domingo, 31 de dezembro de 2023

George Harrison disse que seu primeiro professor de guitarra teve uma influência enorme sobre ele

No livro Here Comes the Sun: The Spiritual and Musical Journey of George Harrison, Joshua M. Greene escreveu que em uma das primeiras memórias de George, ele estava “em pé em um banquinho de couro e cantando 'One Meatball' do cantor folk Josh White para a grande família com prazer."

George adorava se apresentar para sua família. “Ele tinha fantoches de animais”, disse sua irmã, Louise, “e fazia esquetes com eles para nós. Ele era engraçado e extrovertido e a família o adorava.”

De acordo com Louise, George se divertia enquanto crescia e “sempre foi o centro das atenções”. Mesmo assim, George inventou canções bobas como “I’m a Pink Toothbrush, You’re a Blue Toothbrush” e cantava junto com Hank Williams em “Blue Yodel 94”.

Quando voltava da escola, ligava o rádio e ouvia músicas de Jimmie Rodgers, Big Bill Broonzy, Slim Whitman e vários números de music hall ingleses.

George nasceu para se apresentar e quando seu amigo se ofereceu para lhe vender um violão por três libras e 10 xelins, ele confrontou sua mãe, Louise. Ela permitiu que George comprasse o violão para iniciantes, e ele ficou sentado a noite toda praticando.

Então, o pai de George, Harold procurou umas aulas de violão para ele.

“Seu pai tinha um amigo que dirigia um pub e tocava violão, e ele mostrou a George como dedilhar acordes de músicas dos anos 20 e 30, como 'Dinah' e 'Whispering'”, escreveu Greene.

No livro da ex-cunhada de George, Jenny Boyd, It's Not Only Rock 'n' Roll (de acordo com George Harrison on George Harrison: Interviews and Encounters), George disse: “Como eles realmente apreciavam música, eles me encorajaram.

“Minha mãe gostou muito da ideia de eu brincar, porque meu pai estava sempre trabalhando à noite ou fazendo turnos. Havia um amigo do meu pai que, ele lembra, tocava violão quando estavam juntos nos navios.

“Meu pai vendeu o violão porque precisava de dinheiro, mas esse cara continuou tocando. Então meu pai ligou para ele e perguntou se ele poderia me mostrar algumas coisas. Esse cara era dono de uma loja de bebidas e, em qualquer noite da semana em que ele fechasse a loja, eu ia até lá e ele me mostrava como tocar violão.

“Tenho certeza de que isso estabeleceu um certo padrão na minha música, porque ele me ensinou todas aquelas músicas antigas. Ele me ensinou todos os acordes do que você chamaria de “música de banda dançante”, e isso permaneceu comigo até hoje. Ele foi uma grande ajuda para mim, mostrando-me onde colocar os dedos e como os diferentes acordes se sucedem, apenas tocando músicas, na verdade. Em retrospecto, acho que ele teve uma influência enorme sobre mim.”

source: Cheat Sheet

Nenhum comentário:

Postar um comentário