sábado, 9 de setembro de 2023

Paul McCartney falou sobre a mensagem "War is Over" de John e Yoko

Em 1969, John e Yoko estavam por trás de uma campanha mundial pela paz que viu cartazes, outdoors, panfletos e outras mensagens anti-guerra espalhados por toda parte. A mensagem simples dizia: “A guerra acabou! Se você quiser”, e o casal assinava: “Feliz Natal de John & Yoko”.

Eles então transformaram essa linha em uma das canções de Natal mais amadas de todos os tempos, apesar da mensagem política por trás dela. Eles lançaram “Happy Xmas (War is Over)” em 1971.

McCartney disse que Lennon "ficou desagradável" depois que a banda se separou, e eles acabaram mirando um no outro por meio das letras. McCartney escreveu uma música chamada "Too Many People", que era "o equivalente dos anos 1970 ao que hoje pode ser chamado de canção de insatisfação, ele compartilhou em seu livro The Lyrics: 1956 To The Present (por Guitar.com).

Ele acrescentou: “A ideia de muitas pessoas pregando práticas é definitivamente voltada para John dizendo a todos o que devem fazer. Eu simplesmente cansei de ouvir o que fazer, então escrevi essa música.”

"O fato é que tanto (John e Yoko) que consideravam com uma verdade foi uma porcaria. A guerra acabou’, bem, não, não acabou. ‘Se um número suficiente de pessoas quiser que a guerra acabe, ela acabará’ – não tenho certeza se isso é inteiramente verdade”, explicou. “Mas é um grande sentimento."

McCartney também esclareceu os rumores de longa data de que ele ou Yoko terminaram os Beatles. Ele disse que foi a escolha de Lennon. “Eu não instiguei a separação. Esse era o nosso Johnny”, disse ele em entrevista à BBC. “Eu não sou a pessoa que instigou a separação.”

“John entrou em uma sala um dia e disse que estava deixando os Beatles. E ele disse: 'É muito emocionante, é como um divórcio'", disse McCartney. “E então fomos deixados para juntar os pedaços.”

“O ponto realmente era que John estava fazendo uma nova vida com Yoko e ele queria… ficar na cama por uma semana em Amsterdã para ter paz”, explicou ele.

Mas ele acrescentou: “Foi o período mais difícil da minha vida”.

“Esta era minha banda, este era meu trabalho, esta era minha vida”, ele compartilhou. “Eu queria que continuasse. Achei que estávamos fazendo coisas muito boas… e pensei que poderíamos continuar.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário