segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Imagine: a criação de uma música icônica

 
John e Yoko sentados ao lado da obra de George Adamy em Nova York, 4 de setembro de 1971
É o último hino da paz; uma ode ao idealismo. Mas o Imagine também é uma música sobre o amor. Quando foi composto, em 1971, John Lennon e Yoko Ono estavam juntos há três anos.Em uma entrevista de 1980 reimpressa em Imagine John Yoko, Lennon admite que Yoko Ono era igualmente responsável por Imagine; em 2017, Yoko Ono foi formalmente reconhecida como co-autora da música icônica.
Como o livro mostra, por meio de uma coleção de fotos raramente vistas e entrevistas de arquivo, juntamente com relatos detalhados sobre a produção do álbum, Lennon e Yoko Ono se inspiraram desde o primeiro encontro.
Em 1966, Lennon participou de uma prévia do show de Yoko na galeria Indica em Londres e queria contribuir para uma peça chamada Hammer a Nail in. Mas Yoko relutou em deixá-lo, como ela lembra em uma entrevista de arquivo no livro. "Eu disse: 'Tudo bem, se ele pagar cinco xelins, tudo bem', porque decidi que minha pintura nunca seria vendida de qualquer maneira."
Ela não reconheceu Lennon. “Eu ouvi sobre os Beatles e sabia o nome Ringo, e ninguém vai acreditar em mim, mas ainda assim é exatamente assim. Eu me lembrei do nome Ringo porque Ringo é "maçã" em japonês. Sim, eu conhecia os Beatles como um fenômeno social, mas o rock 'n' roll havia passado por mim. ”
 Lennon comprou o piano de cauda Steinway branco para Yoko como presente de aniversário em 1971
Tela branca 
Yoko ofereceu a Lennon um caminho de volta à arte. “Eu sempre tive esse sonho de conhecer uma artista que eu me apaixonaria. Mesmo da escola de arte ... Era como encontrar ouro ou algo assim. Vendo seu show destrancou algo nela. “Havia um senso de humor em seu trabalho, sabe? Foi engraçado ”, disse ele na entrevista. “O trabalho dela realmente me fez rir, um pouco disso. Então é quando eu me interessei pela arte novamente, apenas pelo trabalho dela. ”
Um trabalho de 1964, em particular, ajudaria a criar Imagine. O livro de Yoko, Grapefruit, inclui várias "pontuações de eventos" que influenciaram Lennon. Eles apresentam as linhas "Imagine the clouds dripping, dig a hole in your garden to put them in.” (Cloud Piece); “Imagine letting a goldfish swim across the sky” (Drinking Piece for Orchestra); “Imagine one thousand suns in the sky at the same time.” (Tunafish Sandwich Piece).
Lennon reconheceu essa dívida. "Há muitas peças dizendo" imagine isso "ou" imagine aquilo ", disse ele sobre o Grapefruit. “Imagine nunca poderia ter sido escrito sem ela. E eu sei que ela ajudou em muitas letras, mas eu não era homem o suficiente para deixá-la ter crédito por isso. Então essa música foi escrita por John e Yoko, mas eu ainda era egoísta e inconsciente o bastante para dar sua contribuição sem reconhecê-la. A música em si expressa o que eu aprendi por estar com Yoko e meus sentimentos sobre isso. Deveria ter dito 'Lennon / Ono' sobre essa música, porque ela contribuiu muito com a música. ”
 John e Yoko no quarto principal no Tittinghurst Park, 17 de julho de 1971
No livro, Yoko revela como eles tiveram que enfrentar uma reação negativa como um casal, apesar do que parecia ser uma cultura radical de pensamento livre em Londres. "Eles exalavam nova energia com uma certa elegância de pessoas que mudaram a estrutura de classes na Inglaterra e mudariam o mundo em grande escala", disse ela. “John e eu nos reunimos naquela atmosfera. Então ficamos muito surpresos que a chamada sociedade moderna da época, à qual nós dois pertencíamos, se voltasse contra nós assim que anunciassemos nossa união ... seu hipismo terminava no ponto em que John, seu líder, escolheu uma mulher oriental como sua parceira
"Não percebemos que havia tanto racismo ... Eu não diria que foi fácil, mas foi uma educação para nós. Uma boa experiência. Sempre tentamos lidar com muitas situações difíceis, John e eu, com um pouco de senso de humor e senso de diversão. ”
fotos e outtakes do filme de 1971 Imagine, feito em Tittenhurst, em 21 de julho de 1971
Yoko reconheceu que isso também fazia parte de Imagine. "John e eu nos conhecemos - ele vem do Ocidente e eu venho do Oriente - e ainda estamos juntos", disse ela em 1980. "Temos essa unidade e 'o mundo todo acabaria se tornando um' é a sensação de que nós todos serão como café-com-leite e todos seremos muito felizes juntos. ”
A música, de certo modo, lida com imaginar outro mundo no nível de duas pessoas - assim como em um sentido mais amplo. “George Orwell e todos esses caras projetaram visões muito negativas do futuro. E imaginar uma projeção é uma força mágica muito forte ”, disse Yoko. “Eu quero dizer isso. Foi assim que a sociedade foi criada. E assim, porque eles estão configurando todas essas imagens negativas, isso vai criar a sociedade. Então, nós estávamos tentando criar uma imagem mais positiva, que, é claro, vai criar outro tipo de sociedade ”.
 John e Yoko em uma cabine telefônica de beira de estrada em Nova York, em junho de 1971
Lennon fez referência ao desejo dos seres humanos de voar - "o que pode ter nos levado muito tempo, mas foi preciso alguém para imaginá-lo primeiro". Ele explicou seu raciocínio. “As pessoas diziam: 'Você é ingênuo, você é burro, você é estúpido'. Pode ter nos machucado em um nível pessoal sermos chamados de nomes, mas o que estávamos fazendo - você pode chamar de mágica, meditação, projeção de meta - que pessoas de negócios fazem, eles têm cursos nisto. Os jogadores de futebol fazem isso. Eles rezam, meditam antes do jogo ... As pessoas projetam seu próprio futuro. Então, o que queríamos fazer era dizer: "Vamos imaginar um bom futuro".
Yoko descreve como eles se sentiram sobre Imagine na época: “Nós dois gostamos muito da música, mas honestamente não percebemos que ela se tornaria a música poderosa que ela se tornou, em todo o mundo… Nós apenas fizemos isso porque acreditamos na palavras e isso apenas refletia como estávamos nos sentindo. ”
De acordo com Lennon, “meu maior prazer é escrever uma música - palavras e letras - que durará mais do que alguns anos. Canções que qualquer um poderia cantar. Canções que sobreviverão a mim, provavelmente. E isso me dá o maior prazer. É aí que eu recebo meus chutes.

source: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário