domingo, 30 de outubro de 2011

As 100 melhores músicas dos Beatles - 20º lugar Please Please Me

Escritor principal: Lennon
Gravada: 11 de setembro e 26 de novembro de 1962
Lançado em: 25 de fevereiro de 1963
13 semanas, nº. 3 como single
"Foi uma combinação de Bing Crosby e Roy Orbison." Que foi a descrição de Lennon, a inspiração para "Please Please Me", que se tornaria o primeiro single dos Beatles a alcançar o número 1 nas paradas do Reino Unido.
Lennon escreveu a canção na casa de sua tia Mimi. "Eu me lembro do dia e da colcha-de-rosa sobre a cama", disse ele anos mais tarde. "E ouvi Roy Orbison cantando "Only the Lonely "ou algo assim. É aí que veio. E eu sempre estava intrigado com as palavras de 'Please, lend your little ears to my pleas' [da canção de Crosby de 1932 'Please'] .Eu [amava] a dupla utilização da palavra 'please'. "
"Se você imaginar que está muito mais lento, que é como John escreveu, ele tem tudo", disse McCartney. "As notas bem altas, todas as características de uma canção de Roy Orbison."
"Please Please Me" foi uma das canções dos Beatles que George Martin jogou para a sua segunda sessão de gravação em 11 de setembro de 1962,na EMI Studios. Ringo lembrou que "enquanto estávamos gravando, eu estava tocando um bumbo com um maracá na mão e um pandeiro na outra" - que,Ringo suspeita,que foi a razão de Martin decidiu utilizar um baterista de sessão de "Love Me Do ", que também gravou naquele dia.
Martin não ficou impressionado com a lenta "Please Please Me", que ele chamou de "um canto fúnebre." Ele sugeriu que eles tocassem a música mais rápido e tentar animar o arranjo. Não que ele ficou impressionado com os seus esforços originais, em geral, neste momento. "Para começar, suas composições eram uma porcaria," Martin disse uma vez. "A primeira vez que ouvi as músicas deles, eu pensei, 'Oh, Deus,como vou fazer para obter uma boa canção para eles?" O primeiro disco foi 'Love Me Do' e 'PS I Love You', que não são exatamente um Cole Porter, são eles? "
"Love Me Do" se tornou um sucesso, embora,os Beatles foram convocados de volta ao estúdio para trabalhar em uma próxima. Quando eles voltaram para Abbey Road em 26 de novembro, Martin queria que eles lançassem uma música de Mitch Murray chamada "How Do You Do It". Os Beatles tentaram persuadi-lo de que eles devessem fazer uma canção original, em vez, mas o produtor não achou que tudo o que tinha escrito era tão bom quanto a música de Murray. (Martin foi um pouco vingado quando Gerry and the Pacemakers tinha o hit número um com "How Do You Do It" no ano seguinte.) Eles sugeriram "Please Please Me", acrescentando que eles tinham ouvido o conselho de Martin, acelerando o ritmo e acrescentando uma parte harmonica que imitavam um riff de guitarra de Harrison na abertura.
Os Beatles sabiam que tinham algo de novo. "Nós levantamos o tempo, e de repente havia esse espírito rápido dos Beatles", disse McCartney. Lennon disse mais tarde que "no momento em que a sessão chegou, estávamos tão felizes que não poderia obtê-la gravada rápida o suficiente." A batida de Ringo, constante levou Martin a admitir que ele estava errado sobre as habilidades do baterista.
A nova versão de "Please Please Me" tinha uma energia irresistível e uma sexualidade agressiva. (Talvez demasiada agressiva - Capitol Records não iria colocar o single nos Estados Unidos porque alguns que ouviram a música tinha interpretado a letra como uma louvação ao sexo oral, e etiqueta de Chicago Vee-Jay acabou liberando ". Please Please Me") Quando a banda tinha acabado, que conseguiu gravar a faixa, Martin anunciou no microfone do estúdio, "Senhores, eu acho que vocês tem o seu primeiro número um."
Ele estava certo: "Please Please Me" foi o seu primeiro de quatro números 1 consecutivos, o lançamento da Beatlemania na Grã-Bretanha. O single vendeu tão bem que Brian Epstein colocou os Beatles na estrada para fazer seu álbum de estreia - o que eles fizeram em três sessões de três horas em 11 de fevereiro de 1963, retornando para sua turnê no dia seguinte - intitulado Please, Please Me, após esmagar o seu hit atual.
Mas o maior endosso da música pode ter vindo da tia de Lennon Mimi, que não tinha sido convencido por "Love Me Do" que a banda de seu sobrinho tinha muito futuro. Então ela ouviu "Please Please Me". "Isso é bem melhor", disse Mimi para Lennon. "Que deve fazer bem"

fonte:http://www.rollingstone.com/music/lists/100-greatest-beatles-songs-20110919/please-please-me-19691231

Nenhum comentário:

Postar um comentário