domingo, 24 de abril de 2022

Os Beatles não tiveram problemas em reproduzir seu som ao vivo

Durante uma entrevista com o jornalista Larry Kane (que excursionou com a banda quando eles fizeram suas turnês americanas em 1964 e 1965), George Harrison explicou o motivo pelo qual ele estava “sempre trocando de lugar”. Ele também falou sobre permanecer fiel ao som dos Beatles ao se apresentar ao vivo e suas aspirações de composição.

Larry Kane viajou com a banda durante suas duas primeiras turnês americanas. Ele andava nos mesmos aviões que eles, ficava nos mesmos hotéis e tentava tirar dúvidas sempre que podia. Durante uma dessas entrevistas, ele perguntou a Harrison se os Beatles já tiveram problemas para reproduzir seu som no palco.

“De jeito nenhum, Larry”, respondeu Harrison, conforme registrado no livro George Harrison on George Harrison. “Desde o início, quando estávamos gravando, sempre fazíamos em um take. Nós nunca fizemos nenhum desses overdubs e essas coisas. Nós somos o que somos."

Não importa onde os Beatles tocassem - no estúdio ou no palco - eles pretendiam soar da mesma forma, porque eles tocavam da mesma maneira todas as vezes.

Larry Kane também perguntou a Harrison por que ele mudava da sua guitarra de doze cordas para uma de seis cordas, às vezes no meio de uma música, principalmente em “If I Fell”.

“Uh, porque tem um som diferente, entende”, explicou Harrison. “Com uma de doze cordas, são dois conjuntos de cada – quero dizer, há dois lotes de cada corda, entende. Só que, ao invés de ser afinado da mesma forma, eles estão em oitavas, entende, então ao invés de pegar essa nota [toca nota] como você faria em uma normal, você consegue [toca a mesma nota uma oitava acima]. Então você tem [nota alta] e [nota baixa] ambas juntas, então isso te dá aquele barulho, entende. É - é um som mais alto. E com ele sendo elétrico, é um bom som, e eu, então o que eu usei, hum, quando eu usei isso em um disco, eu usei no palco também, é por isso que eu estou sempre trocando de lugar.”

George Harrison também falou com o jornalista sobre composição. Não é o famoso compositor do grupo, muitas vezes ele teve problemas para terminar o que estava trabalhando.

“Ainda estou tentando formar uma dupla”, disse Harrison. “Meu principal problema é tentar escrever letras, e não acho que valha a pena escrever músicas e conseguir que outra pessoa escreva as letras porque você não sente como se tivesse feito isso, realmente. Então eu escrevi mais algumas músicas que gravei em casa, mas se eu conseguir algo, então eu gravo. Eu vou embora por cerca de cinco semanas, então de repente vou me lembrar. Então eu adicionarei um pouco mais a ela, e provavelmente levará cerca de três meses antes de terminar uma música. Eu sou tão preguiçoso que é ridículo, mas eu gostaria de escrever mais.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário