quarta-feira, 24 de julho de 2019

Elliot Mintz fala sobre John e o programa "The Lost Lennon Tapes"

Elliot Mintz e John
Para o mundo, John Lennon e Yoko Ono eram ícones. Mas para Elliot Mintz, que os conheceu em 1972, quando era um DJ de rádio em Los Angeles, eles eram amigos pessoais próximos, com quem ele se reunia e falava sobre o que quer que lhe acontecesse. Normalmente, não era música.
"Eu fiz uma entrevista com Yoko pela primeira vez na estação de rádio em Los Angeles e nos tornamos colegas de telefone por várias semanas e então eu entrevistei John no ar e começamos uma relação telefônica também", disse ele à Variety em uma entrevista."A primeira vez que falei com John foi na véspera de seu aniversário de 31 anos. Foi um telefonema no ar."
Mais tarde, eles se conheceram em Ojai, Califórnia, enquanto o casal viajava para Los Angeles como viajantes comuns que se deparavam com os que encontravam pelo caminho. Mintz diz que seu relacionamento pessoal era o mesmo. “A maioria das nossas conversas não era sobre mim ou sobre elas, mas sobre o estado do mundo. A maior parte do tempo foi gasto falando sobre eventos atuais, literatura ou história ”.
Para Mintz, experimentar o material de John nem sempre foi fácil. "Em um nível emocional, ainda é um pouco difícil, especialmente a primeira gravação demo [da música" Imagine "] de apenas John no piano. Houve momentos em que eu estava com John que ele pegava o violão e apenas tocava, se eu estivesse na sala de estar com ele ou se ele estivesse entediado ou cansado de falar. E algumas vezes quando ele tocava uma música ou duas ou mais para mim no piano, talvez na sala branca do prédio da Dakota, e minha mente voltava àqueles tempos. Foi um pouco emocional para mim - ainda é. Coloquei a emoção no bolso de trás e peguei a carona.
 John,Yoko e Elliot Mintz
Talvez o projeto mais conhecido de Mintz para os fãs de Lennon fosse sua apresentação de “The Lost Lennon Tapes”, uma série de rádio semanal da Westwood One que foi ao ar de 1988 a 1992 que abriu os cofres de Lennon e estreou uma variedade de músicas inéditas. O show surgiu após um jantar e acordo entre Yoko e Norman Pattiz, chefe da Westwood One, que também era cliente de Mintz’s.
"Quando a Yoko decidiu compartilhar algumas fitas de John, incluindo ensaios, fitas demo e entrevistas, eu estava representando uma emissora de rádio, a Westwood One Radio. Yoko e o presidente da empresa na época, o Sr. Pattiz, saíram para jantar. Ela mencionou que ela tinha centenas de horas de trabalho inédito de John, ele sabia que havia centenas de estações de rádio que adorariam ouvi-las, então concordaram que era uma coisa boa para compartilhar.
Voltei para Nova York e comecei a procurar as fitas. A maioria delas estavam no prédio da Dakota, em gavetas, escondidas.Eles mantiveram um arquivo muito saudável de seu trabalho; Eles meio que sabiam que seria importante algum dia. Então eles coletaram fotos, recortes de jornal, eles gravaram quase tudo. Eles queriam compartilhar suas vidas com os outros. Eles não acreditavam em manter segredos, acreditavam que estávamos todos juntos - Imagine todas as pessoas ... Então, a maioria das fitas eram muito fáceis de localizar no apartamento, outras exigiam um pouco de pesquisa, mas eu as encontrei basculadas. ao redor da casa. Havia outras que estavam guardadas e as empresas de armazenamento enviavam caixas para o prédio. Acho que encontramos quase 300 horas de gravações. “Então eu fiz as gravações originais e nós enviamos via FedExed para Los Angeles para Westwood One, e sua equipe - obviamente, muito gentilmente - pegou as gravações originais e fez transferências delas digitalmente e criou seu próprio inventário. Eles tinham que ser ouvidos com cuidado - John tinha um jeito de esconder uma música cinco minutos depois de gravar uma gravação de uma palestra do [filósofo britânico] Alan Watts.O primeiro programa "The Lost Lennon Tapes" foi ouvido por mais de seis milhões de pessoas. É a mais longa biografia de rádio já feita de uma figura pública até então e até agora”
Elliot Mintz entrevistando John na praia de Malibu em 1973
A série é lendária entre os fãs dos Beatles, mas atualmente está oficialmente fora de circulação, embora possa ser encontrada em bootlegs ou na Internet. O show poderia voltar? "As pessoas sempre me dizem por que o canal dos Beatles [no canal Sirius / XM] não colocam isso de volta no ar e por que eles não embalam" The Lost Lennon Tapes "?", Conclui Mintz. "Eu adoraria ver isso acontecer."
Em uma entrevista para La Revista ele falou sobre John "Ele falava a língua do povo. Eu costumava dizer que ele foi o primeiro a tirar a maquiagem. Ele gostava de ser real,John e Yoko tinham um jeito de fazer as pessoas se sentirem muito à vontade ao seu redor."
"John e Yoko gostavam do quarto deles. Eles gostavam de estar na cama, faziam muito trabalho na cama - escreviam na cama, compunham músicas na cama, faziam entrevistas ao telefone na cama. John tinha esse sistema de som, para que eles pudessem ouvir música, e eles tinham uma televisão de tela grande ao pé da cama. Eles viviam em um apartamento bastante grande, e sempre haveria funcionários, limpando ou fazendo o que lhes pedissem para fazer. O quarto era o refúgio privado deles, e quando fui visitá-los, costumava me sentar em uma cadeira de vime perto da cama. Eles estariam de pijama e nós conversaríamos durante a noite."
Elliot Mintz com John no estúdio em 1980
Elliot Mintz contou como soube da morte de John "Eu estava em minha casa, era no começo da noite, hora de Los Angeles. Minha mãe me ligou e disse que acabara de ouvir no rádio que houve um tiroteio em frente ao prédio da Dakota.Então liguei para o prédio da Dakota, mas não havia ninguém respondendo.Peguei um vôo para Nova York, sentei-me e, 15 minutos depois, vi uma das comissárias de bordo sair da cabine em lágrimas, o que é muito incomum. Eu parei e perguntei: você está bem? Ela disse: Eles acabaram de atirar em John Lennon. Foi assim que eu soube e passei o vôo todo refletindo até encontrar com Yoko e Sean"

source: Variety e La Revista

Nenhum comentário:

Postar um comentário