quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Morre Maureen Cleave, a jornalista amiga dos Beatles

A jornalista Maureen Cleave, que morreu aos 87 anos, escreveu o primeiro artigo notável de jornal sobre quatro "jovens brincalhões" de Liverpool, intitulado "Por que os Beatles criam todo esse frenesi", para o Evening Standard em 1963. Três anos depois, ela entrevistaria John Lennon com a “controvérsia de Jesus” nos Estados Unidos. Lennon disse a Maureen em 1966 que a banda havia se tornado “mais popular do que Jesus.”

Enquanto a banda embarcava em uma turnê de 14 cidades, fãs em todo o cinturão da Bíblia queimaram os discos e lembranças do grupo em fogueiras públicas de indignação.

Maureen disse: “John certamente não estava comparando os Beatles com Cristo. Ele estava simplesmente observando que o estado do Cristianismo era tão fraco que os Beatles eram, para muitas pessoas, mais conhecidos. Ele estava deplorando, em vez de aprovar, isso. ”

Ela disse mais tarde que Lennon pretendia ser irônico. O próprio Lennon agradeceu a Jesus em um livro publicado por Yoko Ono em 1986: “Se eu não tivesse perturbado o cristão Ku Klux Klan, bem, Senhor, eu ainda poderia estar lá com todas as outras pulgas performáticas.”

Tamanha era a confiança que Maureen tinha nos Beatles que os Fab Four freqüentemente buscavam refúgio das hordas aos gritos em seu apartamento em Maida Vale em Londres. Como Ringo Starr uma vez revelou que, onde quer que eles passassem, o único lugar seguro dos fãs era o banheiro de seu hotel, o Standard espirituosamente os fotografou com ela no banheiro de Maureen para um pôster de rua.

“Lennon era o mais interessante deles”, escreveu Maureen, “imperioso, imprevisível, indolente, desorganizado, infantil, vago, arrogante e muito bom em responder.” E, no entanto, ele também ouviu. Em 1964, Lennon mostrou a ela a letra de A Hard Day's Night rabiscada em um cartão de aniversário que havia sido enviado por um fã para seu filho Julian: “Quando eu chegar em casa para você / Acho que meu cansaço acabou ...” “Um pouco fraco essa linha sobre cansaço ”, disse ela. Lennon pegou sua caneta emprestada e escreveu: “Quando eu chegar em casa para você / Eu encontrar as coisas que você faz / Farei com que eu me sinta bem.” Três horas depois, a gravação foi feita. Hoje o cartão de aniversário de Julian está na Biblioteca Britânica.

source: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário