sábado, 24 de abril de 2021

Klaus Voormann fala sobre os álbuns ‘Plastic Ono Band’ de John e Yoko

 Ilustração de Klaus Voormann
Hoje foi lançado oficialmente a caixa “John Lennon/Plastic Ono Band – The Ultimate Collection" para comemorar os 50 anos e Klaus foi entrevistado pela Variety:

Poderíamos falar para sempre sobre um milhão de coisas, mas vão falar sobre o período Lennon / Ono de 1969-1970, vamos começar com a trajetória de como seu relacionamento com os Beatles e Brian Epstein mudou dos dias em Hamburgo para quando você chegou a Londres.

VOORMANN: Uh-huh. Isso é muito. Mantivemos contato próximo depois de Hamburgo. Quando eu ainda estava lá, recebíamos cartas deles na Inglaterra. Paul escreveu uma carta e enviou um disco. John fez comentários e desenhos engraçados. Eles ficaram felizes por se tornarem amigos nossos em Hamburgo, pois não tinham mais ninguém - nenhuma mãe, pai ou tio, nada. Eles ficaram felizes em nos ter e nós os levamos por aí. Por fim, tomei a decisão de vir para a Inglaterra. Falei com George ao telefone e ele me disse para ficar com ele, e foi assim que cheguei à Greene Street, o apartamento deles. Eles não mudaram muito desde que os conheci em Hamburgo; eles ainda eram esses garotinhos adoráveis. Eu estava com medo, na verdade, que eles tivessem mudado. Suas vidas tornaram-se diferentes, mais difíceis, tendo que filmar “A Hard Day’s Night”. Levantavam cedo para filmar - eu viajaria com eles no trem. Eu os assisti gravar no estúdio. Mas eles me abraçaram, embora eu ainda não tivesse nada a ver com música.

Então, como você caiu no campo de visão de Brian Epstein?

Encontrar Brian foi em um nível bem diferente. Eu não estava em nenhuma banda quando o conheci. Ele estava apenas cuidando dos Beatles, conseguindo negócios e conversando sobre esses negócios. Quando vim para a Inglaterra pela primeira vez e morei com George e Ringo, estava procurando um emprego como designer gráfico. Nada a ver com música. A próxima coisa que eu me lembro foi que me juntei a uma banda chamada The Eyes, que era Paddy (Chambers) e Gibson (Kemp). Éramos uma boa banda ao vivo. Os rapazes vieram quando estávamos tocando em Londres, no Pickwick Club, gostaram de nós e, na noite seguinte, voltaram e trouxeram Brian. Ele estava muito animado conosco. O canto não era bom e não escrevíamos nenhuma música - éramos apenas uma pequena banda de rock n 'roll miserável - mas ele gostava de nós. Ele decidiu nos contratar para sua empresa, para nos administrar. De repente, eu estava na música. Pensando nisso agora, era estranho Brian tentar fazer algo fora de nós, colocando-nos em um selo e tal. Não fizemos nenhum bom álbum. Nós apenas tocávamos bem e as pessoas gostaram de nós. Aos poucos, Brian foi ficando mais estranho, tomando muitos comprimidos e tal. A coisa toda era estranha. Essa banda acabou de qualquer maneira.

Você mencionou que só “se tornou musical” através de Paddy, Klaus & Gibson. Como e quando isso se traduziu com os Beatles?

Lembro-me de uma situação: quando eu estava na banda Manfred Mann, fui ao estúdio deles quando eles estavam gravando - era “The Long and Winding Road”? - onde Paul me pediu para tocar baixo. Eu disse: “Não, não, não”. Quer dizer, vamos, com Paul aí? Isso foi simplesmente bobo. Então essa foi a única vez que ele sugeriu que eu tocasse com eles. Antes disso, quando eu estava em Manfred Mann e morando em Range Park, George veio até minha casa onde eu tinha um harmônio. Ele tocou enquanto eu manipulava os pedais para que ele pudesse tocar melhor; Eu não estava tocando. Eu estava observando. Houve outra época, talvez isso seja importante, quando os Beatles tocaram no Top Ten Club de Hamburgo em 1962 e me pediram para tocar baixo. Stu apenas me entregou. Mas eu nunca tinha tocado um antes. Eu não gostava de rock n 'roll. Meu relacionamento com eles não era sobre música, realmente, nunca. Eu gostava deles, mas nunca realmente brincava com eles - o que é bom. Eu queria que eles fossem apenas os Beatles. Eu não queria me envolver.

Quando você deixou Manfred Mann, entretanto, as coisas mudaram, pelo menos para você tocar com os Beatles solo.

Sim. Quando Manfred Mann se desfez, por algum motivo, John me ligou e perguntou: “Ei,” você se juntaria a Plastic Ono Band? O que era uma loucura. A primeira vez que toquei com John foi naquele ensaio selvagem no avião para o Canadá e depois no palco em Toronto. Gravamos “Instant Karma” e “Cold Turkey”, e então, quando John e Yoko foram para a América. Acabei indo com George e gravando “All Things Must Pass”. John e Yoko cortaram todo o cabelo antes de partirem para a América. Quando voltaram para a Inglaterra, seus cabelos estavam compridos e eles estavam prontos para ir de novo. Eles ligaram para Ringo e eu, e então começamos um novo álbum.

Você ficou nervoso ao ir para o show em Toronto?

Eu te direi uma coisa. Eu estava mais nervoso por John, porque pensei que fazer isso seria um verdadeiro pulo na água fria. Nunca tínhamos ensaiado. Não tínhamos ideia do que estava acontecendo no palco. Não conhecíamos os amplificadores. O pequeno Alan White (que tocava bateria) teve que tocar em um kit estranhamente montado. Foi uma confusão. O disco está bom, mas todos nós tocamos notas erradas. Foi terrível. Eu não estava preocupado. Eu cometi erros. Realmente não importava. Mas John? Isso era enorme. Pelo menos Eric (Clapton) estava lá e foi divertido.

 Ilustração de Klaus Voormann

Então John e Yoko chamaram você para tocar nos “John Lennon / Plastic Ono Band” e “Yoko Ono / Plastic Ono Band”. Quais foram suas observações sobre a maneira como os dois criaram música?

É interessante. Yoko era muito boa na sala de controle. Ela fez um pouco ... ela não sabia muito, no começo, sobre o que estava acontecendo no estúdio de gravação, mas ela percebeu rapidamente. Ela sabia quando apertar qual botão e como dizer as coisas certas para John. Às vezes ela enganava um pouco, dizia a coisa errada que não ajudava muito. Como pedir ao John para me dizer para brincar com uma palheta. Eu nunca tinha tocado com uma palheta na minha vida, e John sabia disso. John diria que eu tocaria da maneira que eu quisesse. Tirando isso, foi tudo muito interessante. Yoko gostava totalmente das músicas que John escreveu, então ela fez pequenos comentários como, “Pode ser um pouco mais lento”. Ou "Por que você não tenta no piano?" Aquilo foi legal. Quando Yoko gravou, John não disse muito. Nós apenas ficamos sentados lá, Ringo, eu e John, tocando, e ela simplesmente começou a gemer por todo o lugar.

Qual música vem primeiro à sua mente quando você pensa naquela jam?

"“Why,” ou “Why Not.”" Eu sempre os confundo. John estava tocando coisas muito calmas na guitarra. Era uma música lenta. Em seguida, Ringo chegava com este "Ba dum ka cha ka, ba dum ka cha ka." Então eu chego com um "ba boom, ba boom". Muito devagar. Então Yoko chega e faz todos aqueles sons realmente agudos. Sons de animais. Então John imediatamente começou a fazer a mesma coisa em sua guitarra. Eles estavam se alimentando um do outro, como se fossem apenas os dois juntos, criando essa música. Isso foi muito emocionante.

O que você pode dizer sobre a dinâmica entre você e Ringo no estúdio de “John Lennon / Plastic Ono Band”? Além de como a voz de John é reforçada na mixagem, a única coisa que fica alta e clara em "The Ultimate Collection" são os meandros da seção rítmica. Você realmente sente isso nesta remasterização. Foi uma camaradagem fácil?

Brincar com o Ringo, o que ele consegue tocar, foi celestial. Fantástico. Tocarmos juntos nunca foi um problema. Ele sabia que eu estava tocando a coisa certa. Eu sabia que ele estava tocando a coisa certa. Isso apenas se colou naturalmente, como uma coisa. Não se esqueça da guitarra base de John lá. Eu sinto como se seu estilo de tocar guitarra tivesse sido subestimado há muito tempo. É incrível. Eu não conheço outro que seja tão bom. Essa foi, para mim, a melhor parte dos Beatles - a guitarra base de John e a bateria de Ringo.

Ilustração de Klaus Voormann

Isso realmente quer dizer algo.

