terça-feira, 11 de maio de 2021

George Harrison recebeu os amigos para homenagear John Lennon

Photo by Linda

A gravação da música de 'All Those Years Ago' contou com todos os três Beatles restantes, embora esta fosse expressamente um single de George Harrison. É uma das poucas músicas da carreira solo dos Beatles que apresentam três membros da banda. George e Ringo gravaram a música no estúdio em Friar Park entre 19 de novembro e 25 de novembro de 1980. Após a morte de Lennon no mês seguinte, George removeu os vocais de Ringo (mas deixou a faixa de bateria) e gravou seus próprios vocais com letras reescritas em homenagem a Lennon. McCartney, sua esposa Linda e Denny Laine, visitaram Friar Park para gravar backing vocals. 

A formação foi completada por Al Kooper nos teclados, Herbie Flowers no baixo e o percussionista Ray Cooper. O encarte do álbum também agradece ao ex-produtor dos Beatles, George Martin, e ao engenheiro Geoff Emerick. George co-produziu a gravação com o percussionista Ray Cooper.

O single foi lançado em 11 de maio de 1981 nos Estados Unidos e 15 de maio no Reino Unido,há 40 anos.

“Originalmente, escrevi‘ All Those Years Ago ’para Ringo. Ele estava fazendo um álbum na época, e eu o escrevi com palavras ligeiramente diferentes. Tinha o mesmo refrão, mas era mais um tipo de letra tensa. Você sabe, ‘Você fez isso e aquilo ... blá, blá '. Não acho que Ringo fez as sessões de gravação. Ou talvez eu nunca tenha terminado a música. Aí, com o que aconteceu com o John, na hora mudei. Eu fiz uma música mais sobre John, especificamente sobre ele. ” (livro I Me Mine) 

"P: “Você começou a escrever 'All Those Years Ago' antes da morte de John ?” 

GH: “Sim, eu fiz.”

P: “A letra - onde você pula de Lennon sendo 'weird/estranho' para Deus e "the reason we exist/a razão de existirmos" - sempre me intrigou.” 

GH: “É uma escolha estranha de palavras. Do jeito que eu vi, estou falando tudo sobre Deus e ele é a única razão pela qual existimos - agora isso é algo que acredito ser verdade. ”

Photo by Linda

P: “Você estava dizendo que era mais estranho do que John?” 

GH: “Não, não, não. O que eu estava dizendo é que há todas essas pessoas estranhas que realmente não acreditam em Deus e que andam por aí matando todo mundo, e ainda, em uma varredura geral, é como se fossem eles que apontassem o dedo para Lennon, dizendo que ele é um estranho. Às vezes, minhas letras ficam um pouco abstratas no lugar - recebo tantos pensamentos de diferentes ângulos que não tenho certeza se eles parecem estar certos. Mas acho que é isso que eu estava tentando dizer. " (Creem, dezembro de 1987 / janeiro de 1988) "

Olivia Harrison: “Bem, George estava escrevendo essa música na época em que John morreu. Ele queria dizer algo sobre John, mas não queria que fosse muito triste. Quer dizer, não é uma canção fúnebre, mas ele certamente foi claro sobre o que sentia por John. " (Billboard, 3 de abril de 2017)

Al Kooper: “Na noite anterior às sessões, o telefone tocou por volta das 21h30.
_ É o Al? _ Perguntou uma voz. _ Aqui é o George Harrison. Só estava ligando para saber se você gostaria de algum teclado especial para amanhã. Comprei para você um órgão Hammond B3, um Fender Rhodes e um piano Wurlitzer. Também temos um Arp Omni. Isso é bom para você?
Eu pensei que era Herbie [Flowers] me chamando. Algo me disse para responder normalmente, apenas no caso.
_ Uhhhhhh, sim, isso soa como tudo que eu preciso. Obrigado e acho que até amanhã ... Boa noite. ’[...]
[No Friar Park] George veio nos cumprimentar. Ele tinha olhos incríveis que podiam olhar através de você. Eu não conhecia ninguém com um olhar tão poderoso desde Dylan.
_ Você não achou que era eu no telefone ontem à noite, não é, Al? _ Disse ele, rindo. _ Não, não disse, _ admiti. ‘Achei que poderia ser Herbie tentando.’ ”(Backstage Passes & Backstabbing Bastards: Memoirs of a Rock‘ n ’Roll Survivor)
“George estava na cozinha, branco como um lençol, realmente abalado. Todos nós tomamos café da manhã. Ele recebeu ligações de Paul e Yoko, o que realmente pareceu ajudar seu espírito, e então fomos para o estúdio e começamos o dia de trabalho. Ray e eu mantivemos a taça de vinho de George cheia o dia todo ... ”-Al Kooper sobre o humor de George logo após a morte de John.

Nenhum comentário:

Postar um comentário