domingo, 18 de outubro de 2020

A música “sem sentido” dos Beatles que deixou John Lennon chateado

 

A música Hello Goodbye sempre conquistou bastante fãs devotos dos Beatles, marcando uma divisão de estilos entre Lennon e McCartney e talvez destacando suas atitudes opostas em relação à composição. Lennon acreditava em uma visão mais poética, permitindo que a música emanasse de sua mente criativa. Enquanto isso, Macca pensava que a música era inerente e tinha a capacidade de ser moldada e trabalhada em qualquer forma que você precisasse.

Em ‘Hello Goodbye’, McCartney levou esse método ao extremo, quase criando a música como um desafio. O assistente de Brian Epstein, Alistair Taylor, lembrou-se de um encontro com Macca que pode ter gerado a faixa: “Paul me levou para a sala de jantar, onde ele tinha um maravilhoso harmônio antigo entalhado à mão. _ Venha e sente-se na outra extremidade do harmônio. Você acerta qualquer nota que quiser no teclado. Basta clicar e eu farei o mesmo. Agora, sempre que eu grito uma palavra, você grita o oposto e eu vou inventar uma melodia. Você assiste fazendo a música '.

“‘ Preto ’, ele começou. _ Branco _ respondi. ‘Sim’. ‘Não.’ ‘Bom.’ ‘Mau’. ‘Olá’. ‘Tchau’. Eu me pergunto se Paul realmente inventou essa música enquanto prosseguia ou se ela já estava passando por sua cabeça ”.

A simplicidade da construção pareceu agradar a McCartney e ele manteve o tom infantil da letra, um som adequado para a expansão da mente dos anos 60. Ele viu Macca procurar expandir as forças opostas no mundo: "‘ Hello, Goodbye ’foi uma das minhas canções", disse ele. “Existem influências geminianas aqui, eu acho - os gêmeos. É um tema tão profundo do universo, dualidade - homem mulher, preto branco, alto baixo, certo errado, cima baixo, olá adeus - que foi uma música muito fácil de escrever.

“É apenas uma música de dualidade, comigo defendendo o mais positivo. Você diz adeus, eu digo olá. Você diz para parar, eu digo para ir. Eu estava defendendo o lado mais positivo da dualidade, e ainda o faço até hoje. ”

Seja ou não a construção da música que desagradou Lennon ou simplesmente o fato de sua música "I am The Walrus" ter sido rebatida para o lado B, mas ele mais tarde descreveu a faixa como "três minutos de contradições e justaposições sem sentido", palavras mordazes, mesmo para o cáustico sagacidade de Lennon.

Falando com David Sheff em 1980, Lennon mais uma vez lembrou: “Esse é outra de Paul. Uma tentativa de escrever um single. Não foi uma ótima peça. A melhor parte foi no final, que todos improvisamos no estúdio, onde toquei piano. Como ‘Ticket To Ride’, em que apenas tocamos algo no final. ”

fonte: Far Out Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário