sábado, 6 de novembro de 2021

Paul McCartney reflete sobre como sua falecida mãe se tornou sua maior musa


Com sua nova coleção de dois volumes Lyrics: 1956 to the Present, Paul McCartney oferece uma visão incomparável de seu processo de criatividade, compartilhando as histórias por trás de 156 de suas canções. Estas vão desde suas primeiras tentativas como um adolescente de Liverpool, no final dos anos 1950, até aquelas concluídas recentemente no meio do bloqueio por coronavírus. A amplitude de suas influências é surpreendente, com composições tirando ideias de fontes tão variadas como os Beach Boys, Bach, pássaros, Buddy Holly, monarquia britânica, histórias em quadrinhos, multas de estacionamento, obituários e até um humilde conjunto de sal e pimenta. Mas talvez a musa mais potente - e comovente - seja sua mãe, Mary, que morreu de câncer quando McCartney tinha apenas 14 anos.

A morte inesperada de Mary devastou a família McCartney, para quem ela era uma fonte primária de força e apoio. Como ele admite em Lyrics, a perda foi "algo que eu nunca superei". Ele lidou com isso dedicando-se ao domínio do violão. Mary forneceria inspiração para várias canções, incluindo uma de suas primeiras, um esboço melódico chamado "I've Lost My Little Girl". Como McCartney observa em Lyrics, o título é muito revelador. "Você não teria que ser Sigmund Freud para reconhecer que a música é uma resposta muito direta à morte de minha mãe. Ela morreu em outubro de 1956, com uma idade terrivelmente jovem de 47. Escrevi essa música mais tarde naquele mesmo ano."

versão em português 

Sua crescente composição serviria como um ponto de conexão com seu novo amigo, John Lennon, que ele conheceu poucos meses depois, no verão de 1957. "[Isso] nos deu algo em comum que era totalmente incomum", explica McCartney . “Eu fui para uma escola com mil meninos e nunca conheci ninguém que dissesse que ele tinha escrito uma música ... Pegamos um ao outro de surpresa. E então a extensão lógica foi, 'Bem, talvez pudéssemos escrever uma juntos. ' Então foi assim que começamos. E nos tornamos versões um do outro. "

Mas eles compartilhavam mais do que aspirações de composição. Com apenas um ano de amizade, os dois foram unidos pela tragédia quando a mãe de Lennon, Julia, foi atropelada e morta por um policial fora de serviço fora da casa onde ele morava em julho de 1958. Os traumas pessoais criaram um vínculo que os ajudaria a resistir os anos tumultuados da Beatlemania pela frente.

versão em português 

A composição mais célebre de McCartney, "Yesterday" de 1965, ficou famosa em um sonho. Agora a música mais gravada do século 20, os fãs teorizaram que a balada triste foi uma expressão subconsciente de tristeza por sua perda precoce devastadora. McCartney, que resistiu à idéia por anos, agora está inclinado a concordar. "Sempre que digo 'não sou nem metade do homem que costumava ser', lembro que perdi minha mãe cerca de oito anos antes disso. Foi-me sugerido que isso é uma música 'perder minha mãe', para a qual eu sempre disse: 'Não, eu não acredito nisso.' Mas, você sabe, quanto mais eu penso sobre isso - posso ver que pode ter sido parte do pano de fundo, a inconsciência por trás dessa música, afinal. Foi tão estranho que a perda de nossa mãe para o câncer simplesmente não foi discutida. Nós mal sabiamos o que era câncer, mas agora não estou surpreso que toda a experiência veio à tona nesta música onde a doçura compete com uma dor que você não consegue descrever. "

De acordo com McCartney, essa dor não se limitou a lacrimejadores carregados de cordas. A melancolia também apareceu inesperadamente em números acelerados, como "Lady Madonna", de 1968. Seu aceno para o boogie-woogie do pioneiro do rock Fats Domino também é uma saudação ao matriarcado. “Uma música que retrata uma mãe muito presente e carinhosa deve ser influenciada por aquela terrível sensação de perda”, ele escreve. “A questão sobre como Lady Madonna consegue 'alimentar o resto' é particularmente pungente para mim, já que você não precisa ser um psicanalista para descobrir que eu mesmo fui um 'do resto'. Devo ter me sentido excluído. É realmente uma homenagem à figura materna, uma homenagem às mulheres. "

versão em português 

Mas as memórias de sua falecida mãe nem sempre foram dolorosas. No inverno de 1968, quando os problemas comerciais e interpessoais aumentaram e os Beatles começaram sua lenta desintegração, Mary fez outra visita de sonho ao filho. "Eu estava fazendo muito de tudo, estava esgotado e tudo isso estava cobrando seu preço", diz McCartney em Lyrics. "A banda, eu - estávamos todos passando por momentos de dificuldade ... e não parecia haver maneira de sair da bagunça. Eu adormeci exausto um dia e tive um sonho em que minha mãe (que havia morrido há pouco 10 anos antes), de fato, veio até mim. " Ela forneceu consolo do além, oferecendo palavras simples de esperança e fortaleza: Let It Be/Deixe estar.

“Quando você sonha em ver alguém que perdeu, mesmo que às vezes seja por apenas alguns segundos, realmente parece que ele está ali com você, e é como se ele sempre tivesse estado lá”, continua McCartney. "Acho que qualquer pessoa que perdeu alguém próximo entende isso, especialmente no período logo após sua morte ... Mas neste sonho, ver o rosto lindo e gentil da minha mãe e estar com ela em um lugar tranquilo foi muito reconfortante . Imediatamente me senti à vontade, e amado e protegido. Minha mãe era muito reconfortante e, como tantas mulheres costumam ser, ela também era quem mantinha nossa família. Ela mantinha nosso ânimo. Ela parecia perceber que eu estava preocupado sobre o que estava acontecendo em minha vida e o que aconteceria, e ela me disse: 'Tudo ficará bem. Deixe estar. "

A versão em português será lançada em 05 de novembro pela editora Boas Letras.

source: People

Nenhum comentário:

Postar um comentário