quinta-feira, 25 de agosto de 2022

O slide de George Harrison se tornou melódico graças à música indiana

George Harrison ouviu música indiana pela primeira vez enquanto estava no útero. Sua mãe Louise esperava que as melodias calmantes da música oriental tocadas na Rádio Índia ajudassem a acalmar seu indisciplinado filho ainda não nascido.

No entanto, George não se conectaria verdadeiramente com a música indiana até 1965. Durante uma cena em Help!, os Beatles vão a um restaurante indiano. Lá, George ouviu o toque suave de cítaras. Era como se algo em seu cérebro ligasse. Isso mudou George e sua guitarra para sempre.

Foi quase por destino que George encontrou a música indiana. Enquanto os Beatles estavam filmando uma cena em Help! em um restaurante indiano, George se lembrou de pegar a cítara de um músico e tentar segurá-la. Ele pensou: “Este é um som engraçado”. George disse à Billboard (de acordo com o The Beatles Bible ): “Foi uma coisa incidental”.

Não foi até que ele ouviu sobre o famoso sitarista, Ravi Shankar, várias vezes que George sabia que tinha que investigar mais. “Na terceira vez que ouvi, pensei: ‘É uma coincidência estranha'”, continuou George. Então, ele comprou um dos discos de Shankar. Quando George tocou, uma sensação estranha tomou conta dele.

“Eu o coloquei e atingiu um certo ponto em mim que não consigo explicar, mas parecia muito familiar para mim”, explicou George. “A única maneira que eu poderia descrever era: meu intelecto não sabia o que estava acontecendo e, no entanto, essa outra parte de mim se identificava com isso. Alguns meses se passaram e então eu conheci um cara da organização Asian Music Circle que disse: 'Ah, Ravi Shankar vai jantar na minha casa. Você quer vir também?'”

Os pensamentos de George, ouvindo Shankar pela primeira vez, eram muito hindus. George sentiu que tinha ouvido a música em uma vida passada sem conhecer nenhuma escritura hindu que falasse sobre reencarnação. Basta dizer que a música indiana teve então um efeito poderoso sobre George. Sua maneira de tocar nunca foi o mesmo.

No entanto, enquanto o resto dos Beatles encontrou inspiração em casa, George foi para o leste da Índia para procurá-la. Ele precisava de respostas. “George tinha uma mente muito curiosa e, quando entrava em algo, queria saber tudo”, explicou Olivia Harrison, em George Harrison: Living in the Material World.

“Quando George Harrison veio até mim, eu não sabia o que pensar”, disse Shankar (por Mint). “Mas descobri que ele realmente queria aprender. Nunca pensei que nosso encontro causaria tamanha explosão, que a música indiana de repente apareceria na cena pop”.

Depois de apenas algumas aulas com Shankar, a cítara de George não foi a única coisa que mudou. De repente, seu jeito de tocar guitarra tinha um tom indiano.

Em 1992, a Guitar World apontou que uma vez que a música indiana se enraizou em George, sua forma de tocar guitarra tornou-se “mais elástica, mas muito precisa”. George estava “encontrando mais notas entre as rachaduras, como você pode na música indiana – especialmente em seu trabalho de slides”. Eles perguntaram ao ex-Beatle se havia alguma conexão ali.

"Claro, porque tudo o que você ouve tem que sair de uma forma ou de outra", explicou George. “Acho que a música indiana influenciou a inflexão de como toquei, e certas coisas que toco certamente têm uma sensação semelhante ao estilo indiano.”

Quando George voltou de uma “incrível jornada da Índia”, os Beatles estavam fazendo Sgt. Pepper. Ele não se lembra muito de fazer esse álbum porque ele estava em seu “próprio mundinho, e meus ouvidos estavam todos cheios de toda essa música indiana”.

Tudo o que George podia fazer para se manter conectado à música maravilhosa que ouvira na Índia era tocar seu violão como Shankar faria com sua cítara. “Se você ouvir ‘Lucy in the Sky with Diamonds’, você vai me ouvir tentar tocar a melodia na guitarra com a voz de John, que é o que o instrumentista faz na música vocal hindu”, explicou George.

A guitarra slide do ex-Beatle também mudou. Comparado ao trabalho de slides de outros músicos da época, o de George era mais melódico, tudo graças à música indiana.

“Quanto ao slide, acho que a maioria das pessoas – Keith Richards, por exemplo – toca acordes de bloco e todos aqueles preenchimentos de blues, que são baseados em afinações abertas”, explicou George. “Meus solos são realmente como execuções melódicas, ou contra-melodias, e às vezes eu adiciono uma linha de harmonia a ele também.”

“Na verdade, agora que você me fez pensar na minha guitarra tocando música indiana, lembro que Ravi Shankar trouxe um músico indiano para minha casa que tocava música clássica indiana em uma guitarra slide ”, acrescentou George. “É tocado como um lap steel e configurado como uma guitarra normal, mas a pestana e as pontes são dobradas, e até tem cordas de drone simpáticas, como uma cítara.

“Ele tocou corridas tão precisas e em campo perfeito, mas tão rápidas! Nós e ele estávamos balançando juntos, fazendo essas corridas muito rápidas, era inacreditável como a precisão estava envolvida. Então foram várias influências. Mas seria precoce me comparar com músicos incríveis assim.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário