos rirem e eu me senti muito feliz por estar ali com os dois. Ao sair do Dakota, John disse: “Estou ansioso para vê-lo novamente”.

Ao voltar para o meu estúdio, achei difícil acreditar que toda essa experiência realmente aconteceu. Durante o mês seguinte, Yoko e eu combinamos mais fotos, mas sua agenda lotada de gravações tornou-se proibitiva. Eu mal podia esperar para fotografá-los em meu estúdio. Devo ter tirado as fotos em minha mente mais de cem vezes enquanto me preparava para aquele dia. Semanas se passaram e agora era o mês de dezembro - e a tragédia aconteceu.

Sempre terei boas lembranças do tempo especial que passei com John e me sinto verdadeiramente abençoado por manter uma grande amizade com Yoko até hoje." David M. Spindel

As fotos de David foram usadas para a capa,contra-capa e encarte do álbum Acoustic de John Lennon de 2004.

De acordo com a página oficial de John Lennon,as fotos foram tiradas dia 08 de setembro de 1980,quando estavam gravando a música "Hard Times Are Over" de Yoko,música que fecha o álbum Double Fantasy, no estúdio Hit Factory.

source: Spindel Visions

8 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho, pela oportunidade e pela divulgação de quem de fato foi e é John Lennon para um grande fã como sou até hoje 👏👏😀😀😀😀🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Essas fotos revelam a euforia e alegria do john lennon gravando os albuns dele como o double fantasy e o que seria o milk and honey saudades john !

    ResponderExcluir
  3. Magnífico foi o encontro desse fotógrafo com lennon e yoko...parabens

    ResponderExcluir
  4. Comovente e nostálgico ler a matéria que trata de momentos antecedentes daquele fatídico, lamentável e inesquecível 08 de dezembro de 1980 - incompreensível e chocante data.

    ResponderExcluir
  5. Ah ! Que saudade imensa daquele início dos oitentas! Das várias canções do Double Fantasy, as quais sempre ressurgem em minha cabeça pra sempre !
    Como canta Mílton, na maravilhosa Canção do Novo Mundo : "Ó, ó, ó, minha estrela amiga / Por que você não fez a bala parar ?"

    ResponderExcluir