quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

"Eu fiz as últimas fotos dos Beatles - e eles estavam infelizes!"

foto Ethan Russell
A despedida dos Fab Four, o transporte aéreo dos Rolling Stones de Altamont, a infame parada de banheiros do Who ... o grande fotógrafo de rock Ethan Russell revive seus momentos lendários especialmente da última sessão de fotos.
"George Harrison estava infeliz de uma foto para a foto 500", diz Ethan Russell. "Ele estava tão acima disso. Eu não acho que ele fez nada, mas só carranca por três horas." O fotógrafo está recordando o dia em que ele inadvertidamente tirou as últimas fotos com os Beatles, em 22 de agosto de 1969, e eles estavam todos na propriedade rural de John Lennon perto de Ascot.
"Paul estava tentando mantê-los juntos", acrescenta. "Ele tinha os braços cruzados como: 'Vamos rapazes!' Mas o conceito dos Beatles simplesmente não sincronizava com quem eles eram mais. Eu poderia pedir para eles sorrissem, mas seria totalmente falso e eu estou feliz por não ter feito isso. Este casamento chegou ao fim - e os garotos mostram isso.
"Eu me lembro de pensar que minhas fotos do John não eram boas", diz Russell. “Então eu liguei para ele e disse que eles estavam uma merda. Ele disse: "Venha aqui" e eu os peguei novamente. Não havia barreiras entre nós: ele era tão humano, tão caloroso, presente e generoso. Ele era o John foda Lennon! Como John Lennon poderia estar sendo tão legal comigo?
Os dois se deram conta: o fato de que ambos tinham cabelos compridos, óculos e uma propensão a fardos apenas fortalecia seu vínculo. A confiança que compartilhavam é evidente em uma bela foto que Russell tirou de John e Yoko em seu jardim, com um gato preto tocando no ombro do Beatle. Não demorou muito para a primeira reunião, mas Lennon já se sentiu confortável o suficiente para pedir a Russell que tirasse algumas fotos espontâneas dele e de sua namorada, que estava causando muita controvérsia.
foto Ethan Russell
"Eu dirigi até a casa e ninguém estava lá", diz ele. “A porta da frente estava aberta, então eu acabei entrando. Yoko desceu primeiro, nesta capa preta, e disse que queria me mostrar alguma coisa. Ela tinha este pacote marrom no poste e dentro dele havia uma boneca com longos cabelos negros.Estava coberto de carvão e tinha pinos perfurados em seu torso. Havia uma nota que dizia: "Deixe John em paz!"
Russell tornou-se "o cara do John" e em 1969 foi contratado para capturar as sessões do Let It Be, ao lado de uma equipe de filmagem. Foi uma época tumultuada: os Beatles haviam se dividido no momento em que o álbum saiu. "A atmosfera estava muito tensa", diz Russell. “Anos depois, eu encontrei Ringo, mas ele não me reconheceu. Ele disse que era porque ele estava chapado fora de sua mente em Let It Be. Eu não o culpo, pois foram tempos difíceis. ”
foto Ethan Russell
Russell foi um dos poucos sortudos que conseguiu se espremer no telhado do estúdio da Apple em Savile Row para a última apresentação pública dos Beatles  “Eu tive que subir uma parede e quase caí. Eu gosto dessa imagem como não havia ninguém maior no mundo, mas eles realmente eram muito pequenos no contexto da cidade de Londres. A foto mostra que eles eram meros mortais depois de tudo.

source: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário