quinta-feira, 4 de novembro de 2021

O diretor original de "Let It Be" defende seu filme e abre o jogo

 Photo by Ethan A. Russell © Apple Corps Ltd.

Michael Lindsay-Hogg, foi o diretor de alguns filmes promocionais como "Paperback Writer" e "Rain",além do filme Let it Be e o Rock and Roll Circus dos Rolling Stones.

Agora com 81 anos, relembrou seu filme Let It Be e algumas das controvérsias em torno dele em uma recente conversa com a Rolling Stone, conduzida enquanto ele se recuperava de uma cirurgia de substituição de válvula cardíaca.

Let It Be esteve brevemente disponível em vídeo doméstico na década de 1980, mas nunca desde então. Quão frustrante foi isso para você, e como você ficou sabendo desse novo plano para deixar Peter Jackson assumir as filmagens?

Eu estava sempre agitando para que Let It Be fosse lançado de alguma forma. Porque parecia haver um público para isso. Eu gosto do Let It Be. E eu sempre pensei, por uma variedade de razões que não eram culpa dele (o filme), ele estava mal posicionado no mundo dos documentários de rock & roll, e até mesmo na tradição dos Beatles. Cerca de três anos atrás, fui a Londres e vi meu amigo Jonathan Clyde, que é uma pessoa chave na [empresa dos Beatles, Apple Corps.], E ele disse: “Há algo acontecendo agora que devemos conversar. Peter Jackson deu uma olhada em muito do material antigo. E ele está pensando que talvez gostaria de dar uma surra nisso. E o que você acha disso? ”

E eu acho que eles estavam esperando que eu, na linguagem inglesa, desse uma cambalhota. Eu não fui vacilante em tudo. Eu disse, isso seria ótimo. Porque eu não queria fazer de novo. Eu fiz o meu. Eu vi aquelas 56 horas [de filmagem] anos atrás. Eu amo o trabalho do Peter. E então eu pensei, se for para qualquer mão, ele é imaginativo e ele é duro, e, eu aprendi, ele ama os Beatles. Tive que cortar certas coisas, que sempre esperei que voltassem à luz. Agora ele vai lançar seis horas contra uma hora e meia. De jeito nenhum teríamos seis horas de Beatles em 1970 como um filme!

Em uma de suas primeiras reuniões com os Beatles para discutir o projeto que se tornou Let It Be, John realmente tocou uma gravação em fita cassete dele fazendo sexo com Yoko?

Bem, ele colocou no toca-fitas e apertou o botão. E no início, você não tinha certeza do que era, porque você ouvia vozes murmurando. Mas então você sabia, por causa da maneira íntima com que falavam, por causa das pausas, por causa dos silêncios, por causa dos murmúrios de prazer que era isso que estava acontecendo. Lembro-me de pensar que foi uma salva extraordinária. E que era ele dizendo: "Isso é o que está acontecendo agora. E é ela e eu. Não é você, nem os outros três caras com quem cresci. Somos ela e eu, e este é um aspecto da minha vida que não vai mudar. ” Acho que foi mais como um cartão de visita.

Essa é certamente uma maneira poderosa de transmitir essa mensagem.

Esquisito! Eram caras que dividiam apartamentos de um quarto e um pequeno banheiro em Hamburgo por meses a fio. E eles se conheciam e são todos extremamente heterossexuais. E eles meio que foram silenciados por isso. E então um deles disse: "Bem, isso é interessante."

Ringo está sendo abertamente azedo sobre seu filme original. Ele me disse que não havia “alegria” nisso.

Pessoalmente, eu não me importo. Essa é a opinião dele. E todos nós os temos. Quer dizer, a versão educada é que todo mundo tem cotovelos e todo mundo tem opiniões. Gosto do Ringo. E eu não acho que ele vê o filme há 50 anos. Não se esqueça, nós o filmamos em janeiro de 69. Estávamos editando em agosto, talvez setembro de 69, e provavelmente estaria pronto em setembro, outubro de 69. E havia alguns problemas sobre quando seria lançado, porque [o gerente de negócios] Allen Klein queria ter um assento no conselho da MGM e estava tentando usar o filme para aproveitar isso. Então isso não deu certo, então ele voltou para a United Artists. Mas é nessa época que os Beatles estão começando a se separar.

E eu acho que, se você não vê o filme há muito tempo e pode não ter a melhor memória do mundo, tudo isso se confunde em seu cérebro sobre como era. Porque quando eu vi pela última vez, fiquei pensando: "Do que ele está falando?" Na verdade, há uma grande alegria e conexão e colaboração, e bons momentos, piadas e carinho em Let It Be. Termina com o show no telhado, que é a primeira vez que tocam juntos em público há três anos, quando são mágicos. E eles estão se divertindo. Eles percebem, uau, estamos perdendo isso. E durante grande parte da filmagem, eles estão felizes e estão tentando resolver as coisas. Você nem sempre tem um sorriso no rosto quando está tentando resolver algo. Você está pensando. Então, eu só acho que ele não vê isso há muito tempo. E novamente, com respeito, eu não me importo. Como ser humano, ele é maravilhosamente rápido e engraçado.

Sabemos que George Harrison saiu temporariamente dos Beatles enquanto você estava filmando, mas isso não acabou em seu filme. Peter Jackson disse que sua versão o incluirá. O que está por trás de sua escolha de não incluir tudo isso?

Bem, eu não tinha uma informação importante, que Peter agora tem. Costumávamos almoçar juntos todos os dias no pequeno comissário em Twickenham [estúdios, onde os primeiros segmentos do filme foram filmados], e pedi ao nosso cara do som para colocar no vaso de flores. George não estava lá no início do almoço, então ele se levantou e ficou na ponta da mesa. Ele estava usando um lindo chapéu de veludo cotelê preto e disse: "Vejo você nos clubes". Quer dizer, estou indo. E então eu vou te ver no Scotch Club ou no Ad Lib, mas eu saí [dos Beatles]. E John sempre reagiu à provocação muito rapidamente, e então ele disse: "Oh, bem, você sabe, vamos chamr Eric Clapton, ele não é uma dor de cabeça." Mas quando reproduzi o áudio, tudo o que consegui foi o barulho de talheres e pratos e vozes [inaudível]. Peter tem acesso a essa nova tecnologia de áudio extraordinária que pode separar o áudio de uma faixa, então ele tem um pouco desse almoço, eu acho.

Michael disse que na hora não teve como filmar a saida do George,pois todos estavam almoçando e mesmo que tivesse filmado,os Beatles,que além de performers e produtores do filme,não queriam a cena no filme,pois quando ele retornou tinha voltado tudo ao normal.

Do jeito que está, os breves momentos de tensão que você mostra entre Paul e George estão entre as mais famosas imagens dos Beatles já capturadas.

Muitas pessoas ficaram surpresas. Porque os Beatles foram retratados como os moptops, eles eram simplesmente adoráveis. Na vida real, eles eram difíceis. Isso só volta para o lugar de onde eles vieram. Liverpool é uma cidade difícil. Eu particularmente não gostaria de encontrar Paul McCartney em um beco escuro, se ele não gostasse de mim.

Eu queria mostrar que eles não apareceram apenas em seus ternos de veludo e cabelos brilhantes. Muito trabalho foi dedicado a isso. E os ensaios, mesmo para os participantes, podem ser enfadonhos e cansativos…. Sempre quis que fosse uma visão clara dos Beatles, porque não tinha agenda.

Sobre uma comparação do antigo filme Let It Be em 1970 para o novo Get Back em 2021,Michael deum uma boa definição "Peter tem uma tela maior, então ele vai pintar um quadro maior."

Quão certo você tinha de que John estava usando heroína durante as sessões?

Bem, eu suspeitei. Havia um personagem muito interessante que vivia com os Rolling Stones e com John chamado Spanish Tony. Tony era um cara bonito que era a conexão de Keith. É incrível que Keith ainda esteja vivo. Tony era um cara afável - quero dizer, ele não iria vir até você com uma faca no bolso - mas quando ele estivesse lá, teria algo a ver com drogas. Eu também sabia pelo que as pessoas diziam que John estava brincando. E, como sabíamos de “Cold Turkey” [um single lançado no final daquele ano], tornou-se mais do que uma brincadeira.

Você ainda está confiante de que o Let It Be original sairá de alguma forma?

Bem, quando eu conheci Jonathan Clyde naquele dia, ele disse que o plano é encontrar uma maneira de lançar Let It Be novamente. ... O plano era que Let It Be fosse lançado de alguma forma, depois que Peter fez seu trabalho - poderia ser um dos sites de streaming de alguma forma, poderia ser um lançamento limitado nos cinemas. Eu sei que o teatro de [Quentin] Tarantino em Hollywood, o New Beverly, queria exibi-lo como um filme. É do interesse de todos lançar Let It Be novamente depois de Peter, porque são filmes totalmente diferentes. Eles não são concorrentes

source: Rolling Stone

Nenhum comentário:

Postar um comentário