Claro, também havia George e suas idéias e suas canções fantásticas. E Paul? O que há para dizer. Mas o profundo sentimento dos Beatles por ritmo vem de John e Ringo. Se você tem permissão para tocar com esses dois caras juntos, e você é o baixista ... mágico.

Como foi trabalhar com Phil Spector, o co-produtor de “John Lennon / Plastic Ono Band”?

Veja, eu amo Phil por sua produção incrível. Ele estava realmente no comando, mas não gritava. Ele nos ouvia e tudo mais. Ele era muito sensível a pequenas coisas. Ele saberia quando dizer algo e o que dizer. Ele estava no controle do que estava acontecendo, especialmente nas mixagens ao vivo, algumas das quais estão no novo box set; suas mixagens de fita de um quarto de polegada são tão boas. Não há nada que você precise mudar. Incrível. Sem grande mixagem. Simples. Ele é um produtor incrível, e eu nunca o vi estar, como se diz, fora de sintonia.

John Lennon nunca foi louco por sua própria voz, então ele frequentemente enchia as gravações com eco e efeitos pesados, todos eliminados neste novo box set. Lennon discutiu seu desgosto por sua própria voz nesta gravação?

Sim. Eu conhecia John cantando quando ele estava em Hamburgo. Talvez tenha sido “Twist & Shout” ou “Please, Mr. Postman”. Ele tinha uma voz incrível. Então, um dia, ele simplesmente disse "Não gosto da minha voz". Fiquei bravo quando as gravações dos Beatles foram lançadas e sua voz foi coberta por uma trilha dupla, ou estava fora de fase. Por quê? Fiquei feliz quando Phil apareceu e o fez fazer isso direito. Ou o mais direto possível. Phil o convenceu.

Ilustração de Klaus Voormann

Você se lembra de alguma conversa com John sobre canções dele, como “God”, “Mother” ou “Working Class Hero” - o que ele queria fazer ou dizer com elas?

Ouvindo o box set, agora, tem coisas que não lembro sobre as sessões. Cinqüenta e alguns anos é muito tempo atrás. De repente, eu os ouço e sinto como se este álbum fosse feito só para mim. Uma coisa é quando John em “God” estava cantando, “Eu não acredito em…” e ele começou a cantar esses nomes: “Elvis, Beatles”. Então ele parou e me perguntou: "Klaus, devo dizer‘ Yoko e eu? ’" Eu disse a ele que não poderia responder a essa pergunta. Ele tinha que saber por si mesmo se quisesse se incluir. Então ele saiu, voltou e cantou: “Eu simplesmente acredito em mim, Yoko e mim. E essa é a realidade. ” A outra coisa que me lembro agora é que demorou muito para gravar aquelas músicas, que não foi tão rápido quanto eu lembrava originalmente. Ele estava muito inseguro. Aprendi isso examinando o conjunto de caixas.

Existe uma faixa, além de todas as outras, em “John Lennon / Plastic Ono Band - The Ultimate Collection” que deixou você chocado? Isso mostra mais sentimento?

Existem diferentes tipos de piso aqui. Há um, digamos, no caso de “Isolation”, que me comoveu. Também volto a pensar em Ringo, eu e John em “I Found Out”, e todo o som de “chukka chukka” se destaca. Imediatamente essa sensação foi definida quando a gravamos pela primeira vez, e você pode ouvir isso nesta coleção. O canto de John também era incrível. Essa pode não ser a música mais importante que ele já fez, mas parece o paraíso para mim. A maneira como John entrou neste álbum, realmente fresco da dor dos Beatles - a dor de sua infância, sua mãe, seu pai - ele realmente se abriu. Tão direto. Ele nunca tinha feito um disco como este antes. E eu acho que você finalmente ouviu tudo isso agora.

source: Variety

5 comentários:

  1. Tudo sobre os Beatles me fascina. Inclusive suas carreiras solo.

    ResponderExcluir
  2. A carreira solo deles é interessantíssima. Dizem que este seria o melhor disco de John. Pode ser, sob vários aspectos, mas se levarmos em conta canção por canção, prefiro o disco imediatamente depois desse, Imagine.

    ResponderExcluir
  3. Klaus é testemunha e artista desse belo e rico momento.

    ResponderExcluir
  4. plástic Ono BAND um dos melhores discos de JONH WINSTON LENNON .STARKEY FEZ COISAS GENIAIS O SOLO DE HARRISON ENCANTOU PPOIS ERA MUITO BOM COM PAUL NO BAIXO GÊNIOS.

    ResponderExcluir