sábado, 9 de abril de 2022

Olivia fala sobre o processo de composição de George Harrison

Photo by Pattie Boyd

George Harrison rabiscava coisas e as guardava em lugares estranhos

George tinha uma maneira interessante de escrever as coisas. Olivia disse à Billboard que George “andava por aí e tirava um pedaço de papel do bolso e acabaria em algum lugar. Talvez ele o colocasse em um livro ou em uma gaveta ou em algum lugar.”

Às vezes nem eram letras. George costumava pensar em algo, geralmente uma frase estranha e sem sentido, e Olivia a achava mais tarde, confusa.

"George escreveu muitos de seus pensamentos sozinho", explicou Olivia. “Às vezes era apenas uma frase que você pensava: ‘O que isso significa? 'Goats on my roof’/Cabras no meu telhado', o que isso significa?' Ou 'When you strip it all away, there is only love/Quando você tira tudo, só existe amor'. Que é uma linha muito bonita que ele escreveu em um bloco de notas de um hotel."

Era trabalho de Olivia manter essas notas estranhas. Eram as preciosas reflexões de seu marido. Agora ela provavelmente gostaria de encontrar mais coisas por aí.

Durante sua entrevista com a Billboard, Olivia confirmou que ajudou George a escrever as letras no processo de composição. George contava a Olivia as letras à medida que vinham até ele, e ela as escrevia enquanto ele tentava descobrir os acordes. Essencialmente, ela era sua “amanuense”.

“Às vezes, se ele estivesse tocando violão, ele dizia algumas letras e se ele não tivesse uma fita cassete eu tentava fazer o papel do amanuense [risos], você sabe, apenas copie o que ele estava dizendo, então ele não esqueceria. Na maioria das vezes, ele dizia para pegar o gravador”, explicou Olivia.

No entanto, Oliva disse que George não entrava em um “estado de transe” enquanto escrevia músicas. Ele só teria ideias excelentes e se perderia nelas. "Não foi um transe", disse ela. “Ele estava tipo, ‘Oh, eu acabei de ter uma ideia’ e uma lâmpada se acendia e então ele se apagava. Eu não sou um compositora, então eu realmente não posso explicar isso, mas tenho certeza que qualquer um com uma ideia como você como compositor, tenho certeza que você vai, 'Ahhhhhh, eu tenho que escrever isso.' o mesmo em todos os processos criativos.”

Olivia não era apenas amanuense de George. Ela realmente ajudou a construir as músicas, pelo menos em termos de melodia. Ele tocava sua música, perguntando se era boa ou não, e ela dava conselhos.

“Às vezes ele tocava alguns acordes e dizia ‘Isso é alguma coisa? ” Eu dizia, “Não, acho que não.” Conheço muitas músicas que remontam aos anos 1950. Às vezes eu dizia que era alguma coisa e ele me dava uma olhada [risos].”

Claramente, Olivia foi uma grande ajuda para George em seu processo geral de composição durante o casamento. Ela garantiu que ele não esquecesse as letras essenciais e deu suas opiniões sobre as melodias. Essas são coisas cruciais, afinal. George confiou em Olivia, e ela continuou a honrar essa confiança protegendo seu legado.

source: Cheat Sheet

6 comentários:

  1. Pelo que conhecemos dele (e dos Beatles) seu forte eram as letras românticas ou falando de relacionamentos. Bom, tem as coisas da religiosidade e "sentido da vida"...
    Pelo que se sabe ele era bastante sarcástico ou bem humorado, também, tinha esse lado; acho que isso nunca explorou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explorou como por exemplo a música Piggies

      Obrigado pelo comentário

      Excluir
  2. Meu Beatle preferido, um gênio musical, dentro do grupo, era o melhor instrumentista, humilde, sereno, fez músicas inesquecíveis, enfim um homem que fará tanta falta a milhões de pessoas, como eu, que escuto os Beatles todos os dias. Que Deus o tenha, espero um dia conhecê-lo na eternidade, cantando MT Sweet Lord

    ResponderExcluir
  3. Valeu, vamos nos conhecer sim. A eternidade e isso aí.

    ResponderExcluir