domingo, 23 de maio de 2021

A faixa "Monkberry Moon Delight" do álbum RAM

Inspirado pelo uso de jogos de palavras de seus filhos, Monkberry Moon Delight apresentou letras escolhidas mais por seu som fonético do que por seu significado.

O título foi derivado de uma palavra alternativa para leite que as crianças de McCartney usavam. Outra inspiração veio da canção Love Potion No. 9 de Leiber e Stoller.

Love Potion No. 9 apresenta um conto surreal semelhante ao da canção de McCartney, em que um homem em busca de amor fala com um cigano que lhe vende a poção titular. Isso faz com que ele se apaixone por tudo o que vê, incluindo um policial na rua.

Enquanto a música é um galope leve, os vocais de McCartney eram estridentes e tensos, relembrando suas performances clássicas de rock ‘n’ roll em canções como Long Tall Sally e Oh! Darling. Linda McCartney forneceu o contraponto perfeito com seus backing vocals, entregues sem afetação.

Paul McCartney no livro "Man On The Run", de Tom Doyle:

"Quando meus filhos eram pequenos, costumavam chamar o leite/milk de "monk" por qualquer motivo que as crianças façam - acho que é mágico a maneira como as crianças podem desenvolver nomes melhores para as coisas do que os reais. Na verdade, como uma piada, Linda e eu ainda ocasionalmente nos referimos a um objeto por aquele nome de linguagem infantil. Então, "monk" sempre foi leite (milk), e monkberry moon delight era uma bebida de fantasia, um pouco como a Love Potion No. 9, daí a linha da música "sipping monkberry moon delight". Era um milk-shake de fantasia." Paul McCartney

"Tentei evitar qualquer clichê dos Beatles e simplesmente fui a lugares diferentes. Então as músicas se tornaram um pouco mais episódicas ou algo assim. Eu assumi esse tipo de ideia um pouco mais do que faria com os Beatles. Acho que estava apenas me deixando ser livre. Então, se eu quisesse fazer "Monkberry Moon Delight" com um "piano enfiado no nariz", então imaginei que tudo bem." 

source: The Paul McCartney Project

Um comentário:

  1. Acho que essa música sem noção ficou muito boa na interpretação de Exuma no LP da novela Beto Rockfeller que me fez adquirir esse disco...embora tenha uma letra exdruxula eu gosto muito..

    ResponderExcluir