terça-feira, 8 de novembro de 2022

George Harrison disse que era desafiador, mas divertido escrever músicas com Jeff Lynne

Durante uma entrevista de 1987 com a Entertainment Weekly, George Harrison explicou que era um pouco irônico que ele adorasse trabalhar com Jeff Lynne.

“Em um artigo da década de 1970, quando o escritor descreveu uma música do ELO tocando no rádio, você disse, quase com desdém, 'Parece os Beatles'. Agora, ironia das ironias, você acabou trabalhando com Jeff Lynne.” Entertainment Weekly apontou para George.

“Essa é uma das razões pelas quais eu tentei trazer Jeff Lynne, porque ele sabia sobre… Ok, a maioria das pessoas sabia sobre os Beatles, mas ele realmente sabia sobre eles”, explicou George. “E eu estava procurando trabalhar com alguém que conhecesse meu passado e não ignorasse isso, mas que eu também respeitasse, como escritor e produtor. Mas é um pouco irônico, eu sei.

“Acho que naqueles dias eu era um pouco sensível a todo esse tipo de coisa, tendo acabado de ser condenado no tribunal pela outra música ['My Sweet Lord' e suas semelhanças com 'He's So Fine']. Cada música que eu ouvia no rádio soava como outras coisas, e ainda assim eu tive que passar por esse aborrecimento.”

George tinha razão. Pelo menos mais tarde ele percebeu seu erro. O relacionamento de George com Jeff Lynne acabou muito melhor do que qualquer um deles poderia imaginar.

Em 2020, Jeff Lynne disse ao Louder Sound que George precisava de um produtor para a Cloud Nine e procurou o pessoalmente. Desde seu breve encontro em 1968, Jeff Lynne não havia se cruzado com o ex-Beatle. Jeff estava nervoso. Enquanto isso, George tinha deixado para trás seus preconceitos anteriores sobre Jeff Lynne. Ele percebeu que Jeff era potencialmente a única pessoa na indústria da música que o entendia, os Beatles e além.

“George estava me procurando para trabalhar com ele em Cloud Nine [1987]”, disse Lynne. “Dave Edmunds transmitiu a mensagem para mim e depois me levou até a casa de George. Era como um palácio gigante, um lugar incrível – e meio assustador quando você vai conhecer um dos Beatles pela primeira vez.

George tinha uma pergunta séria para Lynne antes de prosseguirem.

“Ele disse: ‘Antes de começarmos, você gostaria de sair de férias? Que tal a Austrália?” Isso foi no final de 1986”, explicou Jeff Lynne. “Temos que ser bons amigos naquela viagem. Acho que ele só queria saber que iríamos nos dar bem. Ele teve animosidade suficiente no passado. Quando voltamos, toda a Inglaterra estava congelada.

“George e eu começamos a fazer essas faixas, e eu co-escrevi algumas com ele [incluindo ‘When We Was Fab’]. Foi simplesmente uma diversão fabulosa.” Jeff estava certo; George precisava ter certeza de que ele era a pessoa certa para colaborar. Ele precisava conhecer o. O que ele encontrou foi uma alma gêmea.

Durante a entrevista em 1987 ao Entertainment Tonight, George explicou que precisava conhecer Jeff Lynne antes de trabalhar com ele. Depois disso, George disse que trabalhar com o produtor foi desafiador e divertido.

“Quando você escreve sozinho por tanto tempo, é difícil sentar de repente com alguém. Eu acho que você precisa realmente conhecer a pessoa, e são todas as coisas que realmente não contam na música que são importantes.

“É importante que eu saiba o que essa pessoa sente ou se ela pensa que eu sou um idiota ou se ela acha que esses acordes são lixo ou todos os medos e paranóias que você pode ter apenas dizendo: 'Aqui, vamos fazer isso. ' Você não quer que alguém caia e diga: 'Do que você está falando?'

“Acho importante que vocês se conheçam a um ponto em que não tenham medo de inibições, para que não se importem em fazer papel de bobo, então vocês têm tudo isso fora do caminho, e vocês podem começar.

“Eu acho que com Jeff, era uma questão de eu conhecer muitas de suas músicas e eu poderia me identificar com elas… foi definitivamente divertido porque Jeff trabalhou muito para escrever uma música.

“Passávamos a primeira parte e chegávamos à próxima, e ele voltava e dizia que talvez essa parte pudesse ser um pouco melhor. Ele é muito trabalhador nisso, e isso me fez pensar um pouco mais sobre o que estávamos fazendo, mas tivemos momentos em que foi divertido também.

“Eu queria alguém que me ajudasse a fazer meu disco; Eu não queria alguém que me ajudasse a fazer o álbum deles”, continuou George.

George e Jeff Lynne continuaram a trabalhar juntos no Traveling Wilburys e além. Eles ficaram muito próximos. Desde que George morreu em 2001, Jeff Lynne protegeu o legado de George. Ele ajudou a introduzir George no Rock & Roll Hall of Fame.

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário