sábado, 6 de agosto de 2022

Carta contundente de 1971 de John Lennon para Paul McCartney em leilão revela disputa pelos negócios

Carta datilografada de John Lennon para Paul McCartney estão atualmente em leilão, mas seu conteúdo está longe de ser harmonioso.

Lennon enviou a carta de novembro de 1971 depois que a Melody Maker publicou uma entrevista na qual McCartney reclamou das negociações em andamento para finalmente encerrar os negócios dos Beatles.

E a carta dá uma visão clara da deterioração do relacionamento da dupla,reclamando que Paul "está cagando em cima de nós em público ',

"Eu só quero que nós quatro nos reunamos em algum lugar e assinemos um pedaço de papel dizendo que está tudo acabado e queremos dividir o dinheiro de quatro maneiras", disse Paul McCartney a Melody Maker. "Ninguém mais estaria lá, nem mesmo [as esposas] Linda [McCartney] ou Yoko [Ono] ou [gerente de negócios controverso] Allen Klein. Isso é tudo que eu quero agora, mas John não vai fazer isso. Todo mundo pensa que eu sou o agressor, mas eu não sou, você sabe. Eu só quero sair."

Page 1

A resposta empolgante de Lennon ao seu "velho amigo obsessivo" chegou quatro dias depois: "Talvez haja uma resposta em algum lugar ... mas pela milionésima vez nos últimos anos, repito, e o imposto?"

Um trecho da carta diz: “Está tudo muito bem interpretando o 'simples e honesto velho' Paul no Melody Maker, mas você sabe muito bem que não podemos simplesmente assinar um pedaço de papel.

'Você diz 'John não vai fazer isso'. Eu vou se você nos indenizar contra o fiscal!'...

"Como eu/nós dissemos muitas vezes – nos encontraremos sempre que você quiser. APENAS DECIDE-SE…

'Você disse que sob nenhuma condição você venderia para nós, e se não fizéssemos o que você queria, você nos processaria novamente e que 'Ringo e George vão quebrar você John', etc., etc.

'Agora eu fui bem direto com você naquele dia, e você tentou me derrubar com sua 'lógica' emocional.

Page 2

'Se você não é o agressor (como você alega), quem diabos nos levou ao tribunal e nos cagou em público?...

'Quem é o cara que está ameaçando 'acabar' com Ringo e Maureen, que estava me avisando no telefone duas semanas atrás? Quem disse que ele 'nos pegaria' custe o que custar? Como eu disse antes, você já pensou que poderia estar errado sobre alguma coisa?"

Ele continua abordando os comentários de McCartney sobre o álbum Imagine de Lennon,que defende sua nova casa na cidade de Nova York e acusa McCartney de comprar ações de outra gravadora pelas costas, entre outras dúvidas.

As três páginas estão sendo leiloada pela Gotta Have Rock and Roll e deve arrecadar cerca de US$ 30.000. Você pode ver o texto completo AQUI! HERE!.

Page 3

Lennon também escreveu à mão alguns pensamentos adicionais. Um é dirigido a Richard Williams, então editor da Melody Maker, que é convidado a publicar a carta na revista. Lennon faz referência descaradamente a uma lei americana, "tempo igual", que exige que as emissoras tratem os candidatos políticos da mesma forma em termos de tempo de antena.

Um pós-escrito no final da carta contrasta com o tom áspero de Lennon e oferece uma espécie de trégua: "Sem ressentimentos para você também. Eu sei que basicamente queremos a mesma coisa, e como eu disse ao telefone e esta carta, sempre que você quiser se encontrar, tudo o que você precisa fazer é ligar."

source: Ultimate Classic Rock and Daily Mail UK

5 comentários:

  1. Jonh gênio ateu nas discussões

    ResponderExcluir
  2. Maybe Paul was right about Allan Klein... John, 5 anos depois. O que mais me entristece é que ele não teve tempo de se redimir de maneira contundente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nessa entrevista de John em 1973,ele reconheceu que Paul estava certo sobre o Allen Klein https://www.youtube.com/watch?v=IKBFjSEehrk obrigado pelo comentário Lucas

      Excluir