quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A música dos Beatles em que John Lennon confronta seu comportamento abusivo

A letra da música Getting Better foi escrita por Paul McCartney e John Lennon enquanto refletiam sobre suas infâncias difíceis e vida escolar. Mais importante ainda, viu Lennon confrontar seus próprios demônios pessoais, ou seja, o abuso de seus interesses amorosos.
“É uma música otimista. Muitas vezes tento abordar assuntos otimistas em um esforço para me animar e também, percebendo que outras pessoas vão ouvir isso, para animá-los também ”, lembra McCartney sobre a faixa. “E esta foi uma daquelas. O ‘jovem zangado’ e tudo o que foi John e eu preenchendo os versos sobre professores. Compartilhamos muitos sentimentos contra os professores que o puniram demais ou que não o entenderam ou que foram apenas bastardos em geral.
“Escrevi isso na minha casa em St. John’s Wood. Tudo que me lembro é que disse: ‘It’s getting better all the time/Está ficando cada vez melhor’, e John contribuiu com a lendária frase ‘It couldn’t get much worse./Não pode piorar mais’. O que achei muito bom ”, diz Macca. “Contra o espírito daquela música, que era superotimista ... então há aquela adorável pequena linha sardônica. típico do John. ”
John Lennon acrescentou sobre a música: “Eu não conseguia me expressar e bati. Lutei com homens e bati em mulheres. É por isso que estou sempre falando sobre paz, entende? São as pessoas mais violentas que procuram amor e paz. Tudo é o oposto. Mas acredito sinceramente no amor e na paz."
“Sou um homem violento que aprendeu a não ser violento e lamenta sua violência. Terei que ser muito mais velho antes de poder enfrentar em público como tratei as mulheres quando era jovem. ”
O conteúdo lírico da faixa chamou a atenção do mundo após o lançamento, versos como "Eu costumava ser cruel com minha mulher" e "Eu bati nela e a mantive separada das coisas que ela amava" ofereceram uma auto-expressão brutalmente honesta da reflexão de Lennon na época.
É uma das partes mais angustiantes dos Beatles e é encorajador que em 1980, ao falar com Sheff, Lennon estava começando a se reconciliar com seu passado abusivo, infelizmente, pouco antes de sua vida ser tirada dele. Parece que, mesmo em 1967, ele estava disposto a se olhar nos olhos e condenar seu comportamento.

Um comentário: